Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Mais uma História de Luta da Agronomia

Desde 2012 a Rede Agronomia vem acompanhando o Projeto de Lei 3423 /2012, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que pretende autorizar o biólogo a exercer a responsabilidade técnica pela produção, beneficiamento, reembalagem ou análise de sementes em todas as suas fases.

Já em agosto de 2012 havíamos denunciado a iniciativa em Projeto de Lei autoriza biólogo a ser responsável técnico em produç...Imediatamente houve uma reação aqui na Rede. Mobilizamos para a enquete promovida pela Câmara dos Deputados e invertemos a tendência de aprovação em: Mudamos Enquete da Câmara!  Além  disso, criamos uma Petição Contra PL 3423/2012 que já recebeu, até hoje, mais de 7.600 assinaturas (e ainda continua aberta!). 

Em novembro de 2012, quando a Petição contava com 6.500 assinaturas, a petição foi protocolada e divulgada em Protocolada Petição contra PL 3423.  

Mas sempre ficava uma dúvida se o documento foi realmente entregue, se não foi extraviado em alguma gaveta ou escaninho. Além disso, nos questionamos se contribuiu para produzir algum resultado positivo. Entretanto essas dúvidas se dissiparam quando recentemente descobrimos na página de despacho do PL na Câmara: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposi..., o seguinte despacho:

06/12/2012

COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES ( CCP )

  • À CAPADR cópia do Ofício AEARJ 035-2010 - Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro encaminhando assinaura de cidadãos que se opõem a este.

O PL 3423/2012 já passou por 3 Comissões da Câmara para análise. Coincidência ou não apenas na CAPADR, o PL foi rejeitado!

Afinal Vencemos?

Não é tão simples. O processo legislativo, até pela questão democrática, é muito lento e complexo. Apesar de termos ganhado uma batalha, já naquela época sabíamos que ainda haveria muita luta pela frente. 

Neste momento o PL encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), provavelmente a última antes de ser encaminhada à mesa diretora para aprovação. Além disso o CFBio tem patrocinado uma Petição a favor do mesmo PL.  

Essa história mostra que é preciso uma grande mobilização da Agronomia em nível Nacional para estarmos atentos aos diversos e frequentes ataques ao espaço e atribuições da Agronomia.

A Petição continua aberta. Participe!

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=PL3423

E aí, qual sua contribuição para a (des)valorização da Agronomia?

Exibições: 86

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Mario Sergio Alves de Godoy em 7 abril 2017 às 12:12

Ao mesmo tempo que percebo estar a nossa Democracia ficando cada vez mais direta (com enquetes de opinião abertas pelo próprio Senada/Câmara), ainda é comum os congressistas, de uma hora pra outra, de acordo com a conveniência, desengavetar um Projeto e votar rapidinho... Somos contrários, mas respeitamos o CBF e não acreditamos que eles serão sorrateiros, senão que queiram seus anseios (eventualmente) aprovados pelas vias democráticas mais transparentes. MAS, e preciso "estar alerta" e agradecemos a AEARJ/Rede Agronomia esta postura de vigilância.

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 3 abril 2017 às 14:11

Eu lembro dessa luta sim meu amigo Gilberto.

A AEARJ foi protocolar nossa Petição ocasião em que estive em Brasilia para Assembleia da CONFAEAB.

Porque não ativamos novamente a petição para mostrar a CFB que estamos atentos e vamos reagir.

Vamos exercitar nossa força em rede e chegar mais pertos dos estudantes de Agronomia através dos nossos colegas professores.

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo