Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Olá amigos da agronomia, Alegro-me e agradeço por ter sido bem recebido neste simpático grupo da Agronomia. Vejo que a maioria é de jóvens, mas, apesar de meus 43 anos de efetivo exercício profission…

Olá amigos da agronomia,

Alegro-me e agradeço por ter sido bem recebido neste simpático grupo da Agronomia. Vejo que a maioria é de jóvens, mas, apesar de meus 43 anos de efetivo exercício profissional, vejo também que posso oferecer a minha amizade e alguma coisa da minha experiência profissional, que poderá ser útil aos jóvens colegas. Nesse sentido, peço licença para divulgar aqui algumas obras que produzi e que podem ser do interesse de alguém do grupo. Trata-se de dois livros sobre perícia no campo da agronomia. Para terem algumas informações sobre os livros, favor acessar: eliezer space blog.com.br.

Como sei que o tema é de interesse de todos, tomo a liberdade de passar a vocês uma parte extraída do texto de um desses livros (Perícia agronômica: elementos básicos), algumas informações sobre a agronomia.

"Ressalta-se  que a agronomia tem ampla diversidade de atribuições, respeitados os limites do artigo 5º da Resolução 218 e Resolução 1010/07 do CONFEA. Além dos trabalhos mais óbvios da profissão, como os ligados a agricultura geral, zootecnia, horticultura, fruticultura, solos, mecanização, construções rurais, etc., são também atribuições do engenheiro agrônomo os trabalhos profissionais de planejamento, assistência técnica, consultoria, análise de viabilidade técnica e econômica, perícia, ensino, pesquisa e extensão relacionados às atividades acima citadas, assim como a armazéns e armazenagem, tecnologia de alimentos, irrigação e drenagem, ecologia, dendrometria, inventário florestal, estudos e avaliação de espécies animais e vegetais, formação, recuperação e manejo de pastagens, alimentação e reprodução de animais, melhoramento genético de plantas e animais.

 

Entretanto, é preciso reconhecer que outras profissões têm atribuições em áreas de sombreamento com a agronomia, quais sejam: engenharias agrícola, civil, florestal, de alimentos, zootecnia, veterinária, agrimensura, economia, administração, biologia, geografia, meteorologia, etc. Todas essas profissões, além das suas respectivas atribuições específicas, só podem atuar dentro dos limites onde o objetivo da perícia lhe diz respeito profissionalmente, em razão das atribuições que a lei lhes confere, sob pena de nulidade jurídica do trabalho daquele profissional não legalmente habilitado, além de outras cominações legais. Assim, por exemplo, tanto o engenheiro florestal como o engenheiro agrônomo podem atuar conjunta ou separadamente, em casos de sinistro florestal, inventário florestal ou avaliação de glebas ou imóveis constituídos de florestas. Porém, em se tratando do todo de um imóvel, que além de florestas contenha pastagens, culturas anuais, animais e construções afins, só o engenheiro agrônomo pode atuar tecnicamente sobre a totalidade das partes desse imóvel. Eis que o engenheiro florestal deve limitar sua atuação somente às áreas cujos fatos em questão dizem respeito à florestas, tanto em situações passadas, presentes ou futuras, como: desmatamento, inventário florestal, planejamento e/ou implantação de projeto de reflorestamento ou de manejo sustentável de floresta natural, indústria madeireira ou de papel e celulose." Fonte: CARVALHO, Eliezer Furtado de. In Perícia agronômica: elementos básicos, Gráfica e Editora Vieira. Goiânia, 2001, p. 61.   

SDS.

Eliezer

Exibições: 491

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Eran Paulo Rodrigues em 9 fevereiro 2015 às 13:49

Saudações caro colega,

Gostaria de adquirir o livro "Perícia Agronômica e Ambiental". Já tentei fazer contato pelo blog, mas não obtive resposta. Abraço!

Comentário de Eliezer Furtado de Carvalho em 13 janeiro 2012 às 11:19

Olá colega João Flôres,

O livro "Perícia agronômica: elementos básicos" está com sua 1ª edição esgotada e, por isso, não se encontra disponível nas livrarias, porém, eu ainda tenho alguns exemplares disponíveis, para atender aos pedidos dos colegas. Para adquirir o livro, basta depositar o valor  de R$ 90,00, na conta corrente 20.865-5, agência 1126-6, do Banco do Brasil e passar o comprovante de depósito, juntamente com o seu endereço para entrega, que será enviado imediatamente.

Fico aguardando e agradeço pelo contato e pela compra do livro.

SDS.

eliezer 

Comentário de joão carlos flôres em 13 janeiro 2012 às 10:57

Olá colega Eliezer

Tbém já tenho muitos anos nesta nossa jornada profissional e continuo muito interesado em novos conhecimentos, já que continuo  " na Ativa ".

Gostaria de saber como adquirir o livro : Perícia agronômica : elementos básicos.

Saudações agroecológicas

joão flôres

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço