Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Existe disponível para download uma ferramenta chamada arcSWAT (Soil and Water Assessment Tool = Ferramenta de Avaliação de Solo e Água) para ser usada no ArcGIS.

Já havia neste software uma ferramenta chamada Watershed Delineation em sua Toolbox (caixa de ferramentas), que também delineava bacias hidrográficas a partir de uma série de comandos aplicados em arquivos tipo SRTM que a Embrapa disponibiliza para todo o Brasil em sua página (https://www.cnpm.embrapa.br/projetos/relevobr/download/).

A SWAT, além de delimitar a(s) bacia(s) com mais facilidade e precisão, tem recursos para o estudo das descargas e até mesmo das perdas de solo por erosão (a tal USLE), que os especialistas em solo conhecem bem.

Na Figura acima mostro a barra de ferramentas que é incorporada ao Menu depois que baixamos o complemento e a janela que comanda a Delimitação da Bacia. A entrada que merece mais atenção fica na etapa da Definição do Córrego (Stream Definition), que regula a densidade de drenagem. Usei o valor 500 ha no caso que mostro na Figura abaixo.

Exibições: 76

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 4 setembro 2017 às 17:46

Boa tarde, Manoel Sant´Anna. Não esperemos tanto da Embrapa. Mostrei o link do vídeo que ensina a usar o ArcSWAT, e na internet há dezenas de outros. Já o ArcGIS é um software pago e não tem nada a ver com o nosso órgão de pesquisa. Eles mal conseguem passar para a Extensão Rural parte das suas descobertas (que, diga-se de passagem são muitas). Nós, Engenheiros Agrônomos, é que precisamos 'correr atrás' de atualização, para desempenharmos melhor nossas funções que, também, não são poucas. Um abraço.

Comentário de Manoel José Sant´Anna em 4 setembro 2017 às 16:49

Boa tarde colega José Luiz!. Grande contribuidor deste grupo!. Prezado amigo nós contribuintes, creio que um dos maiores do mundo!. Podemos "pedir", não exigir, mas foi nosso o dinheiro da pesquisa!?!?. Que a Embrapa envie instruções de como utilizar o Swat, e o ArcGIS, afinal as prefeituras hoje criaram o Depto Ambiental, visto sua importância!. E esperamos que não seja apenas para usar como mais um elemento de arrecadação!. Tal capacitação seria para evitar novos desastres como o de Mariana / MG, sem dizer sobre outras utilidades!.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 3 setembro 2017 às 18:32
AGROMETEOROLOGIA DOS CULTIVOS
http://www.inmet.gov.br/portal/css/content/home/publicacoes/agromet...
(Mais uma oportunidade do uso de mapas na nossa profissão)
Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 3 setembro 2017 às 18:08

O QUE OS MAPAS TEM A VER COM O PLANEJAMENTO AGRÍCOLA ?

http://mundogeo.com/blog/2000/02/02/a-importancia-do-geoprocessamen...

(Tudo. Ora bolas! No artigo, esqueceram do CAR.)

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 3 setembro 2017 às 10:33

COMO FAZ ?

https://youtu.be/jDRmf7zGjVo

(vídeo de Danielle Bressiani, 35 min)

P.S. - O mapa da Figura anterior refere-se ao município de Aracruz - ES.

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo