Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

A produção de cana-de-açúcar tem sido
muito incrementada no Brasil para a fabricação
de açúcar, mas principalmente para obtenção de
álcool, ao mesmo tempo que continua
aumentando a área plantada. Esse aumento gera
maior gama de questões a serem respondidas na
cultura da cana-de-açúcar. Entre elas, há a
influência sobre a produtividade e sobre o
impacto ambiental, causados pela queima da
cana. Em cidades que são circundadas por
canaviais, foi estabelecido o decreto 28.895/88
que proibiu a queima de cana-de-açúcar em um
raio inferior a 1 km em torno da zona urbana.

Exibições: 2882

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara colega,

Em minha opinião, a queima da cana-de-açucar é algo dos primórdios.

Estamos em pleno século 21, no qual, existem tecnologias de ponta e que abole esse tipo de prática.

Se temos melhoramento genético, que nos dá o subsído de ter cada-de-açucar sem pelos, que é o principal motivo da queimada, eu pergunto, para quê usar esse artifício?

E obviamente não devemos esquecer os fatores ambientais, como a morte da fauna presente nesse canaviais, além da degradação do solo. Nós da nova geração de profissionais da área, em minha opinião temos o dever de mudar esse panorama, aliás, ja vem sendo mudado, basta consolidarmos isso.

Cara Andreza,

 

A minha opinião sobre esse assunto é que nós que somos da nova geração profissional da área, devemos mudar essa questão da queima da cana-de-açucar já que existe varios melhoramentos geneticos e sobre tudo por conta da questão da matança da fauna presente nos canavias ao redor da plantação, dos solos que estão sendo degradaveis e a flora que ali presente existe .

 

A queima da cana tem vantagens e devantagens,que pode prejudicar o meio ambiente.A queima ajudar a poluir o meio ambiente,prejudicar o solo e etc.Há cana cru poda dar até mas trabalho,mas com as sobras podemos usar como cobertura verde.......
a queima degrado o solo e prejudica o meio correto é cana crua..........

mas até cm melhoramento genetico,ainda pode fazer a queima da cana...

 

 

A queima da cana tem sido um grande problemas na sociedade,contribuindo assim com a poluição do ambiente.Além disso o palhiço é um grande foco para insetos prejudiciais á cana,principalmente a broca.

 Em minha opinião, na questão da cana queimada, é sempre criticada como excessivamente prejudicial á qualidade de vida, principalmente pelo incômodo causado pelas fuligens da palha queimada, que caem sobre as cidades e também prejudicando o meio ambiente.

Mas porque não fazer a colheita da cana crua? já que há tantos melhoramentos genéticos como por exemplo cana sem pelo não precisando fazer a queima. A cana crua possui algumas vantagens como: servindo como cobertura do solo (palhas) ajudando a evitar erosão.

É possível está prática já está provada, basta que os trabalhadores, sindicatos rurais, produtores, órgãos ambientais enfim todos envolvidos se conscientize.

Que a colheita da cana queimada causa sérios danos para o solo e para o meio ambiente.

Nao tenho experiencia com a questao da queima ...mas os maleficios no solom e ar nao é diferente de outras queimadas.Na revsta G R deste mes de outubro tem uma excelente reportagem que vale a pena consultar.àvila conselheiro AEARJ?Agronomo EMater RIO

Responder à discussão

RSS

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço