Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

46º Congresso Brasileiro de Fitopatologia

Detalhes do evento

46º Congresso Brasileiro de Fitopatologia

Horário: 20 outubro 2013 a 25 outubro 2013
Local: Evento anual da Sociedade Brasileira de Fitopatologia. Esta edição está sendo organizada pelo Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa. Será sediado em Ouro Preto - Minas Gerais
Rua: Rua Diogo Vasconcelos, 328, Pilar
Cidade: Ouro Preto - Minas Gerais
Site ou Mapa: http://maps.google.com.br/map…
Telefone: (61) 8195.9321
Tipo de evento: evento, anual, da, sociedade, brasileira, de, fitopatologia., esta, edição, está, sendo, organizada, pelo, departamento, fitopatologia, universidade, federal, viçosa.
Organizado por: UFV - Sociedade Brasileira de Fitopatologia - Prof. José Rogério de Oliveira - Presidente da Comissão Organizadora do 46º Congresso Brasileiro de Fitopatologia
Última atividade: 24 Maio, 2013

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Dentro dos fatores de produção agrícola manipulados pelo homem para atingir índices satisfatórios de produtividade, a ocorrência de doenças é um dos mais limitantes, em função das dificuldades para seu diagnóstico e conseqüente aplicação de medidas de controle. Considere-se ainda a forte natureza biótica da doença, envolvendo a intima correlação entre microrganismos fitopatogênicos e seus hospedeiros vegetais em associação a fatores pouco controlados pela ação do homem. Assim, o equacionamento deste fator torna-se dependente do conhecimento e da aplicação de tecnologia comprovadamente eficiente e com alta aplicabilidade às condições dos diversos sistemas de produção agrícola.

O manejo adequado de doenças de plantas envolve todos os segmentos ligados às atividades agrícolas, desde a indústria de insumos (sementes, nutrientes e corretivos), de agroquímicos (fungicidas, antibióticos, nematicidas, indutores, inseticidas, herbicidas e reguladores hormonais), de implementos agrícolas terrestres e aéreos, de equipamentos de precisão, de material de laboratório, da indústria de softwares, e de cerca de 30 mil profissionais das áreas de ensino, pesquisa e extensão, direta ou indiretamente ligados à Fitopatologia no Brasil.

         A forma mais dinâmica e abrangente para a difusão e discussão de resultados de pesquisa em Fitopatologia, para o estímulo à formação de mão de obra altamente qualificada e para o alinhamento das atividades de pesquisa, ensino e extensão em Fitopatologia com as reais necessidades do setor produtivo é através da realização do Congresso Brasileiro de Fitopatologia.

        O Congresso Brasileiro de Fitopatologia é o mais importante evento anual da área, constituindo-se em um fórum de debates e apresentação de resultados de pesquisas, bem como de demandas do setor agrícola no sentido de solucionar problemas concretos relacionados aos patógenos de plantas e seus vetores em âmbito nacional/internacional relacionado à Ciência, Tecnologia e Inovação.

         O tema deste evento será: "Fitopatologia no Agronegócio", sendo um tema relevante e atual, com vistas a debater e esclarecer sobre aspectos que favoreçam a Agricultura Sustentável, a Inovação Tecnológica e o Agronegócio através do diagnóstico eficiente de fitopatógenos (e possíveis vetores) com o uso de “ferramentas biotecnológicas”, o manejo e controle racional e economicamente viável dos agentes associados a doenças de vegetais e, ainda, ampliar a discussão sobre a evolução e direcionamento da área de Fitopatologia no cenário nacional e internacional, sem perder de vista, a preocupação com a saúde do produtor, do consumidor e a integridade do Meio Ambiente promovendo desta forma à Ciência, a Tecnologia e a Inovação. 

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para 46º Congresso Brasileiro de Fitopatologia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comparecer (1)

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço