Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Povos rurais se reúnem em conferência nacional de Ater, em Brasília

A Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural acontece entre os dias 31 de maio e 3 de junho, em Brasília. Na programação, uma feira de produtos da agricultura familiar e atrações culturais.
 
Entre 31 de maio e 3 de junho acontece a 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater). Mais de mil pessoas de todo o país estarão na capital federal para discutir os rumos da política de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os próximos anos, sob o lema “Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis”.
 
Coordenado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), o ciclo de conferências começou em outubro de 2015 e teve a participação de mais de 40 mil pessoas de todos os estados brasileiros. As discussões abordam seis eixos: Sistema Nacional de Ater, Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, Formação e Construção de Conhecimento na Ater, Ater e Mulheres Rurais, Ater e Jovens Rurais; e Ater e Povos e Comunidades Tradicionais.
 
Além das mesas de debate, plenárias e votações, a conferência traz também a MANDALA – Mostra Cultural da 2ª Cnater, com 18 atividades culturais do rural em todo o país, selecionadas por chamada pública. São shows, espetáculos, exposições e oficinas. Outro destaque é a Feira Saberes e Sabores da Agricultura Familiar, onde 38 empreendimentos do Distrito Federal e entorno vão expor seus produtos saudáveis, sustentáveis e agroecológicos.
 
O paraibano Chico César se apresenta na noite do dia 1º de junho, já a paraense Dona Onete se apresenta dia 2. Juntos, os artistas são os convidados que vão trazer a cultura dos povos do Campo, das Águas e das Florestas em dois grandes shows. O acesso às atrações culturais e à feira é livre, gratuito, sujeito à capacidade máxima do local do evento.

Exibições: 140

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Hemerson Fernandes Calgaro em 13 junho 2016 às 12:35

Nos dias 7 e 8, José Carlos Rossetti, coordenador da CATI, esteve em Brasília (DF) para participar da 27.ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Empresas de Extensão Rural (Asbraer).

Com a presença de autoridades do setor da agricultura familiar e assistência técnica e extensão rural, dos poderes executivo e legislativo, incluindo 24 dirigentes das respectivas unidades da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Brasil, a assembleia, dirigida pelo presidente da Asbraer e da Emater-DF, Argileu Martins, teve como objetivo discutir o papel da extensão rural para a construção de soluções às crises econômica e política.

Para José Carlos Rossetti, o encontro foi uma oportunidade de estreitar o relacionamento junto às instituições de assistência técnica e extensão rural. ?Sem dúvida, pudemos conhecer e apresentar experiências exitosas e discutir aspectos importantes de nosso trabalho como extensionistas, bem como planejar novas formas de atuação.?

Argileu Martins agradeceu a participação de cada autoridade presente e convidou a todos a mostrar para o governo federal que quem faz, de fato, as políticas públicas são os estados e municípios. ?Não conseguimos implementar as políticas públicas, neste País, sem a estrutura dos estados. A negociação dentro do importante espaço do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura é fundamental. Aqui, nesta assembleia, e em outros espaços, teremos sempre de demonstrar o que são as Ematers do Brasil. Sem elas, não há política de assistência técnica e extensão rural possível. E contamos com cada um de vocês para o fortalecimento dessas instituições?.

Durante a Assembleia, as associadas da Asbraer aprovaram o desenvolvimento de uma plataforma para oferecer cursos de qualificação aos extensionistas rurais e demais profissionais ligados à assistência técnica e extensão rural (Ater). O projeto também prevê a criação de rede social exclusiva para aumentar a troca de experiências entre os profissionais espalhados pelo país e a disponibilização de aplicativos que auxiliam nas atividades da extensão rural. "A inovação é uma das principais características da extensão rural. Por isso, é importante também criar essas oportunidades", avalia o diretor-executivo da Asbraer, Lúcio Valadão. O novo ambiente da web será vinculado ao site da Asbraer e pretende inovar na forma de interação.

Outros assuntos também foram abordados como apreciação do parecer do Conselho Fiscal sobre as contas de 2015; avaliação do Momento Inovação na Agropecuária; propostas de parcerias com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; contrato de gestão da Anater; propostas do Plano Safra 2015/16 MDA/SAF; 2.ª Cnater; indicadores de resultado de Ater; assuntos gerais da Asbraer.

Mais informações: www.asbraer.org.br.

Comentário de Gilberto Fugimoto em 2 junho 2016 às 10:18

Seria bom que algum colega que estiver participando pudesse dar os informes da Conferencia

© 2018   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo