Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Lucas Henrique Fantin
  • Masculino
  • Londrina,Parana
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Lucas Henrique Fantin

  • cristiane da silveira
  • Fernanda Bassani
  • Fabiane Bieler
  • Paulo Renato Morales Vaz
  • José Leonel Rocha Lima
  • Solon Cordeiro de Araujo
  • Nairane Miranda Chaves
  • Luiza Callado
  • Artur Melo
 

Bem-vindo(a), Lucas Fantin

Informações do Perfil

Escola que cursou Agronomia
Universidade Estadual de Londrina
Ano de formatura
2014
Atividade atual:
estudante e estagiário IAPAR

Blog de Lucas Henrique Fantin

Inicio do plantio de soja chegando!!

Postado em 31 agosto 2012 às 21:20 1 Comentar

Mais alguns dias e começa o plantio de soja em varias regiões do Brasil, é importante eliminar plantas guaxas que possam ser hospedeiras da ferrugem , alem da manutenção da fertilidade do solo e escolha de variedades adequadas e produtivas. Feito isso é torcer contra os nematoides principalmente Meloidogyne incognita e Pratylenchus Zeae , e mofo branco, pois estes sem um planejamento rigoroso de combate ,atraves de rotação e outros tratos, ficam a merce da sorte. Bom Trabalho e uma Ótima…

Continuar

Caixa de Recados (5 comentários)

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Às 14:17 em 13 outubro 2012, José Luis Orlandeli disse...

Boa Tarde Lucas, seja benvindo à comunidade PARANÁ.  Esperamos que você possa participar e contribuir ativamente com seus comentários.  Como parte das boas vindas peço a você que sugira um assunto que você esteja vivenciando ou testemunhando para comentarmos, de forma a dinamizar este tópico.  Com certeza na sua região pode estar acontecendo algo interessante ou mesmo você tenha alguma colocação que possa enriquecer os nossos debates.

Às 7:15 em 8 outubro 2012, José Leonel Rocha Lima disse...

Caro Lucas,

O projeto da micro destilaria é muito interessante e acessível, nosso colega Sebastião fala em valores próximos a cem mil.

O contato do Sebastião Peixoto, que trabalha no Campus Leonel Miranda da UFRRJ, em Campos-RJ é 22-2734-6724 e 22-9906-0369.

O contato com a prefeitura de Quissamã, município que construiu o CTE - Centro Tecnologia de Engenhos é 022-2768-9300. O nome do secretário de agricultura é Jonas e o de desenvolvimento econômico Haroldo.

Certamente o Tião terá grande entusiasmos de passar parte do seu conhecimento acumulado durante décadas fazendo extensão rural e pesquisa na nossa região canavieira.

Desculpe a demora na resposta. Favor me manter informado dos desdobramentos.

Sucesso e abraço

Leonel

 

 

Às 12:23 em 20 setembro 2012, Luiza Callado disse...

Olá!

Aqui começou a chover bem pouquinho, mas melhor que o calorão que estava. Melhor para as plantas que estavam sofrendo com estresse pela temperatura alta e umidade baixa do ar. Água mesmo, tá vindo pouca.

Estagiei na Embrapa Agrobiologia, onde começou essa história de FBN com Dra. Joana Dobereiner e seus discípulos, o Sr. Solon Cordeiro, está certíssimo e além da FBN as bactérias tem diversas contribuições na simbiose, principalmente quanto à produção de auxina estimulando o desenvolvimento da raiz. É muito interessante essa área, se te interessar procura ver se consegue contato com alguém daqui pra fazer um estágio nessa área, posso te dar uma ajuda.

Abçs

 

Às 22:58 em 17 setembro 2012, Solon Cordeiro de Araujo disse...

Caro Lucas. 

Sobre seu comentário a respeito de N em soja: a FBN é capaz de prover todo o N necessário para as mais elevadas produtividades da soja. Ainda há um mês conversei com o Dro Romeu Kihil, o maior melhorista de soja do Brasil, responsável por todo o melhoramento de soja para o cerrado e ele me informava que estão obtendo linhagens com produtividade acima de 6 mil kg sem uma grama de fertilizante nitrogenado. 

O nitrogênio aumenta a absorção de P e vice versa. Mas não só o N mineral. O N biológico também. Tudo na planta é interdependente: se falta P vai faltar n e vice versa. 

Há casos pontuais onde pode ser necessário adicionar N mineral, mas isto quando a FBN não funciona corretamente. Se houver correta inoculação, boa nodulação, o fertilizante nitrogenado é absolutamente desnecessário, seja no início, seja no final do ciclo. 

Na página www.anpii.org.br existe um curso sobre FBN onde estas questões estão discutidas e explicadas. 

Abraços

Às 13:45 em 17 setembro 2012, Luiza Callado disse...

Boa tarde Lucas,

como andam as coisas nessa cidade boa?

Bem vindo a rede!

 
 
 

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço