Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Blog de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO (212)

A VOZ DO POVO

Dando uma olhada em diagonal na coluna Leitores do caderno Rio, pág. 14, da minha edição de hoje de O Globo, parei na palavra Saneamento, um texto de Fernando Leitão da Cunha, Rio.

"Qual deve ser a reação de todos os ex-presidentes ao lerem que mais de 70 milhões de brasileiros não possuem saneamento básico ? E o que dizer de…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 23 maio 2019 às 10:54 — 3 Comentários

A NECESSÁRIA MEA CULPA

Dia 24/11/2009 eu tive a honra de publicar o segundo blog mais visitado nesses 10 anos de Rede Agronomia (o primeiro, também foi meu e falava sobre a Irrigação de Pastagens por Aspersão em Malha, de 15/03/2011, com 36.799 visitas), com 18.384 exibições até hoje e cujo título era CONTAMINAÇÃO POR AGROTÓXICOS.(1)

Hoje eu volto ao tema…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 10 maio 2019 às 11:01 — Sem comentários

AGRICULTURA MOVIDA A CIÊNCIA

A vantagem de ser 'coroa' é poder acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e, com eles, a evolução da Ciência. Lembro que em 1966, último ano de Agronomia na UFRRJ, eu estagiei no Instituto de Pesquisas e Experimentações Agropecuárias do Centro Sul - IPEACS, Seropédica-RJ,  na Seção de Estatística Experimental e Análise Econômica, sob a orientação…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 24 abril 2019 às 12:18 — 1 Comentário

QUALIDADE DA ÁGUA

Este blog foi criado para ser um repositório de dados e informações sobre a qualidade da água dos mananciais, a partir de garimpagens no Google e outras fontes, por quem se dispuser a colaborar. É bom não esquecer que a Agricultura é a responsável pela retirada de 70% da água dos mananciais e, também, é uma das atividades mais poluidoras das águas,…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 21 abril 2019 às 11:28 — 8 Comentários

PRATO DO MUNDO

A alimentação em um futuro com 10 bilhões de pessoas no mundo, O Globo, 15/04/2019, caderno Sociedade, pág.18.

Museu do Amanhã inaugurou exposição "PRATODOMUNDO - Comida para 10 bilhões" no Rio de Janeiro. A mostra conta com interatividade e acessibilidade para diversos tipo de deficiência para retratar as dificuldades de…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 15 abril 2019 às 11:40 — 2 Comentários

AGRICULTURA URBANA NA SUA CALÇADA

Apesar da nossa grande população e do elevado grau de urbanização (> 85%), relativamente poucas residências no Brasil podem se dar ao luxo de ter uma calçada que considere sua. Nós sabemos que a calçada é um bem público, da Prefeitura, e que se destina prioritariamente aos pedestres, postes da rede elétrica e à arborização das ruas. Por…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 13 abril 2019 às 9:55 — 4 Comentários

CHUVAS INTENSAS NO RIO DE JANEIRO

No dia 8/2/19 (dois meses atrás) eu publiquei aqui sobre a Equação das Chuvas Intensas no Rio de Janeiro (1), que apresentou um tempo de recorrência de 3.500 anos para a chuva daquele dia.

Hoje, a Climatempo, órgão da Prefeitura do Rio, divulgou os índices da chuvarada de ontem (que resultou em 10 mortes e muitos estragos), que…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 10 abril 2019 às 10:58 — 5 Comentários

TURBINAS HIDROCINÉTICAS

Turbinas hidrocinéticas são máquinas hidráulicas destinadas à geração de eletricidade, que funcionam com o princípio dos aerogeradores.

O meu interesse profissional pelo uso da água em máquinas hidráulicas começou logo no meu segundo ano de formado, em 1968, quando fiz o Mestrado em Saúde Pública (Saneamento Básico) na Fiocruz - RJ. Foi…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 5 abril 2019 às 11:35 — 8 Comentários

FLORESTA ILUMINADA

Um vídeo do Youtube (1) com menos de 10 minutos de duração, sobre a introdução da energia solar fotovoltaica no interior do Pará (e como ela modificou a rotina e a esperança da população local), pode ser o incentivo para se pensar no desenvolvimento socioeconômico de brasileiros que vivem isolados na Amazônia e em outros locais do…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 27 março 2019 às 16:15 — 9 Comentários

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de Fevereiro de 1993.

Estatísticas da ONU mostram que 25% da população do planeta não têm acesso a água…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 22 março 2019 às 7:16 — 2 Comentários

O GUARDIÃO-MOR DA FONTE

Concordemos ou não com ele, não há como deixar de parabenizar o colega Gilberto Fugimoto pela condução desse 'barco' que completa 10 anos de exaltação à Agronomia.

Me apontem outro endereço na web que nesse prazo tenha arregimentado mais de 8.200 profissionais da mesma área de atuação.

Presente e participante desde a criação do site (por…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 20 março 2019 às 16:39 — 1 Comentário

19 DE MARÇO DIA DO ARTESANATO

Hoje, dia 19/03, é comemorado o dia do artesão. Um momento de homenagear esse profissional que encanta com trabalhos cheios de beleza e delicadeza, mas também muito valor agregado.

O artesanato pode ser definido como “um complexo de atividades de natureza manual, através das quais o homem manifesta a criatividade espontânea” (PEREIRA, 1979). As…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 19 março 2019 às 15:38 — 2 Comentários

HOMENAGEM A UM PROFESSOR

Um pequeno vídeo que encontrei hoje no meu Facebook me deixou emocionado, em especial por ser um Professor aposentado; veja a chamada abaixo e o link ao final.

"Feliz aquele que transfere o que sabe e…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 9 março 2019 às 10:50 — 2 Comentários

A EQUAÇÃO DAS CHUVAS INTENSAS NO RIO

O Globo de hoje, 8.2.19, publicou o artigo "Como chuva chegou e devastou o Rio", na página 13, com um infográfico mostrando os índices pluviométricos nos bairros e onde ocorreram os 6 óbitos de moradores. Na Rocinha foi registrada uma chuva de 164 (embora o jornal não tenha colocado as unidades de medida, o usual é que sejam milímetros por hora ou…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 8 fevereiro 2019 às 16:35 — Sem comentários

PEQUENA BARRAGEM DE TERRA

Essas obras são muito importantes na Agricultura, seja para abastecimento de água potável, geração de energia elétrica, regularização de vazão ou irrigação. A Figura abaixo mostra os elementos constitutivos de uma barragem e, ao lado, a foto de uma barragem de terra da Cemig.…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 7 fevereiro 2019 às 8:06 — 24 Comentários

CUIDE DO SEU LIXO

(Sem comentários)

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 5 fevereiro 2019 às 13:57 — 5 Comentários

DIA DO ENGENHEIRO AMBIENTAL

Parabéns, colegas e parceiros na luta pela preservação do Meio Ambiente. E que a nossa atuação evite outras tragédias ambientais como a de Brumadinho. Amém.

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 31 janeiro 2019 às 7:48 — 3 Comentários

ABASTECIMENTO PÚBLICO DE ÁGUA POTÁVEL

A revista Bio, uma publicação da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES/Rio, No. 89, Out/Dez 2018, promoveu no Rio Centro em Novembro passado um encontro inédito no Brasil para o debate da água: o Rio Water Week.

Reuniram-se ali mais de 2 mil especialistas do mundo inteiro para apresentar e discutir os…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 25 janeiro 2019 às 7:17 — 6 Comentários

OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS

Dando a minha voltinha diária no Facebook, deparei-me com este vídeo (1), cujo endereço posto ao final. Trata-se da gravação da primeira aula do Curso de Licenciamento Ambiental promovido pelo portal Geo Sem Fronteiras (www.geosemfronteiras.org) e conduzido pelo nosso colega Engenheiro Agrônomo…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 23 janeiro 2019 às 9:11 — 9 Comentários

TURISMO RURAL

Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade (1). Embora a visitação a propriedades rurais seja uma prática antiga e comum no Brasil, apenas há pouco mais…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 16 dezembro 2018 às 17:01 — 15 Comentários

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço