Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Cara amigos,

Estou num projeto de Fertirrigação com suínos e tenho duvidas relacionados a questão de tratamento de efluentes considerando os parâmetros: DBO,DQO, Óleo e Graxas e entre outras duvidas a mais.

Gostaria mesmo de saber se alguém tem ou ja fez algum projeto que possa está me ajudando a tomar um norte  sobre tal assunto.

Certo da atenção de todos, obrigado!

Exibições: 153

Respostas a este tópico

Luis Felipe, bom dia!

Escaneei do Livro Irrigação de Pastagens, de Luis César Dias Drumond e Adilson de Paula Almeida Aguiar, parte do Capítulo 11, que versa sobre: Fertirrigação e Aplicação de Águas Residuárias em Irrigação de Pastagens e vou postar agora na Rede Agronomia. São 6 arquivos. Abraços. Coutinho.

Caro Coutinho,

Muito obrigado pela sua atenção. Será de grande ajuda o Capítulo.

Bom dia,

O pessoal da Embrapa Instrumentação Agropecuária, tem dados muito interessantes sobre o aproveitamento dos dejetos suínos pós biodigestão. 

Trabalhei com eles em um projeto de um biodigestor para tratar dejetos humanos e de suínos. Os resultados foram positivo, tanto que isso foi tem de um programa Dia de Campo na TV.

Caso queira trocar informações estou a disposição.

É uma tema espetacular e uma área promissora. Tenho visto alguns trabalhos, discussões e reportagens sobre o aproveitamento agronômico desse desejos e os resultados tem sido fabulosos tanto como fertilizante ou como aproveitamento energético. Vale citar um exemplo de um colega nosso aqui em Teresina que começou a administrar um projeto de avicultura e havia um tanque antigo com baias de suínos que pela falta do uso racional era despejado morro a baixo contaminando um riacho a jusante. Quando chegamos essa atividade já estava a abandonada, os resíduos entretanto havia ficado no solo, fizemos um teste com milho e eu nunca tinha visto espigas de tamanho igual aquelas. Realmente os projetos de integração animal e vegetal  são promissores. Cabe a nos profissionais de agronomia aplicar as tecnologias com eficiência e racionalidade

RSS

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Vídeo ao vivo