Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

MULTINACIONAIS E INTERESSE PÚBLICO NO MERCADO DE SEMENTES - World Seed Congress 2012, entre os dias 26 a 28 de junho no Rio de Janeiro..

MULTINACIONAIS E INTERESSE PÚBLICO NO MERCADO DE SEMENTES - World Seed Congress 2012, entre os dias 26 a 28 de junho no Rio de Janeiro...

Sabemos da importância do melhoramento de plantas, na minha opinião com salvas restrições. Mas ouvi dizer que pesquisas do setor público brasileiro estão se tornando inviáveis no sentido de não termos condições (área, equipamento, mão-de-obra,$$$$ ...) de concorrer com a velocidade em que empresas privadas lançam novas variedades e como foi falado isso devido alguns bilhões financiarem tudo, permitindo um numero extraordinário de genótipos testados,mão-de-obra, equipamentos usados, etc....No entanto, conhecemos também sobre o que além mais essas empresas são capazes.

Além dos temas a serem discutidos no World Seed Congress 2012, entre os dias 26 a 28 de junho no Rio de Janeiro - o Congresso Mundial de Sementes, sendo este o maior evento do setor de sementes do mundo, o que poderá este nos trazer pro futuro?

A primeira vez deste congresso na América Latina pode ser uma forma de incentivo a vários setores e consequentemente a vários desencadeamentos.

O Sr. Narciso Barison Neto, presidente da ABRASEM disse em nota no Blog do Milho por Odacir Klein, que " A questão da segurança alimentar não cabe ao produtor, está a cargo da CTNBio, dos órgãos de saúde do governo. Nossa obrigação é produzir para o mercado " e disse ainda que "A semente é o início e o fim da produção. A semente é o principal insumo da agricultura."

Então não estaríamos oferecendo as empresas privadas a nossa maior riqueza, a DIVERSIDADE GENÉTICA e a nossa LIBERDADE.

Odacir Klein é sócio da Klein&Associados, possui vasta experiência no setor público, onde iniciou como prefeito municipal de Getúlio Vargas, foi vereador e exercendo quatro mandatos de deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Estado do qual foi Secretário de Agricultura e Abastecimento. Também já foi diretor do Banco do Brasil, presidente do Banrisul e Ministro de Estado dos Transportes. Odacir Klein presidiu a ABRAMILHO e coordena o Fórum Nacional do Milho, que ocorre anualmente na Expodireto Cotrijal. Atualmente é consultor e palestrante na área do agronegócio e presidente-executivo da União Brasileira do Biodiesel (UBRABIO).

ABAIXO NOTA DO SITE SOCIEDADE RURAL BRASILEIRA em 19/06/12 SOBRE O CONGRESSO DE SEMENTES.

Da Redação *

"Entre os dias 26 e 28 de junho, o Rio de Janeiro receberá o World Seed Congress 2012 – Congresso Mundial de Sementes, o maior evento do setor de sementes do mundo. Mais de 65 países, através de suas associações e empresas de sementes, de biotecnologia e máquinas agrícolas, estarão representados no Congresso, que é organizado pela ISF – International Seed Federation e, no Brasil, pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM). Essa é a primeira vez que o encontro acontece em um país da América Latina.

Dentre os temas a serem discutidos no Congresso destacamos o Papel da Semente para uma agricultura sustentável no Brasil, fitossanidade, biotecnologia, propriedade intelectual, tratamento de sementes, produção e comércio de sementes para culturas como soja, milho, forrageiras, trigo, hortaliças, forrageiras, entre outras. As discussões ocorrerão no âmbito dos Comitês Técnicos da ISF, que contarão com a participação dos mais renomados representantes de diversos países.

O Sr. Narciso Barison Neto, presidente da ABRASEM, acredita que o Congresso Mundial é o melhor momento para a realização dos debates sobre temas muito relevantes, principalmente em relação ao combate a pirataria. Os avanços da biotecnologia e a atualização do marco regulatório internacional, também são temas de destaque. Durante o evento será realizada a Assembleia Geral da ISF, na qual serão eleitos os novos presidente e vice-presidente da entidade.

“Esse é o encontro mais importante do setor de sementes no mundo, no qual os maiores pesquisadores e autoridades estarão reunidos para discutir novos projetos, novidades em pesquisas e temas importantes para o mundo das sementes. Trabalhamos muito para receber bem os cerca de 1.200 participantes, e para termos um Congresso de alto nível”, comenta Ywao Miyamoto, presidente do comitê organizador. Ele comemora a realização do evento no Brasil. “Somos um dos maiores produtores de sementes e mudas do mundo. Essa é uma grande oportunidade para nós buscarmos novos negócios e parceiros ao redor do mundo”.

Mercado mundial de sementes

O mercado mundial de sementes movimenta US$ 37 bilhões por ano. Só o Brasil é responsável por US$ 2,6 bilhões desse total e as entidades brasileiras representam 55% desse total. A tendência, segundo a ABRASEM, é que esse número cresça ainda mais com as novas tecnologias e variedades de sementes, que são lançadas no mercado e melhoram as produções mundiais.

Para mais informações, visite www.abrasem.com.br.


* Com Assessoria

Exibições: 179

Responder esta

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço