Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Bom, como a minha vida é o setor lácteo, resolvi criar este tópico com o intuito de aproveitar os companheiros deste site que também trabalham nesta área para termos discussões a respeito do assunto.

Exibições: 117

Responder esta

Respostas a este tópico

Estamos em um momento realmente anormal no setor leiteiro no que diz respeito ao preço do Leite UHT. A industria que tem a oportunidade de transformar a sua produção em caixinhas de leite longa vida estão rindo à toa. Bem que merecem, já que sofreram com prejuizos na época das águas. Como podemos relembrar, o que hoje é vendido a R$ 2,60 o litro, naquela época estava a menos de R$ 1,00. Esse é o resultado de uma falta de uma politica agrícola específica para o setor leiteiro, onde não há preço mínimo e o pior, não há um controle rigido nas importações de lácteos, principalmente dos países do mercosul.
Como está a situação das cooperativas leiteiras do interior do ERJ?
Gilberto, depende muito da cooperativa em questão. As cooperativas que aproveitaram o beneficio do crédito do ICMS para crescerem estruturalmente, como a CAVIL, a cooperativa de MACUCO e outras, vão muito bem. Outras que nem implantaram a IN51, essas, infelizmente estão com os dias contados... Pois a concorrencia é grande e quem não tiver um alimento seguro ficar para atrás...
Caro Sandro,

Muito apropriada sua discussão.

Hoje - julho de 2009 - o mercado de leite está extrapolando.
Como consumidor, estou pagando a R$ 3,49 a caixa de leite Longa Vida.
Isso dá quase R$ 42,00 a caixa com 12 embalagens!

A operadora de caixa do supermercado que totalizava minha venda comentou: é por isso que criança hoje só pode tomar água, leite que é bom só de vez em quando!
abração
Gilberto, infelizmente o consumidor só vê o preço do leite quando esta alto. Quando ele esta baixo, na maior parte do ano, mais barato do que um litro de agua mineral, ninguem vê.
Na Argentina, se o governo importa leite e o preço cai muito, todos saem na rua, inclusive consumidores, fazendo os famosos panelaços para protestar contra o preço do leite que está sendo pago ao produtor.
Infelizmente, os produtores rurais sempre pagam a conta para mander a inflação baixa para toda a população usufruir.
E é por isso que voce esta pagando 3,50 o litro de leite, mas que ate o final do mes pagará menos de 2,00 ou até mesmo 1,00, como estava antes, pois o governo não quer leite caro, quer sim que nós produtores de leite nos viremos para pagar uma ração mais cara, um adubo mais caro... Isso é assim e sempre será...

Abraço...

E quando a menina da gondola te falar que o leite esta caro e que so dá uma vez no ano para o filho dela, pergunte a ela se quando a gasolina sobe ela faz a mesma coisa...

Pense nisso meu amigo...
Caro Sandro,

Muito boa sua visão sobre a outra ponta do processo.
Como consumidor, me espanta uma subida tão rápida de preço.
Talvez este seja um problema comum a todos - consumidores e produtores - instabilidade de preço e mercado.
Concordo com sua visão e me lembra que tbém já trabalhei em fazenda de gado leiteiro e presenciei o desafio constante de agregar tecnologia para melhorar produto e produtividade sob um mercado sem previsão ou estabilidade.

Acho que cabe detalharmos mais sobre os motivos, vícios e modos de atuação desse mercado.
abração
Eu acho que o produtor de leite é um heroi, pois não ha domingo, feriado, natal... É de segunda a segunda... Realmente, merece uma politica leiteira digna.
Não sou politico e nem vivo disso, mas quando a causa é boa devemos elogiar... Falo isto, pois o Governo do Estado do Rio de Janeiro está digno de elogios... Fez uma reforma tributaria para produtos lácteos que nos ajudará muito, tributando o leite que vem de fora do estado e creditando o que é produzido e comercializado aqui dentro do Estado.
Merito das cooperativas, do sec de agricultura do estado Cristino áureo pela luta...

Responder à discussão

RSS

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço