Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Caros colegas,

Estamos numa época em que tudo (ou quase) é virtual mas, confesso, essa novidade eu nunca tinha visto: um microscópio ! Lendo a revista Gestão Educacional (ed. de setembro de 2013), que eu assino, vi sua propaganda e fui conferir. Acesse o endereço www.bluefive.com.br se inscreva e baixe gratuitamente o aplicativo.

Existem lá dezenas de lâminas de várias áreas (do conhecimento) e, através de menus, opera-se o microscópio (claridade, foco, objetiva, etc.) com simples toques do mouse (ou dos dedos, se for a versão para tablet ou smartphone). Tem até vídeo explicativo.

Quem sabe os colegas da área de Fitopatologia não se animam, entram em contato com o site e publicam lâminas didáticas, para nos atualizarmos (os que não são do ramo, como eu).

Um abraço e bom proveito.

José Luiz

Exibições: 795

Responder esta

Respostas a este tópico

José Luiz,

Como sempre com ótimas dicas!

Aliás uma empresa inovadora: todo um ferramental de tecnologias educacionais on line.

Grato pela dica!

abração

O problema é essas tecnologias caírem na mão dos leigos e começarem haver interpretações agronômicas erradas, assim como substituição do trabalho dos Engenheiros Agrônomos, etc.

O mesmo digo para programas que interpretam análise de solo (os DRIS), que não devem substituir nunca a perícia e a interpretação do Eng. Agrônomo. O DRIS não avalia histórico da área, o que foi utilizado, a produtividade que vem ocorrendo, como foi realizada a amostragem, etc...

Fiquemos com o pé atrás com estas tecnologias. Eu ainda sou a favor da visita "in loco" do bom profissional dando seu parecer.

Olá José Luiz,

Entrei no site indicado e fiz meu cadastro, mas não consegui baixar o aplicativo. Tem alguma sugestão?

André,

De início, aconteceu o mesmo comigo. Comuniquei-me com o responsável e ele me alertou para o tipo de conexão e o browser. Assim, com o Google Chrome, eu consegui apreciar as lâminas disponíveis (apenas algumas, pois não tenho muito tempo disponível).

Um abraço.

Ric. Braido,

Sou Eng. Agr. mas não conheço o DRIS. O MICROSCÓPIO VIRTUAL, sim, conheci esta semana e, posso lhe garantir, não tem nada de perigoso. Ao contrário, eu o recomendo para leigos, pois pode despertar o cientista que está latente no seu ser. Para nós, técnicos, maravilhoso seria se pudéssemos colaborar, inserindo lâminas profissionais.

Outro abraço,

José Luiz  

Para os colegas que ainda estão em dúvida, recortei do site o tipo de microscópio e o resultado de uma das lâminas.

A invenção do microscópio (pelo holandês Hans Janssen, em 1590) está
fazendo 423 anos e, até hoje, é um grande desconhecido, mesmo nas nossas
escolas de nível básico e elementar. Não custa caro e é de grande
utilidade. Com alguma informação, até exames

de fezes um morador de comunidade de baixa renda pode se aventurar a
fazer. Aliás, o ovo de um Ascaris lumbricoides, visto ao microscópio, é
muito bonito ! Mãos à obra, portanto -- literalmente.

Responder à discussão

RSS

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Vídeo ao vivo