Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Informação

Adubação verde

Grupo destinado a debater temas, desafios e potencialidades acerca da Adubação Verde

Site: http://http://pt.wikipedia.org/wiki/Aduba%C3%A7%C3%A3o_verde
Membros: 31
Última atividade: 23 Jan

Adubação verde ou plantio verde é o nome dado à prática de adicionar leguminosas na superfície do solo com intenção de enriquecê-lo nutricionalmente como por exemplo com N (nitrogênio). A decomposição destes restos orgânicos favorece o aumento da produção de biomassa vegetal.

Fórum de discussão

Este grupo ainda não possui nenhum tópico.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Adubação verde para adicionar comentários!

Comentário de Francisco Cezar Dias em 23 janeiro 2017 às 21:16

Fertilizante diz respeito a toda substância que melhora os aspectos nutricionais de um solo agricultável para a produção de alimentos. Independente de sua origem.

Já existe o termo solo vivo para uma determinada prática de recuperação de solos e que utiliza de diversos sistemas radiculares, ao mesmo tempo, com a finalidade de restituir as características físico-químicas do solo.

Comentário de Jose Luiz M Garcia em 23 janeiro 2017 às 21:10

Poderia pensar em mudar o nome desse grupo para Plantas de Cobertura ou Culturas de Cobertura ou até Lavouras de Cobertura ( COVER CROPS ).

O termo Adubo Verde dá uma idéia errada desse sistema/ferramenta. Dá a impressão que é um adubo quando na verdade não é.

Adubo é sinônimo de fertilizante e pode ser definido como aquilo que está contido em sacos de adubo.

Cover Crops vão muito além de fertilizar. Hoje está se usando até para o plantio direto que ao invés de ser dessecado com herbicida é simplesmente tombado com rolo-faca.

Ou seja, eu acho que o termo "Adubo Verde" deprecia o método e não faz juz ao que o sistema pode realmente fazer pelo solo e pelos agricultores.

Comentário de Francisco Cezar Dias em 4 janeiro 2017 às 14:37

Agora que se sabe que somente o plantio direto não será suficiente para garantir sustentabilidade para o processo produtivo, precisamos avançar mais na adubação verde como método estruturante de solo. Quem tem a medida certa desta prática para este fim?

Comentário de paulo ricardo rickli em 30 março 2015 às 21:42

na verdade nao apenas leguminosas mas tambem gramineas e cruciferas q tem outras propriedades no sistema de rotacao de culturas,que podem ter valor economico nao apenas de cobertura e adubacao de solo. dentre essas de valor economico entram o triticale a aveia branca  a canola o centeio, culturas essas de alto valor economico.

Comentário de Gustavo Santa ClaraRoque da Mata em 25 março 2015 às 14:00

Sempre indico a prática de adubação verde.

 
 
 

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo