Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Blog de Eduardo B. Teixeira Mendes (28)

Como fiscalizar o exercício da atividade agronômica - O exemplo do CREA/PR

Na postagem anterior eu fiz um panorama da como o CONFEA e os CREAs tratam a fiscalização de nossa profissão. Como eu disse, a maior parte dos CREAs é no mínimo omissa em não divulgar a forma que deve ocorrer a fiscalização.

Por essa razão, eu anexo a esta postagem o Manual de Fiscalização do Exercício Profissional de Agronomia, elaborado pelo CREA/PR, pois dentre todos os que eu pesquisei no Brasil é o mais completo e detalhado. Em algumas atividades justificando porque um ou…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 26 março 2017 às 3:00 — 2 Comentários

Novamente a Fiscalização do Exercício da Agronomia

Recentemente, fiz uma busca nos sites de todos os CREAs do Brasil, buscando informações sobre os procedimentos específicos adotados pelos Conselhos, para realizar a fiscalização do exercício da Agronomia.

Eu possuía uma expectativa, de que encontraria poucos subsídios, na pesquisa que estava desenvolvendo, porém a realidade foi ainda mais assustadora do que eu imaginava. De todos os 27 CREAs, somente 4 possuem manuais de fiscalização para o exercício da agronomia, 1 possui um conjunto…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 17 março 2017 às 1:25 — 17 Comentários

Vamos valorizar o trabalho do Engenheiro Agrônomo

Recebi este texto, dentro de um grupo que faço parte, já o repassei pra mais de 250 colegas e achei interessante repassá-lo aqui na rede:

"Agronomia é assim: Você paga no MÍNIMO R$ 3000,00 a 5000,00 por qualquer curso profissionalizante, uns R$ 1500,00 por mês durante 5 anos para se formar (quando curso é em instituição privada), ou um valor maior ainda para o estado caso você se formou em uma instituição pública. Passa o resto da vida participando de workshops, dias de campo,…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 26 fevereiro 2017 às 3:03 — Sem comentários

EXERCÍCIO PROFISSIONAL E O CRÉDITO RURAL

Já discuti com inúmeros colegas sobre a questão do  Crédito Rural e a obrigatoriedade ou não da participação de um profissional de Assistência Técnica elaborando um projeto, que é encaminhado à instituição financeira.

Muitos defendem ardorosamente a participação, outros apesar de entender que seria necessário, dizem que esta obrigatoriedade não existe, pois não há previsão legal no MCR. Apesar disso, em muitos estados sei que os CREAs tem feito esta fiscalização e autuado os…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 2 fevereiro 2017 às 0:14 — 36 Comentários

Escola Técnica Agrícola com inscrições abertas para seleção de professores

A Etec Astor de Mattos Carvalho, está com inscrições abertas até o dia 22 de agosto, para processo seletivo simplificado, objetivando a formação de cadastro de docentes. Na área agrícola a escola mantém os cursos de Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroindústria. 

Os interessados podem acessar o edital através do site: www.etecabralia.com.br

Entre as disciplinas que podem ser lecionadas por engenheiros agrônomos…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 15 agosto 2016 às 4:30 — Sem comentários

Governo encaminha projeto que cria o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e Industriais

O governo federal encaminhou para apreciação do Congresso Nacional na, 4, o Projeto de Lei 5179/2016, que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e Agrícolas.

Reivindicação de mais de 20 anos pelos profissionais, o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), técnico agrícola por formação profissional, organizou um grupo de trabalho no ano de 2014 com representantes de…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 18 junho 2016 às 1:52 — 6 Comentários

PARABÉNS CREA GO

É ISSO QUE PRECISAMOS COBRAR DOS NOSSOS CREAs

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 23 maio 2016 às 1:11 — Sem comentários

"Assistência técnica" oferecida por lojas......

Uma coisa que sempre deixou um pouco incomodado são os serviços de "assistência técnica" oferecido por lojas de insumos agropecuários.

Essa discussão, acaba indo diretamente a outra, que a possibilidade de emissão de receituários agronômicos, diretamente pelas lojas que vendem.

Isso me leva a uma dúvida.... Será que isso, não acaba sendo algo que contribui para a desvalorização de nossa profissão? Pois, acaba sendo uma situação muito cômoda para o cliente, pois ele ao invés de…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 8 abril 2016 às 1:06 — 33 Comentários

Esalq é eleita a 5ª melhor instituição de ensino de ciências agrárias do mundo

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros (Esalq), ligada à Universidade de São Paulo (USP) foi eleita a 5ª melhor instituição de ensino de ciências agrárias do mundo, de acordo com ranking divulgado pelo jornal semanal US News and World Report, na…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 28 outubro 2015 às 22:30 — Sem comentários

A MALDIÇÃO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Ontem para comemorar o Dia do Engenheiro Agrônomo, uma colega enviou a oração do Eng. Agrônomo. Agora eu encaminho para a leitura e reflexão de todos:

A Maldição do Engenheiro Agrônomo

Conta uma lenda que, quando Deus liberou para os humanos o conhecimento para plantar e…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 14 outubro 2015 às 0:56 — 2 Comentários

Distribuição dos Engenheiros Agrônomos no Brasil

Mapa muito Interessante divulgado pelo Agronomianet.…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 12 outubro 2015 às 5:27 — 2 Comentários

Etec Astor de Mattos Carvalho, em Cabrália Paulista promove semana técnica.

Será realizada de 8 a 11 de setembro a Semana do Técnico em Agropecuária. O evento é promovido pela coordenação de curso e será composto de palestras técnicas e oficinas destinadas a ampliar o conhecimento dos estudantes do curso Técnico em Agropecuária da Etec.

O evento é realizado em parceria com diversas instituições como a FAEF de Garça, FATEC - Pompéia, Agronomia - FIB, Polícia Militar Ambiental e SENAR - Bauru.

O evento é aberto a participação da comunidade.…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 8 setembro 2015 às 1:25 — Sem comentários

ONU vai discutir desastres naturais em Cabrália Paulista

Pela primeira vez, a Organização das Nações Unidas (ONU) discutirá, no Interior do Estado, algumas formas de enfrentar os eventos naturais extremos, cada vez mais frequentes, nas últimas duas décadas, por conta do aquecimento global, além das consequentes mudanças climáticas, em evento em Cabrália Paulista (35 quilômetros de Bauru), mais especificamente, a Escola Técnica Estadual (Etec) do município.



Há um ano, durante a plenária regional da ONU, que ocorreu no…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 13 agosto 2015 às 7:42 — Sem comentários

Responsabilidade Técnica sobre a Produção Agropecuária

Em vários momentos nesta rede discutimos várias vezes a valorização da profissão, porém uma dúvida que me incomoda... Há resoluções do CONFEA e de vários CREAs, sobre a necessidade de responsável técnico para a produção agropecuária.... 

Eu gostaria de saber dos colegas, vocês vêem uma atuação dos CREAs sobre isso? E só para lembrar, que a RT na execução de obras de engenharia é feita.... Mas e na produção agrícola????????

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 2 agosto 2015 às 1:27 — Sem comentários

ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTE

ETEC ASTOR DE MATTOS CARVALHO – CABRÁLIA PAULISTA

 

AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 038/07/2014 DE 22/12/2014.

 

O Diretor de Escola Técnica da ETEC Astor de Mattos Carvalho, da cidade de Cabrália Paulista, com fundamento no Comunicado CEETEPS-1, de 30.01.2009, publicado no DOE de…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 9 janeiro 2015 às 0:12 — Sem comentários

São Paulo estuda extinguir a Secretaria Estadual de Agricultura

Após o sucatemento completo dos institutos de pesquisa agropecuária do Estado (IAC, IZ, ITAL, IEA, IP), agora o governo do Estado de São Paulo estuda extinguir a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento como medida de Economia.

As informações são do jornal O Estado de São Paulo no link abaixo:…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 2 novembro 2014 às 0:36 — 4 Comentários

Escola Técnica recebe doação de Coleção de jornais

Recebi recentemente, doado por um colega engenheiro agrônomo uma coleção completa do antigo Suplemento Agrícola do jornal o Estado de São Paulo. 

A coleção é composta do número 1 (início da década de 1970) até o último número de 2011. 

Caso alguém tenha interesse em conhecer este material ele estará disponível na Biblioteca da Etec Astor de Mattos Carvalho, em Cabrália Paulista/SP

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 5 setembro 2014 às 0:58 — 1 Comentário

Projeto de Enxada Química

Um projeto interessante e de múltiplas aplicações desenvolvido pela Embrapa.

Eu estou usando na minha escola e o resultado está sendo muito bom.CO67.pdf

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 5 setembro 2014 às 0:54 — Sem comentários

AOS ESTUDANTES E FUTUROS ESTUDANTES DE AGRONOMIA!!! .... E MESMO ALGUNS PROFISSIONAIS FORMADOS

Eu tenho visto ultimamente muitos estudantes e até mesmo vestibulando entrando na Rede. Eu vejo isso como uma coisa ótima, pois demonstra uma busca por conhecer um pouco mais sobre esta profissão fundamental, apaixonante e ampla que é a Engenharia Agronômica.

Porém uma coisa que é curiosa é a passividade de muitos.... Parece que muita gente entra na rede na esperança de ficar somente acompanhando algumas discussões, COMO SE TIVESSEM ASSISTINDO UMA AULA.

Eu digo isso, pois na…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 24 maio 2014 às 2:09 — 9 Comentários

PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO 2014/2015 - SERÁ QUE NÃO É UMA DISCUSSÃO IMPORTANTE?

Hoje está fazendo 5 dias, que o novo Plano Agrícola Pecuário 2014/2015, também conhecido como Plano Safra foi lançado.... e curiosamente eu não vi nenhuma manifestação aqui na rede.

SERÁ QUE OS RECURSOS PARA A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA BRASILEIRA NÃO SÃO IMPORTANTE PARA SEREM DISCUTIDAS POR NÓS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS????

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 24 maio 2014 às 1:40 — 1 Comentário

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo