Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

OI PESSOAL,

TRABALHO COM IRRIGAÇÃO A ALGUNS ANOS, SENDO COMO AS IRRIGAÇÕES EM PASTAGENS A PRINCIPAL.

JÁ FIZ MUITAS FERTIRRIGAÇÃO PARA PASTAGENS, E UM DOS INCOVINIENTES QUE SEMPRE ENCONTRO É A FORMA DE FERTIRRIGAR A ÁREA, UMA VEZ QUE ESTAS SÃO EM PIQUETES ROTACIONADOS, ONDE O ANIMAL FICA 24HRS EM CADA PIQUETE.

QUANDO PEGO O PROCESSO DO INICIO É MAIS TRANQUILO, POIS POSSO PROJETAR OS SETORES DA IRRIGAÇÃO DE ACORDO O ROTACIONADO. MAIS QUANDO PEGO O PROCESSO PELA METADE AI COMPLICA, MUITAS VEZES OS SETORES DA IRRIGAÇÃO NÃO FECHAM COM O SISTEMA DO ROTACIONADO, OQ MUITAS VEZES INVIABILIZA A INSTALAÇÃO DA FERTI.

UMA COISA QUE EU AINDA NÃO DISSE É QUE ESSES PIQUETES DEVEM SER ADUBADOS A CADA SAIDA DOS ANIMAIS, ONDE NÓS SABEMOS QUE É IMPOSSIVEL FAZER A IRRIGAÇÃO DE SOMENTE UM PIQUETE E ESTRANGULAR OS DEMAIS PIQUETES DOS SETORES DA IRRIGAÇÃO.

POR ISSO A MANEIRA MAIS COVENIENTE QUE EU ENCONTREI PARA FAZER A FERTI É ATRAVES DE SETORES DA SEGUINTE FORMA:

A AREA É DIVIDIDA EM SETORES E CADA SETOR FICA EM MÉDIA 0.5 HA.

CADA SETOR ABRANGE EM MEDIA 5 OU QUATRO PIQUETES E DESTA FORMA EU FAÇO A FERTI A CADA 4 OU 5 DIAS APOS OS ANIMAIS SAIREM DOS PIQUETES.

BOM GENTE, POR EXPERIÊNCIA EU SEI QUE FUNCIONA, MAIS SE VCS TEM ALGUMA SUGESTÃO OU FAZEM DE OUTRA MANEIRA PODE FALAR.

GRATO, JULIO.

Exibições: 1611

Respostas a este tópico

Olá Julio,

Interessante o manejo que você adota para o uso de fertirrigação em pastagens, você observou o ganho de peso dos animais?  e se houve a diminuição do uso de ração animal para complementação utilizando o manejo? 

Obrigada por compartilhar as informações

Abraços

Rosa

OI ROSA,

ACHO QUE NÃO COLOQUEI NO MEU COMENTÁRIO QUE OS ANIMAIS QUE ESTÃO DENTRO DOS PIQUETES SÃO DE APTIDÃO LEITEIRA, PORTANTO O GANHO DE PESO NÃO É O OBJETIVO.

MAIS OS RESULTADOS QUE TEMOS OBTIDOS SÃO MUITOS BONS, ESTAMOS COLOCANDO DE 12 A 15 CABEÇAS POR HECTARE, ALGO BEM ACIMA DA MÉDIA. ESSES RESULTADOS VARIAM DE ACORDO A ESTAÇÃO DO ANO, É CLARO. AINDA SOBRE OS RESUTADOS, TENHO PRODUTORES AQUI COM 2 HA QUE TIRAM 220 LITROS DE LEITE, PRA QUEM QUISER VER E VISITAR.

O UNICO INCOVINIENTE ESTA QUANTO O USO DA FERTIRRIGAÇÃO DEVIDO AOS PROBLEMAS QUE RELATEI NO ULTIMO COMENTÁRIO.

MAIS DESDE JÁ AGRADEÇO O COMENTÁRIO.

Ola Julio,

Muito bom o seu trabalho , vejo que a tecnica ajuda o trabalho em campo em diferentes setores agricolas com aumento na produtividade, isso mostra que ainda temos muito o que explorar para melhorar a produtividade sem precisar aumentar as areas de plantio ....

ABS

RSS

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço