Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Blog de Francisco Lira (92)

PROJETOS DE LEI QUE AMEAÇAM A CLASSE AGRONÔMICA SÃO ARQUIVADOS.

Dia 31 de janeiro de 2019 foi arquivado o Projeto de Lei 1016/2015, projeto polêmico visava dificultar ou mesmo restringir o exercício profissional dos Engenheiro Agrônomos e Médicos Veterinários na área zootécnica, bem como dificultar o exercício profissional dos Engenheiros de Pesca em sua especialidade, bom lembrar que  em 2015 após tensa audiência…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 10 fevereiro 2019 às 14:30 — Sem comentários

Ponto de vista: A formação agronômica frente aos demais cursos de ciências agrárias.

Embora nos últimos 40 anos as ações nefastas com objetivo de pulverizar nossas atribuições em cursos apêndices tenha sido um aspecto negativo, a importância da formação plena em Agronomia tem ganhado força. Com o crescimento da pós graduação latu senso e stricto senso e o viés multidisciplinar o  Engenheiro Agrônomo tem conseguido ampliar seu leque de…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 8 agosto 2018 às 1:00 — 5 Comentários

Um por todos e todos pela Agronomia

Um lema e acima de tudo um compromisso que todos devem assumir pelo fortalecimento profissional de uma das profissões mais importantes desse…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 27 maio 2018 às 13:00 — Sem comentários

Ponto de vista: Agronomia, um olhar para o fabuloso potencial de nossa profissão.



Avaliação de formação de pastagem e áreas degradadas pelo Eng. Agrônomo Douglas Pellin, especialista em agricultura de precisão . MS

Vez por outra temos visto a atividade de revenda como porta de entrada para a vida profissional dos egressos de agronomia, ora não existe nada demais no exercício da…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 13 maio 2018 às 16:30 — 3 Comentários

Projeto de lei que visa conceder a Biólogos atribuição para atuar na área de produção de sementes e mudas tem novo relator

 

O Deputado federal Evandro Gussi (PV-SP) foi designado relator do polemico PL 3423/2012 que tramita na  Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). De autoria do deputado federal Ricardo Izar (PP/SP), o referido projeto visa conceder a leigos atribuições sem conteúdo em sua base curricular e atribuições em lei  para o exercício…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 15 abril 2018 às 17:30 — 2 Comentários

Ponto de vista: Onde está o mercado?



Todos os dias temos visto colegas reclamando da falta de oportunidade, embora  exista uma grande oferta de vagas para atuação  profissional em N áreas dos conhecimentos agronômicos,  quando perguntamos qual o  diferencial do egresso a maioria responde a mesma coisa, ''que entende de solos, nutrição de plantas e fitossanidade'', descartando pasmem  importantes áreas como…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 18 fevereiro 2018 às 16:30 — 5 Comentários

Ponto de vista: Agronomia a profissão consolidada formando Engenheiros (a) Agrônomos (a) a serviço do desenvolvimento nacional

Relação de cursos ativos e em processo de extinção MEC 2017

                     O curso de Agronomia no Brasil remonta o governo imperial tendo iniciado seus primeiros cursos em terras brasileiras ainda na segunda metade do século XIX, tem como nobre missão construir um perfil de profissional capaz de projetar, coordenar e…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 9 dezembro 2017 às 0:00 — 3 Comentários

Ponto de vista: A formação plena como ferramenta de sucesso profissional.

Taxa anual de novos Eng. Agrônomos registrados no sistema.

Muitos tem se discutido acerca do futuro da profissão e os desafios de avançar na quantidade e qualidade do ensino agronômico brasileiro. É necessário que a formação em Agronomia que concede ao egresso o título de Engenheiro Agrônomo seja holística, com o viés generalista permitindo  múltiplas…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 29 novembro 2017 às 21:00 — 12 Comentários

12 de outubro dia do Engenheiro Agrônomo

Fonte da foto:www.organicsnewsbrasil.com.br

O Engenheiro Agrônomo é o profissional de visão holística responsável  pela produção agropecuária brasileira, planejando, coordenando e executando as…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 9 outubro 2017 às 20:30 — 6 Comentários

A desconstrução das Escola de Agronomia: Um crime contra a pátria brasileira.

Alguns dias atrás um aluno de uma Ex-Escola Superior de Agricultura reclamava a falta de qualificação em maquinas motores e mecanização agrícola, falava que todo esse aprimoramento estava sendo ofertado apenas aos estudantes de engenharia agrícola. Em outro caso o aluno reclamava que ao pedir orientação em cálculo de rações o professor zootecnista…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 26 setembro 2017 às 20:00 — Sem comentários

URGENTE: PL 1016/2015 que prejudica a classe agronômica tem parecer do Deputado Alberto Fraga (DEM-DF) pela sua aprovação.

A  Agronomia curso de extrema importância nacional  vem sofrendo com a fragmentação e sombreamento com outras profissões. Com os zootecnistas não é deferente, embora essa área exercida no passado unicamente por profissionais de Agronomia e Veterinária vem sofrendo com ações de ordem apelativa como projetos de lei visando tirar da classe Agronômica um importante e…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 19 agosto 2017 às 11:00 — 3 Comentários

Ponto de vista: Digam não a formação medíocre imposta pelo MEC

3600 horas não forma um profissional de excelência

O Engenheiro Agrônomo é o profissional de formação plena conforme decreto 23.196/33 atuando em todos os setores produtivos ligados a produção de alimentos seja animal ou vegetal, focando na sustentabilidade. Cabe ao Engenheiro Agrônomo o estudo e aplicação dos conhecimentos…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 21 maio 2017 às 16:30 — 15 Comentários

Engenheiro Agrônomo, o profissional chave a serviço do desenvolvimento nacional

Segundo a FAO o Brasil na próxima década será o maior exportador de alimentos. Para esse ano segundo IBGE dados atualizados em abril teremos uma safra 26,2% maior que 2016, algo em torno de 233,1 milhões de toneladas. Esse processo é reflexo de uma serie de fatores entre elas a forte pressão do crescimento populacional e a transformação da condição tropical…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 11 maio 2017 às 20:00 — 1 Comentário

Ponto de vista: A Roda Agronômica precisa girar



No momento em que a classe agronômica tem sofrido constantes ataques a sua profissão, seja por técnicos com seu decreto aprovado 4560/2002, com ações de zootecnistas PL 1016/2015, Biólogos PL 3423/2011 e agora PNS 63 dos florestais, dos paisagistas, agroecologos ente tantos outros, reflexo do espaço deixado pela falta de união e ação. A dispersão…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 11 março 2017 às 13:30 — 4 Comentários

Ponto de vista: A visão holística como ferramenta de valorização profissional

Da minha época recente de estudante, hoje tenho colegas atuando na área de piscicultura, apicultura, silvicultura, mecanização, melhoramento vegetal e animal, empreendedores, pesquisadores e docentes, tem também os produtores, pecuarista, extensionista, fiscal, produtor de mudas das mais variadas, donos de revendas e vendedores, mas todos nasceram de uma base próxima…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 7 março 2017 às 22:30 — Sem comentários

A desconstrução das Escola de Agronomia: Um crime contra a pátria brasileira.



Alguns dias atrás um aluno de uma Ex-Escola Superior de Agricultura reclamava a falta de qualificação em maquinas motores e mecanização agrícola, falava que todo esse aprimoramento esta sendo ofertado apenas aos estudantes de engenharia agrícola. Em outro caso o aluno reclamava que ao pedir orientação em calculo de rações o professor zootecnista falava que…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 17 fevereiro 2017 às 10:00 — 39 Comentários

Agronomia, é obrigação de todos contribuir



A profissão buscar trilhar o caminho da reorganização profissional, o ano de 2017 será decisivo para isso, nesse sentido é obrigação de todos aqueles que fazem a Agronomia contribuir, seja profissional ou estudante assinem as petições, uma contribuição simbólica em defesa da Agronomia brasileira.

Petições:

Contra PL 1016/2015:…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 22 janeiro 2017 às 9:30 — 23 Comentários

Agronomia com grandes desafios em 2017

2017 será um ano de grande movimentação em nossa profissão, faça sua parte, promovam o debate, a defesa e a valorização profissional.

Avança país adentro debate sobre a proposta de um novo conselho profissional dos Engenheiros Agrônomos

Teremos o XXX CBA, Congresso Brasileiro de Agronomia de 12 a 15 de setembro em…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 15 janeiro 2017 às 20:00 — 1 Comentário

Ponto de vista: É preciso discutir o modelo de formação do Engenheiro Agrônomo

Fonte foto:http://www.emater.ro.gov.br/siteemater/noticiaview.php?id=671

Durante meus poucos anos de formado enfrentando os desafios diários, estudando e vendo inúmeros debates, e analisando o processo degenerativo da formação em Agronomia, por vezes fico a imaginar como resgatar ou…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 3 janeiro 2017 às 19:00 — 14 Comentários

Conselho Federal de Agronomia: Considerações a respeito

A agronomia vive momento crítico, a fragmentação da profissão na década de 60 e 70, e o surgimento de novos cursos de curta duração mais recente. A desconstrução das escolas de Agronomia e de sua formação plena tem fragilizado a qualidade da formação profissional, o esvaziamento de nossas entidades com o enfraquecimento das ações da defesa político profissional…

Continuar

Adicionado por Francisco Lira em 28 dezembro 2016 às 22:00 — 6 Comentários

Arquivos mensais

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço