Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Blog de Eduardo B. Teixeira Mendes (39)

Assembléia da CONFAEAB

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – CONFAEAB de conformidade com as Disposições Estatutárias, convoca todas as Entidades Filiadas para a reunião de Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se em primeira convocação às 09:00 horas e em segunda convocação as 10:00 horas do dia 10 (quinta-feira) de maio de 2018, na sala/sede Administrativa da CONFAEAB situada na SEPN 508 – Bloco “B” – 3º…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 2 maio 2018 às 0:31 — Sem comentários

Vamos valorizar nossa profissão!!!

Uma das reclamações mais comuns que muitos Engenheiros Agrônomos fazem é que eles não se sentem valorizados.



Nesta rede que reúne, próximo de 8.000 profissionais e estudantes de Ciências Agronômicas vemos que a participação é sempre muito pequena, os debatedores das postagens em geral são sempre os mesmos.



Vamos discutir o dia a dia de nossa profissão, que é uma das mais fundamentais para o sustento da vida e da saúde no país e no planeta.



Precisamos discutir,… Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 28 janeiro 2018 às 23:45 — 40 Comentários

Como não financiar o agronegócio

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 22 janeiro 2018 às 15:20 — 3 Comentários

Engenheiros Agrônomos: Vamos nos atentar com nossa saúde

Atualmente quando a febre amarela, ocupa as manchetes de inúmeros jornais, porém devemos pensar e lembrar que existem muitos outros riscos que os profissionais que lidam no campo devem se atentar....

Quando trabalhamos no campo, estamos sempre expostos a uma série de riscos, que vão desde pequenos ferimentos a doenças extremamente sérias. Devemos nos atentar a moléstias infecciosas, que não são comuns…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 18 janeiro 2018 às 11:21 — 3 Comentários

Dia de Controle da Poluição por Agrotóxicos

O Brasil, em números absolutos é o maior usuário de produtos fitossanitários, também conhecidos por agrotóxicos, do mundo. Apesar desta condição em muitos casos ser veiculada como um fator deletério é necessário que levemos em consideração dois fatores:

1.O tamanho da área agricultável é uma das…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 11 janeiro 2018 às 10:30 — 10 Comentários

Uma notícia que precisa ser debatida

Engenheiros estrangeiros devem ter entrada mais rápida no Brasil

Esta notícia foi veiculada hoje pela folha de São Paulo e devemos debate-la fortemente. Principalmente no momento em que o Sistema CONFEA/CREA em todo o Brasil encontra-se em pleno processo…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 17 outubro 2017 às 1:30 — 11 Comentários

Parabéns ao Fernando Cardoso Penteado

Hoje se comemora os 103 anos do Engenheiro Agrônomo mais velho em atividade no Brasil, o Eng Agrônomo Fernando Cardoso Penteado. Formado na ESALQ, na turma de 1936, continua em plena atividade produtiva, na gestão de fazendas e de fundações de apoio a pesquisa.

A idade avançada não é sinônimo de velhice, mas de experiência acumulada ao longo de décadas dedicadas ao Agronegócio Brasileiro

Formatura em 1936…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 20 setembro 2017 às 15:29 — 1 Comentário

COMO VALORIZAR A PROFISSÃO?????

SERÁ QUE ESSA É UMA ALTERNATIVA?????

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 5 setembro 2017 às 10:34 — 1 Comentário

Associação de Empresas de Planejamento e Serviços Técnicos Rurais do Estado de São Paulo

No último dia 07 de julho, foi criada a APAESP - Associação de Empresas de Planejamento e Serviços Técnicos Rurais do Estado de São Paulo, que é uma entidade criada para congregar as empresas que atuam neste setor. Estiveram reunidas mais de diversas empresas, desde pequenas empresas até multinacionais do setor de consultoria e prestação de serviços rurais. 

A assembléia de constituição da Associação, ocorreu na cidade de Bauru,  localizada no centro do estado de São Paulo. Nesta…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 18 julho 2017 às 11:28 — 2 Comentários

CONSTRUÇÃO DE UMA JUSTIFICATIVA TÉCNICA E LEGAL PARA A EXIGÊNCIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA NAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS

Por diversas vezes discutimos aqui nesta rede a necessidade da participação dos engenheiros agrônomos no acompanhamento da produção agropecuária. Existem sempre inúmeras justificativas sejam de produtores ou de órgãos públicos para dispensarem a intervenção de um profissional de agronomia.
Sempre que o sistema CONFEA/CREA apresenta um parecer ele é baseado somente na legislação profissional.

Será que não existem outras legislações que poderiam basear essa exigência????

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 16 junho 2017 às 11:18 — 73 Comentários

Como fiscalizar o exercício da atividade agronômica - O exemplo do CREA/PR

Na postagem anterior eu fiz um panorama da como o CONFEA e os CREAs tratam a fiscalização de nossa profissão. Como eu disse, a maior parte dos CREAs é no mínimo omissa em não divulgar a forma que deve ocorrer a fiscalização.

Por essa razão, eu anexo a esta postagem o Manual de Fiscalização do Exercício Profissional de Agronomia, elaborado pelo CREA/PR, pois dentre todos os que eu pesquisei no Brasil é o mais completo e detalhado. Em algumas atividades justificando porque um ou…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 26 março 2017 às 3:00 — 2 Comentários

Novamente a Fiscalização do Exercício da Agronomia

Recentemente, fiz uma busca nos sites de todos os CREAs do Brasil, buscando informações sobre os procedimentos específicos adotados pelos Conselhos, para realizar a fiscalização do exercício da Agronomia.

Eu possuía uma expectativa, de que encontraria poucos subsídios, na pesquisa que estava desenvolvendo, porém a realidade foi ainda mais assustadora do que eu imaginava. De todos os 27 CREAs, somente 4 possuem manuais de fiscalização para o exercício da agronomia, 1 possui um conjunto…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 17 março 2017 às 1:25 — 17 Comentários

Vamos valorizar o trabalho do Engenheiro Agrônomo

Recebi este texto, dentro de um grupo que faço parte, já o repassei pra mais de 250 colegas e achei interessante repassá-lo aqui na rede:

"Agronomia é assim: Você paga no MÍNIMO R$ 3000,00 a 5000,00 por qualquer curso profissionalizante, uns R$ 1500,00 por mês durante 5 anos para se formar (quando curso é em instituição privada), ou um valor maior ainda para o estado caso você se formou em uma instituição pública. Passa o resto da vida participando de workshops, dias de campo,…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 26 fevereiro 2017 às 3:03 — Sem comentários

EXERCÍCIO PROFISSIONAL E O CRÉDITO RURAL

Já discuti com inúmeros colegas sobre a questão do  Crédito Rural e a obrigatoriedade ou não da participação de um profissional de Assistência Técnica elaborando um projeto, que é encaminhado à instituição financeira.

Muitos defendem ardorosamente a participação, outros apesar de entender que seria necessário, dizem que esta obrigatoriedade não existe, pois não há previsão legal no MCR. Apesar disso, em muitos estados sei que os CREAs tem feito esta fiscalização e autuado os…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 2 fevereiro 2017 às 0:14 — 36 Comentários

Escola Técnica Agrícola com inscrições abertas para seleção de professores

A Etec Astor de Mattos Carvalho, está com inscrições abertas até o dia 22 de agosto, para processo seletivo simplificado, objetivando a formação de cadastro de docentes. Na área agrícola a escola mantém os cursos de Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroindústria. 

Os interessados podem acessar o edital através do site: www.etecabralia.com.br

Entre as disciplinas que podem ser lecionadas por engenheiros agrônomos…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 15 agosto 2016 às 4:30 — Sem comentários

Governo encaminha projeto que cria o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e Industriais

O governo federal encaminhou para apreciação do Congresso Nacional na, 4, o Projeto de Lei 5179/2016, que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e Agrícolas.

Reivindicação de mais de 20 anos pelos profissionais, o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), técnico agrícola por formação profissional, organizou um grupo de trabalho no ano de 2014 com representantes de…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 18 junho 2016 às 1:52 — 6 Comentários

PARABÉNS CREA GO

É ISSO QUE PRECISAMOS COBRAR DOS NOSSOS CREAs

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 23 maio 2016 às 1:11 — Sem comentários

"Assistência técnica" oferecida por lojas......

Uma coisa que sempre deixou um pouco incomodado são os serviços de "assistência técnica" oferecido por lojas de insumos agropecuários.

Essa discussão, acaba indo diretamente a outra, que a possibilidade de emissão de receituários agronômicos, diretamente pelas lojas que vendem.

Isso me leva a uma dúvida.... Será que isso, não acaba sendo algo que contribui para a desvalorização de nossa profissão? Pois, acaba sendo uma situação muito cômoda para o cliente, pois ele ao invés de…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 8 abril 2016 às 1:06 — 33 Comentários

Esalq é eleita a 5ª melhor instituição de ensino de ciências agrárias do mundo

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros (Esalq), ligada à Universidade de São Paulo (USP) foi eleita a 5ª melhor instituição de ensino de ciências agrárias do mundo, de acordo com ranking divulgado pelo jornal semanal US News and World Report, na…

Continuar

Adicionado por Eduardo B. Teixeira Mendes em 28 outubro 2015 às 22:30 — Sem comentários

© 2018   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo