Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

ENFISA será um evento chave para a agricultura brasileira em 2014

A equipe de coordenação do  12º Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos - ENFISA 2014 - reuniu-se em Brasília na última quinta-feira. O Coordenador Geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Júlio Britto, reafirmou o ENFISA como evento prioritário para a CGAA e já confirmou sua participação no lançamento oficial do ENFISA 2014. 

 

Para Júlio Britto, o ENFISA é um modelo consolidado de debate sobre o tema de controle e fiscalização de agrotóxicos no âmbito da governança federal e estadual, com a participação dos setores da sociedade civil. “Chegou a hora de aprimorar a discussão, mantendo o objetivo inicial de harmonização de procedimentos de fiscalização entre os estados da federação e proposição de diretrizes para auxiliar o controle do comércio e uso de agrotóxicos no Brasil”, diz. Nesse sentido, ele espera que o encontro deste ano promova o debate de temas emergentes para o agronegócio brasileiro na busca de soluções tecnológicas, tais como, a lagarta Helicoverpa armigera, ferugem asiática da soja, broca do café e polinizadores.

 

Para o Coordenador de Fiscalização, Uso e Comércio de Agrotóxicos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e  Coordenador do ENFISA 2014, Rodrigo Fernandes, será um evento histórico, pois fechará um ciclo iniciado em 2002, em sua primeira edição em Belo Horizonte (MG) e, após percorrer todas as Unidades da Federação, retorna a Belo Horizonte (MG) dando início a uma nova fase para a fiscalização de agrotóxicos no Brasil. "Estamos contando com a participação de representantes dos órgãos de fiscalização de 5 a 9 de maio, entidades de representação, técnicos, pesquisadores e demais interessados para esta importante discussão", convida Rodrigo.

 

Júlio Brito lembra que os defensivos são tecnologias fundamentais para a produtividade e competitividade do agronegócio brasileiro. “A discussão técnica dos aspectos relacionados ao controle e fiscalização da produção, comercialização e uso de agrotóxicos é sempre oportuna e necessária de maneira a garantir os níveis esperados de qualidade, de maneira a não comprometer a produção agropecuária brasileira, garantindo a segurança dos agricultores na aplicação destes insumos e a garantia dos consumidores brasileiros que estarão ingerindo alimentos que observem as normas brasileiras de tolerância de resíduos de agrotóxicos”, conclui.

 

O lançamento oficial do ENFISA 2014 acontecerá no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte, no dia 11 de fevereiro, às 16h. O evento é aberto ao público e imprensa e os participantes podem efetuar sua inscrição pelo sitewww.enfisa.com.br

 

 

Serviço

Hotel Dayrell: Rua Espírito Santo, 901, Centro, Belo Horizonte, MG

Organização do ENFISA 2014: Agropec Consultoria

Informações sobre o ENFISA: Polyana Karine Silva (polyana.karine@defesaagropecuaria.com)

Atendimento à imprensa: Vera Amaral (comunicacao@defesaagropecuaria.com)

Fonte: Agropec

Exibições: 46

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço