Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Blog de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO (257)

AGORA É A VEZ DO SANEAMENTO BÁSICO

O Congresso Nacional aprovou dia 24.6.2020 o marco do Saneamento Básico, permitindo que a empresa privada possa universalizar os serviços de água e esgoto, quando 100 milhões de pessoas no Brasil não têm coleta de esgoto e 35 milhões não têm acesso à rede de água. O saneamento melhora a qualidade de vida, a educação e a produtividade. Serão…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 3 julho 2020 às 10:05 — 8 Comentários

IMAGENS DE SATÉLITE GRATUITAS DE ALTA RESOLUÇÃO

TUTORIAL de Anderson Medeiros: Como fazer Download de MDE ALOS Palsar com 12,5 m de Resolução Espacial.

Você sabia que os Modelos Digitais de Elevação (MDE) do ALOS Palsar tem resolução espacial de 12,5 metros ? Ou seja, bem melhor que as famosas imagens SRTM e também são disponibilizadas gratuitamente.

Neste vídeo…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 20 junho 2020 às 12:00 — 1 Comentário

DESERTIFICAÇÃO NO BRASIL

Segundo o site Pensamento Verde (https://www.pensamentoverde.com.br/), estudos realizados pelo PNCD e por outras entidades mostram que as principais causas da desertificação no Nordeste são o desmatamento desenfreado para utilização das terras na agropecuária, além da mineração excessiva e a…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 17 junho 2020 às 11:29 — 1 Comentário

ROTINAS EM EXCEL

A qualidade de nossos trabalhos profissionais depende de uma boa apresentação e, para isso, a Planilha Excel é insubstituível. No meu Facebook de hoje testei esse link e, apesar dos comandos estarem em inglês (no meu Excel, estão em Português), achei-o didático.

Bom…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 17 junho 2020 às 10:37 — 2 Comentários

GEOTECNOLOGIAS NA UFRRJ

Nós do curso de Engenheira de Agrimensura e Cartografia, temos o imenso prazer de convidá-los para participar deste que é o primeiro Workshop organizado por docentes e discentes do curso de Engenheira de Agrimensura e Cartografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Será gratificante contribuir para o desenvolvimento acadêmico e…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 9 junho 2020 às 10:44 — Sem comentários

A CIDADE ALÉM DA AGROVILA

Pelo fato de exercermos a nossa profissão, em sua maior parte no campo, não temos muita familiaridade com os assuntos e temas ligados às cidades, embora muitos de nós vivermos nelas. Nosso currículo também não comporta noções de urbanismo e, embora o nosso título comece pela palavra Engenheiro, só nos é permitido construir casas de até 2 pavimentos. O…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 7 junho 2020 às 13:16 — 5 Comentários

DIA DO MEIO AMBIENTE

É muito difícil explicar ao povo porque o Engenheiro Agrônomo tem de recomendar o uso de agrotóxicos nas plantações, quando a agricultura orgânica ganha cada vez mais espaço na mídia. Porque temos de desmatar certas áreas para o plantio (ainda bem que temos cerca de cem milhões de hectares de pastos degradados para não fazê-lo); ou porque ainda…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 5 junho 2020 às 9:55 — 1 Comentário

GRÁFICOS CLIMÁTICOS

Exemplo: Sorriso - MT…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 31 maio 2020 às 18:21 — 5 Comentários

COMO COPIAR IMAGEM DE SATÉLITE DO GOOGLE EARTH COM O SOFTWARE QGIS

1) Abrir o QGIS e instalar o complemento QuickMapServices > Web/QuickMapServices/Google/Google Satellite

2) Dar zoom na imagem a ser copiada (no caso, a entrada da Baía de Guanabara, Rio - RJ)

3) Sequência mostrada em fundo azul mostrada abaixo, Salvar com a extensão JPG.…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 27 maio 2020 às 10:58 — Sem comentários

DIA DO CAMPO

Hoje se comemora o Dia do Campo. Sendo assim, duas classes que a ele se dedicam merecem ser realçadas: a dos Engenheiros Agrônomos e a dos Agricultores (familiares e do agronegócio). A primeira classe, pela variada gama de saberes aplicados à Natureza para gerar trabalho e produtos, como mostro no…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 5 maio 2020 às 10:27 — Sem comentários

BOMBA ROSÁRIO

O Globo Rural de hoje (na TV) apresentou uma reportagem sobre o uso da bomba de água tipo rosário, que promove a elevação da água do poço por bombeamento manual, canos de PVC e arruelas de plástico de igual diâmetro, fixadas a intervalos iguais num cordão de linha de pesca de nylon.

A comparação do método com o tradicional…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 26 abril 2020 às 15:28 — 3 Comentários

IRRIGAÇÃO DA BANANEIRA POR GOTEJAMENTO

A banana é uma fruta de grande importância mundial e o quarto alimento vegetal mais consumido no mundo, superada pelo arroz, trigo e milho. O método de irrigação a ser utilizado depende das condições do solo, clima, topografia, suprimento hídrico disponível e aporte tecnológico do produtor. Os métodos pressurizados: aspersão, microaspersão e…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 12 abril 2020 às 22:17 — 3 Comentários

IRRIGAÇÃO POR AUTOPROPELIDO

Este sistema de irrigação é indicado para irrigação de pastagens, cana-de-açúcar, forrageiras, pomares e cereais, em área de tamanho médio a grande.

A irrigação móvel é feita por aspersão, envolve o uso de canhões hidráulicos (aspersores de grande porte) e pode ser automatizada, proporcionando a movimentação do aspersor, impulsionado pela…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 4 abril 2020 às 17:34 — 7 Comentários

VALO DE OXIDAÇÃO

Valo de oxidação é o nome de uma estação de tratamento de esgotos (ETE) muito eficiente e que na década de 60 predominava aqui na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, ainda era a CEDAE a companhia responsável mas, o sistema era tão difundido que, além de atender as pequenas comunidades, nos bairros, tinha uma oficina própria para a construção da sua…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 18 março 2020 às 10:00 — 5 Comentários

NECROCHORUME E ÁGUA DE BEBER

O temor da morte pelo Coronavírus, aquelas causadas pelas últimas enxurradas, e a qualidade da água potável no Rio de Janeiro e São Paulo pela contaminação com esgotos, tudo junto e misturado, me inspirou a trocar ideias sobre mais este tipo de causa mortis, pouco comentada pelo preconceito, religiosidade ou, mesmo, falta de informações.

A…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 16 março 2020 às 9:51 — 5 Comentários

SE ESSA RUA FOSSE MINHA

Avaliação em passeios de 835 ruas de 27 capitais mostra que nenhuma obteve padrão mínimo de qualidade (que é a nota 8 numa escala de zero a 10). A média das capitais brasileiras ficou em 5,7. São Paulo obteve a melhor avaliação (6,9), o Rio de Janeiro ficou abaixo (6,3) e Belém do Pará aparece na pior situação (4,5).

Atualmente, a calçada…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 26 fevereiro 2020 às 10:31 — 11 Comentários

ÁGUA DA CHUVA É POTÁVEL

O Globo Rural que acabei de assistir, trás uma reportagem sobre o armazenamento de água da chuva (para consumo) no semiárido brasileiro, alertando que o Governo (Ministério da Cidadania) reduziu a aplicação de recursos no antigo Programa chamado "Um milhão de cisternas", e que uma dessas cisternas (da foto acima) custa apenas R$ 3.500, 00.…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 23 fevereiro 2020 às 10:57 — 2 Comentários

JARDIM DE CHUVA

Os usuários podem reduzir a enxurrada dos arredores da sua casa, adotando uma estrutura estética e funcional chamada de Jardim de Chuva. Este jardim consta de uma pequena área situada na calçada ou próxima da casa, destinada a coletar e infiltrar a água da chuva que cai no telhado e outras áreas próximas impermeáveis. Não se trata de uma piscina ou…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 18 fevereiro 2020 às 16:43 — 9 Comentários

PARQUES LINEARES CONTRA ENCHENTES

Capitais erram em obras de prevenção de chuva

(O Globo, caderno País, Domingo 16.2.2020, pág. 16)

Para a urbanista Taícia Helena Marques, o investimento em drenagem ecológica e de baixo impacto -- isto é, sem depender dos piscinões -- é essencial em…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 16 fevereiro 2020 às 15:32 — 3 Comentários

PISCINÃO RESOLVE ?

SP NÃO RESISTE A 24 HORAS DE CHUVA

(O Globo, 11.2.2020, caderno País, pág.4)

Como reza o ditado: "Não adianta chorar o leite derramado"; no caso, a chuva (que por ser potável, vale tanto quanto o leite). No mesmo dia, à pág. 6, o  jornal diz que "Especialistas apontam que eventos extremos são o novo normal". Como subtítulo, a articulista…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 11 fevereiro 2020 às 17:46 — 4 Comentários

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço