Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Blog de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO (172)

ASPERSÃO EM MALHA CUSTOMIZÁVEL

Em 15/03/2011 eu publiquei aqui (*) o texto Irrigação de Pastagem por Aspersão em Malha, que teve 32.641 visualizações e já me rendeu alguns projetos e consultas de fazendeiros. Entre as perguntas mais frequentes estão os diâmetros das canalizações, a potência da bomba e o…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 18 fevereiro 2018 às 15:14 — 1 Comentário

NA LANTERNA DA PRODUTIVIDADE

O Globo de hoje, 15.2.2018 o Economia, pág. 17, um artigo de página inteira da jornalista Daiane Costa com este título. Diz que um estudo da FGV mostra que o Brasil está na 50a. posição numa lista que inclui 68 países, ou seja, quase no fim da fila. Atrás, inclusive, da Argentina e da…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 15 fevereiro 2018 às 14:15 — 7 Comentários

DIMENSIONAMENTO DE FOSSA SÉPTICA

O livro mais vendido na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, há vários anos, é o "Tratamento de Esgotos Domésticos" (Eduardo P. Jordão e Constantino A. Pessôa, 8a.ed, 913p., 2017), que adquiri recentemente e ainda estou lendo.

Dentre os métodos de tratamento citados, o…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 9 fevereiro 2018 às 8:08 — 2 Comentários

31 de Janeiro - DIA DO ENGENHEIRO AMBIENTAL

Pode até parecer irônico e provocativo publicar num blog de Engenheiros Agrônomos o anúncio do dia comemorativo de uma outra classe de profissionais, que pode inclusive concorrer com a nossa. Mas o motivo (verdadeiro) é incentivar os colegas Engenheiros Agrônomos a prestarem mais atenção às…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 31 janeiro 2018 às 10:03 — Sem comentários

AGROTÓXICO MATA, DE VERDADE !

O Globo de hoje, 30.1.2018, no caderno Sociedade/Saúde, trás uma página inteira dedicada ao perigo dos agrotóxicos. Os jornalistas Patrik C. e André S. preencheram o espaço para falar do Perigo no campo.

Os pontos da reportagem que merecem destaque são os…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 30 janeiro 2018 às 9:04 — 12 Comentários

EMBARQUE NESSA PLATAFORMA

Começaram ontem à noite as aulas do curso online grátis Processamento Digital de Imagens com QGIS, ministrado pelo Professor e Geógrafo Jorge Santos, no portal Instituto Geo Sem Fronteiras.

Por já ter participado em Outubro de 2017 do Curso Licenciamento Ambiental com QGIS, no mesmo…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 24 janeiro 2018 às 7:51 — 5 Comentários

COM INFORMAÇÃO, NÃO TEM MOSQUITO

O povo está em pânico. Tem gente dormindo na porta dos postos de saúde para tomar a vacina contra a febre amarela. Outros têm envenenado macacos pensando que são eles que causam a doença. Por trás de tanta desinformação a cerca desses insetos e animais, quem sabe não estaria na hora de esclarecer a…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 17 janeiro 2018 às 9:28 — 9 Comentários

SANEAMENTO BÁSICO RURAL

Uma amiga antiga do (finado) Orkut (que antecedeu o Facebook) me pediu ajuda por ter assumido um posto técnico na ETE de uma ilha de Santa Catarina; então resolvi criar este post que tem tudo a ver com os colegas que ainda militam no meio rural.

Lembro que a Embrapa não se destaca no Brasil…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 8 janeiro 2018 às 15:54 — 24 Comentários

COMO NÃO SE APAIXONAR PELO R E SEUS PACOTES ?

Minha primeira tentativa de convencer os colegas a trabalharem com o programa R foi dia 4/12/2015 (portanto há mais de 2 anos atrás), com o post "Matematicando, tô ligado!", hoje encontrado à página No. 18 dos blogs, que teve 1.022 exibições, 9 páginas de figuras e textos (relativos à…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 10 dezembro 2017 às 14:10 — 12 Comentários

PRÊMIO AGROINNOVARE

Vamos instituir ?

Uma amiga divulgou no 'meu' Facebook hoje (Dia do Extensionista, por sinal) que uma brasileira ganhou prêmio internacional ao criar sistema de dessalinização de água com grafeno.

Aproveitei o gancho para lembrar que O Globo de hoje, aqui no Rio de Janeiro, divulgou os nomes e as…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 6 dezembro 2017 às 9:38 — 8 Comentários

UMA BOMBA NA SUA LAVOURA

Toda propriedade agrícola que se utiliza da técnica da irrigação por aspersão, pode possuir uma bomba na sua lavoura. O que você não sabe é que essa bomba pode explodir, literalmente, se não forem tomados certos cuidados na instalação; da sucção especificamente.

O problema. Essa explosão…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 1 dezembro 2017 às 17:04 — 2 Comentários

PLANEJAMENTO DE VOO COM DRONE

Os drones vieram para ficar e, entre as suas aplicações na agricultura estão a pulverização e a identificação de pragas, doenças, estresse e falhas no plantio. No cadastro ambiental rural - CAR, os drones podem ser usados para aumentar a resolução espacial (capacidade de se identificar objetos…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 1 novembro 2017 às 7:27 — 8 Comentários

CARACTERÍSTICAS FISIOGRÁFICAS DA BACIA



São aspectos físicos, geográficos e topográficos da bacia hidrográfica, que contribuem para o conhecimento do seu comportamento hidrológico. Basta inserir no ArcGIS os shapefiles dos Municípios cedidos pelo IBGE e os arquivos correspondentes das imagens de radar SRTM da Embrapa.



A sequência…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 16 setembro 2017 às 20:05 — 15 Comentários

ESTUDO DE BACIAS COM ARCMAP

Existe disponível para download uma ferramenta chamada arcSWAT (Soil and Water Assessment Tool = Ferramenta de Avaliação de Solo e Água) para ser usada no ArcGIS.

Já havia neste software uma ferramenta chamada Watershed Delineation em sua Toolbox (caixa de ferramentas), que também delineava bacias…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 2 setembro 2017 às 18:26 — 15 Comentários

MAPA DE ÁREAS DE RISCO

Cento e cinquenta e oito anos atrás, um médico chamado Dr. Snow, foi o primeiro indivíduo no mundo a utilizar uma informação geográfica para resolver um problema comunitário. No ano de 1859 ocorreu um surto de cólera em Londres que originou 578 óbitos. Marcando num mapa da cidade os locais das mortes, ele…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 28 agosto 2017 às 9:14 — 8 Comentários

ARBORIZAÇÃO URBANA

Metrópole das aves, Rio tem centenas de espécies e abriga na ruas joias de suas florestas (Ana Lúcia Azevedo, Caderno Rio, O Globo, 18/08/2017, página 18). Este artigo é o motivo do post. Ele diz que o Rio é a metrópole das aves. Único no mundo. O mar e, principalmente, a floresta proporcionam…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 17 agosto 2017 às 18:58 — 10 Comentários

POR FAVOR, PENSE DIFERENTE

Esse foi o apelo do educador e escritor norte-americano Marc Prensky à plateia lotada de educadores em evento no Rio (Museu do Amanhã) que debate o uso das novas ferramentas digitais por professores, gestores e alunos, no artigo Rumo à escola do século XXI, da série EDUCAÇÃO 360 TECNOLOGIA…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 8 agosto 2017 às 10:30 — 1 Comentário

SIG NA ANÁLISE DE RISCOS AMBIENTAIS

CREA OFERECE CURSO GRATUITO DE ARCGIS

O CREA-RJ (www.crea-rj.org.br) oferece 3.000 vagas gratuitas de Geoprocessamento, no sistema de ensino à distância (EAD), em convênio com o Coursera (www.coursera.org) e a…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 20 julho 2017 às 10:36 — 4 Comentários

COMUNICA QUE MUDA

Esse é o nome de um projeto destinado a espalhar uma série de postagens e memes nas redes sociais e refazer o monitoramento meses depois para ver se a iniciativa surtiu efeito, e consta da reportagem de Cesar Baima, de O Globo, "Questão do lixo não mobiliza redes sociais", quer foi publicada hoje, 16/07/2017,…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 16 julho 2017 às 13:01 — 20 Comentários

DRENAGEM DE CAMPO DE FUTEBOL

Depois que o Brasil sediou as últimas Copa do Mundo e Olimpíadas, cresceu o interesse pela implantação de gramados "Padrão FIFA", em que o  lindo tapete verde se deve, em grande parte, a bons projetos de irrigação e drenagem.

Quem já assistiu a um jogo de futebol debaixo de uma chuva intensa em…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 15 julho 2017 às 1:10 — 8 Comentários

© 2018   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo