Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Bom dia!!

tenho dúvida como usar o basalto moído no solo no lugar de adulbo convencional, alguem já tem experiencia com trabalho com basalto em qualquer cultura? Quero trabalhar com ele na cultura do feijão.

Exibições: 1533

Respostas a este tópico

Caro Antonio,

Eu tenho bastante experiência com o uso do pó de basalto e outros tipos de rocha.

Entretanto, notei que o seu enfoque sobre o seu uso está um pouco equivocado porque jamais em tempo algum será possível usar o pó de rochas (basalto incluído)  "no lugar de adubo convencional". Embora essa idéia seja atraente, ela não é factível.

O pó de basalto poderá lhe render algum silício (dependendo da granulometria) e até de Potássio mas sempre em baixíssimas quantidades.

Considerando unicamente o aspecto químico do uso de pó de basalto ele deverá ser importante na disponibilização de alguns minerais traço, potássio e silício. Sempre em pequenas quantidades.

Entretanto, sob o aspecto físico o pó de basalto ele poderá aumentar o Paramagnetismo dos solos e essa grandeza física, desconhecida de quem estudou ou estuda Agronomia e muito pouco até de quem estudou Física e Química, tem sido relacionada ao aumento do vigor em plantas. Dr Phill Callahan, PhD, foi quem melhor estudou esse efeito nas plantas.

Com os solos degradados que nós temos hoje em dia, será muito difícil você ver algum tipo de efeito na adição de pó de basalto sem antes trabalhar os níveis de bases trocáveis, como Cálcio, Magnésio e Potássio, além de Fósforo, Enxofre e demais micronutrientes tais como Ferro, Manganês, zinco, cobre, boro e molibdênio..

É para isso que existem, ou pelo menos deveriam existir, as faculdades de Agronomia. Se fosse simples assim, isto é, usar Pó de Basalto "no lugar de Adubo convencional" , não precisaria de faculdade nenhuma.

Você concorda ?

Jose Luiz M Garcia

Boa noite Jose Luiz,

Obrigado pelas informações, realmente séra dificil a substituição de adubação convencional pelo uso de pó de rocha.

Mas existe pesquisa realizada em algumas propriedade em Jatai Goias que os produtores estão ficando satisfeito com os resultados, porém por se tratar de rocha leva um tempo para ver resultado no solo, com isto deve ser feito um manejo nesta adubação com o uso de adubo convencional.

Visto que nosso solos boa parte encontra degradado o uso de pó de rocha certificado melhora as caracteristicas fisicas, quimicas e biologica. Não tenho intenção de substituir a adubação convencional, porém pesquisar seu efeito no solo com o tempo e ver o nefeito residual.

Caro Antonio,

Só para minha informação. Tenho curiosidade em saber onde você se formou.

Você estudou Agronomia em qual faculdade ?

Quando você diz que "produtores estão ficando satisfeitos" resta saber o nível

de satisfação. Houve aumento de produção ? De quanto ? 

O que você chama de de "Pó de Rocha Certificado"? Certificado por quem ?

Em Jataí, Goiás, quando desse material eles usam por hectare ? 

Quando você diz que "leva um tempo para ver resultado no solo " o que vem a ser

esse resultado ? É no solo ou na produção ?

Sds

Jose Luiz M Garcia

Boa tarde Jose luiz,

São pesquisa, não quis descrever tudo mais vou te envia o link para você, lá tem todas informações da Embrapa que vem estudando. Sou  aluno de agronomia, ainda no segundo período não sou formado  ainda..

Abraços

Antonio,

O uso do pó de rochas começou com Julius Hensel que escreveu o livro Bread from Stones.

http://soilandhealth.org/wp-content/uploads/01aglibrary/010173.hens...

Pode mandar o link mas eu já trabalho com isso há pelo menos uns 15 anos. Muito antes da

Embrapa. A Embrapa está pegando o bonde andando somente agora. Antes dela teve um pessoal

de Brasilia que estudou bem essas adições. 

Fico satisfeito em saber que a Embrapa finalmente está estudando esse assunto o que prova que

existe vida inteligente naquela instituição.

JL

RSS

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço