Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Blog de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO -- fevereiro 2020 Arquivo (6)

SE ESSA RUA FOSSE MINHA

Avaliação em passeios de 835 ruas de 27 capitais mostra que nenhuma obteve padrão mínimo de qualidade (que é a nota 8 numa escala de zero a 10). A média das capitais brasileiras ficou em 5,7. São Paulo obteve a melhor avaliação (6,9), o Rio de Janeiro ficou abaixo (6,3) e Belém do Pará aparece na pior situação (4,5).

Atualmente, a calçada…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 26 fevereiro 2020 às 10:31 — 11 Comentários

ÁGUA DA CHUVA É POTÁVEL

O Globo Rural que acabei de assistir, trás uma reportagem sobre o armazenamento de água da chuva (para consumo) no semiárido brasileiro, alertando que o Governo (Ministério da Cidadania) reduziu a aplicação de recursos no antigo Programa chamado "Um milhão de cisternas", e que uma dessas cisternas (da foto acima) custa apenas R$ 3.500, 00.…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 23 fevereiro 2020 às 10:57 — 2 Comentários

JARDIM DE CHUVA

Os usuários podem reduzir a enxurrada dos arredores da sua casa, adotando uma estrutura estética e funcional chamada de Jardim de Chuva. Este jardim consta de uma pequena área situada na calçada ou próxima da casa, destinada a coletar e infiltrar a água da chuva que cai no telhado e outras áreas próximas impermeáveis. Não se trata de uma piscina ou…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 18 fevereiro 2020 às 16:43 — 9 Comentários

PARQUES LINEARES CONTRA ENCHENTES

Capitais erram em obras de prevenção de chuva

(O Globo, caderno País, Domingo 16.2.2020, pág. 16)

Para a urbanista Taícia Helena Marques, o investimento em drenagem ecológica e de baixo impacto -- isto é, sem depender dos piscinões -- é essencial em…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 16 fevereiro 2020 às 15:32 — 3 Comentários

PISCINÃO RESOLVE ?

SP NÃO RESISTE A 24 HORAS DE CHUVA

(O Globo, 11.2.2020, caderno País, pág.4)

Como reza o ditado: "Não adianta chorar o leite derramado"; no caso, a chuva (que por ser potável, vale tanto quanto o leite). No mesmo dia, à pág. 6, o  jornal diz que "Especialistas apontam que eventos extremos são o novo normal". Como subtítulo, a articulista…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 11 fevereiro 2020 às 17:46 — 4 Comentários

DRENAGEM URBANA

Eu sei que este assunto não é da seara do Engenheiro Agrônomo mas, se até o CREA-RJ, anos atrás, lançou um concurso para o projeto de uma Cidade Sustentável, por que eu, pegando carona no blog das Chuvas em BH, não posso dar o meu piteco ? Já abordei este tema aqui na Rede Agronomia algumas vezes tendo, inclusive, esboçado um Projeto de Drenagem…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 1 fevereiro 2020 às 14:31 — 7 Comentários

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço