Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Cada região do Brasil tem muitas plantas nativas. Muitas tem possibilidade de uso em paisgismo urbano.Vamos compartilhar conhecimentos!Começo pela buganvílea (Bougainvillea spectabilis), esplendoroso arbusto.

Exibições: 4198

Responder esta

Respostas a este tópico

Realmente a Bouganvillea é muito bonita, em uma composição paisagística ficaria esplendida, com sua floração que ocorre quase o ano todo, seu porte possibilita os mais variados tipos de manejo (desde entrelaçamentos até podas artísticas). Infelizmente para paisagismo existe uma grande restrição não é recomendada para ambientes onde existe acesso de muitas pessoas (principalmente crianças) por motivo de seus espinhos, devido a sua beleza, as crianças são atraídas (instintivamente) e acabam se ferindo com eles.

Sugiro que sejam colocadas em parques onde se possa utilizar cercamento para elas (cercas vivas, ou não).

Não tenho conhecimento de que esta espécie´é uma planta nativa do Brasil. Alguém me esclarece?

Muito boa ideia, mas gostaria de falar sobre uma planta muito difundida em várias cidades do Brasil, aqui no MS temos muito, pois é fácil de propagar, mantem a folhagem o ano todo e aqui é conhecida como 'ficus" da família da figueira, ela já foi banida para plantio na cidade que me lembre em Londrina/PR e em alguns lugares.

Porque? Devido as suas raizes que em 5 anos vão longe lateralmente (podem chegar a 30 metros ou mais) e o pior é que em muitos casos as árvores mais antigas quebram o encanamento do banheiro (principalmente) para "pegar" água, me lembro de uma fazenda que trabalhei que tinha uma figueira da mesma família que era muito antiga próxima da sede e estava desbarrancando um poço caipira devido a suas raizes alcançarem apesar da distancia de uns 40 metros.

Para plantar, somente em vasos e em alguns casos com proteção lateral para direcionar as raizes, mas não sei se compensa pois temos outras opções bem melhores.

Sem problemas Rosana...

a bouganville ou primavera como tbm é conhecida realmente é uma planta brasileira e recebeu este nome em homenagem ao almirante frances Luiz antoine Bouganville... se quise um pouco mais de hitória sobre a bouganville, dá uma procurada no google e tenho certeza que irá descobrir muitas informações a cerca dela.

Segue alguns link pra você verificar...

http://florplantas.blogspot.com/2009/01/primavera.html

http://www.cotianet.com.br/jornalatuante/mat084.htm

http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A20primavera.htm

http://www.cultivando.com.br/plantas_detalhes/primavera.html 

Abraço.

Rosana Nejar Badú Mahfud disse:

Não tenho conhecimento de que esta espécie´é uma planta nativa do Brasil. Alguém me esclarece?

Realmente Adinilson é uma planta linda, que deve ser cultivada em jardins internos (preferencialmente vasos) ou em áreas onde ela possa ter total liberdade de crescer pois pode alcançar porte de 30m de altura com um raio de 20 metros, por ter folhas o ano todo ela se torna uma excelente opção paisagística e para sombreamento.

mas a questão é este forum é para falar de plantas brasileiras e a Ficus benjamina é de origem asiática. a figueira brasileira é uma estranguladora e não é muito recomendada para paisagismo seu nome vulgar é figueira-vermelha 
Ficus clusiifolia

Abraços

Adinilson Gushiken disse:

Muito boa ideia, mas gostaria de falar sobre uma planta muito difundida em várias cidades do Brasil, aqui no MS temos muito, pois é fácil de propagar, mantem a folhagem o ano todo e aqui é conhecida como 'ficus" da família da figueira, ela já foi banida para plantio na cidade que me lembre em Londrina/PR e em alguns lugares.

Porque? Devido as suas raizes que em 5 anos vão longe lateralmente (podem chegar a 30 metros ou mais) e o pior é que em muitos casos as árvores mais antigas quebram o encanamento do banheiro (principalmente) para "pegar" água, me lembro de uma fazenda que trabalhei que tinha uma figueira da mesma família que era muito antiga próxima da sede e estava desbarrancando um poço caipira devido a suas raizes alcançarem apesar da distancia de uns 40 metros.

Para plantar, somente em vasos e em alguns casos com proteção lateral para direcionar as raizes, mas não sei se compensa pois temos outras opções bem melhores.

Estou residente em Rio Branco,AC (sou da caatinga baiana) e, temos várias plantas para paisagismo, tais como: helicônias, palmeiras. Acho interessante a discussão sobre o assunto.

aqui no sul uma das arvores muito utilizadas nas ruas é o ipê roxo, muito linda em sua época de floração e tem a vantagem de que no inverno por ser caducifolia perde suas folhas.

Aprecio a espécie por ter variedades de cores e de clima tropical e é muito usada em 

paisagismo e sendo ela uma espécie tropical...e tenho observado que ela é bastante ultilizadas

em praças,parques e chácaras...abraços

Realmente, concordo com os colegas. Aqui no RS  a Buganvílea é muito utilizada. Suas cores chamativas ornamentam perfeitamente pérgulas e muros. Muitos viveiristas a colocam em vaso e podam para formatos arredondados, fico arrepiada quando vejo. Ela fica mais bonita quando cresce livre. Aliás...isto não vale só para plantas...Boa semana!

Mirian Regina, parabenizo voce pela iniciativa. É de grande importância conhecermos a nossa flora. muito tem se cobrado da sociedade uma "humanização"; ora, se prestarmos atenção as nossas cidades veremos que elas não foram feitas para humanos ou qualquer outra espécie animal, abolimos o verde ou inserimos artificialmente espécimes exóticas com pouco ou nenhum conhecimento agronômico, o que vemos são arvores atrofiados calçadas rachadas e inegável riscos aos transeuntes. Precisamos de calçadas mais largas e cidades mais verdes.

A natureza cobra! 

Pedro,bom dia!

Trabalho há bem uns 30 anos com plantas ornamentais, produção e projetos de paisagismo e o que vejo são cidades repletas de exóticas, quando em nossa flora temos exemplares belíssimos. Temos a cultura de plantas oriundas de outros países trazida pelos colonizadores, não podemos negar estas origens. Mas na conscientização de sustentabilidade atual devemos incentivar a produção de nativas com caráter ornamental e introduzi-las nos projetos de parques, ruas e jardins privados.Obrigada pelo incentivo, espero que todos participem desta troca de idéias.Boa semana!

uma planta muito comum no Ceara e que tem grande potencial para jardinagem e paisagismo e a Batata-de-purga (Operculina macrocarpa), trepadeira de aspecto ornamental.

Responder à discussão

RSS

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço