Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Minha turma (UFRRJ - ENA - Engenharia Agronômica) completou ontem 50 anos de formatura. Nesse meio século de conclusão de curso, antecedido pelos quatro anos mais felizes da minha vida, como frequentador do campus mais bonito do Brasil e a companhia de mais de cem colegas e excelentes Professores, sinto-me feliz por ter presenciado  mudanças importantes na história do Brasil. Entre elas, posso citar: a) a criação da Embrapa, ali no 'quintal de casa'; b) os primeiros estudos da fixação biológica de Nitrogênio do ar por bactérias noduladas nas raízes (era comum encontrar no campus a Dra. Johanna Dobereiner, cujo laboratório ficava do outro lado da estrada); c) a fabricação no País dos primeiros microcomputadores (as calculadoras eram mecânicas e de manivela) e da fotografia digital;  d) a criação de Profissões novas como, p.ex.: Eng. Florestal, Zootecnia, Eng. Agrícola, Eng. de Alimentos e outras; e) o aproveitamento do Cerrado para agricultura de larga escala; f) a chegada dos primeiros pivôs-centrais e da implantação da técnica de irrigação por gotejamento; e muita coisa mais.

Exibições: 353

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 4 abril 2017 às 19:18

Obrigado pela parte que me toca, colegas Manoel e Arruda. Retribuo o abraço do primeiro e agradeço a referência à minha cidade de origem, ao segundo. A novela das nove (A Força do Querer) está aí mesmo para eu matar as saudades de Belém (pelo menos, até o 14o. capítulo).

Comentário de Manoel José Sant´Anna em 4 abril 2017 às 18:42

Boa tarde colegas, veja como o tempo passou!?. Sequer deu para perceber!?. Mas uma profissão, seja ela qual for, se abraçada com seriedade e honradez sempre é um motivo de orgulho!?. E cada vez que somos avaliados e medidos, nossa memória volta a aqueles momentos de muitos sacrifícios, mas também de muitos aprendizados!?. Professor Beduschi, um grande mestre, com ele aprendemos muito sobre máquinas e motores!?. Sua especialidade, talvez nem ele saiba, mas seus fundamentos, fizeram com que na prática consegui-se regular atomiza dores de BV, e UBV, Barras de todas as formas, além de aviões agrícolas, e bombas costais!. Já completei meus 45 anos de formado, e caminho também para os 50 anos, e quero fazer mais agora no mercado de regularizações ambientais. Então sou seu colega Dr Couto, e com o mesmo orgulho em ser Engenheiro Agrônomo, ainda não fiquei rico, mas honrado, e abraçando-lhe pela passagem!.

Comentário de José Arruda Neto em 4 abril 2017 às 16:21

Parabéns, orgulho do Pará.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 14 dezembro 2016 às 15:25

Boa tarde, Manoel. É sempre bom espichar a conversa com gente observadora como você. A carreira do Beduschi, como pode ver no currículo dele, foi quase toda voltada para a Mecanização Agrícola. Ao contrário da minha, quase toda voltada para as disciplinas que lidam com a água: Hidráulica, Hidrologia, Irrigação, Drenagem e Saneamento. Isso aconteceu principalmente por 2 motivos. Assim que saí do INCRA (o meu primeiro emprego), fui para a HIDROESB - Hidrotécnica Saturnino de Brito S.A., de parentes do grande Sanitarista, e que só trabalhava com água. Logo em seguida, comecei a lecionar na Rural, onde conheci um colega de Departamento que era Hidrólogo e, com ele, aprendi quase tudo o que sei de Hidrologia. Além do mais, por ser nascido na Amazônia (Belém-PA), a água me acompanha desde pequenininho.

Comentário de Manoel José Sant´Anna em 14 dezembro 2016 às 12:54

Boa tarde de novo, acho que vamos espichar a conversa José Luiz, são bem poucos os colegas que se aprimoram nesta sua especialização, em Hidrologia e hidráulica. Se pedir a um recém formado montar uma planilha, de uma bacia de contribuição para um barramento, ou travessia, e insistir que deveria usar o método de I´Pay´Woo, não o método Racional, ele vai pensar que como Agrônomo você tá falando em Grego!. Mas não aprendi isto com o Prof. Beduschi não!.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 14 dezembro 2016 às 8:45

Manoel,

Na foto que compartilhei, como pode ver, o Beduschi é o terceiro da esquerda para a direita e o de terno, Luiz Freire (organizador do encontro) é de uma turma depois da minha. Quanto ao que disse sobre aposentadoria, você tem toda a razão. De fato, nunca me considerei 'de pijamas' como sugere o nome. Até 2 anos atrás, eu trabalhava fora de casa, na empresa de Consultoria em Engenharia Hidráulica e Sanitária de um amigo meu aqui do Rio de Janeiro. Fui dispensado por causa da crise, mas pretendo continuar na ativa. Quando eu era Professor da UFRRJ, cheguei a publicar cerca de dez apostilhas mas, infelizmente, nenhum livro. Um abraço.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 14 dezembro 2016 às 8:36

Uma das centenas de fotos tiradas por colegas e familiares dos Engenheiros Agrônomos da UFRRJ que completaram 50 anos de formatura no último dia 10.12.2016, após almoço de comemoração no campus de Seropédica-RJ. Eu estou em pé à direita, atrás do 'japonês' (sentado) e sem óculos.

Comentário de Manoel José Sant´Anna em 14 dezembro 2016 às 8:33

Bom dia colegas, amigo José Luiz, 50 anos uma vida!. Tenho a certeza de que absorve muitas experiências, e são recursos que jamais pensou em guardar só pra ti!. Por isto não acredito quando alega estar aposentando!. Um homem por tudo que vive e faz, ainda pode se completar escrevendo o seu livro!. Ainda não escrevi o meu!.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 14 dezembro 2016 às 8:02

Francisco,
Obrigado por suas palavras, pela amizade e pela persistência em postar na Rede Agronomia. Apesar da aposentadoria precoce, eu tenho orgulho do que consegui produzir profissionalmente. Um abraço.

Manoel,
O Beduschi, para mim, foi uma grata surpresa e mostra um Currículo invejável. Nesse último encontro na UFRRJ comemorativo dos 50 anos de formatura, nos brindou com o seu livro (acho que já é o décimo) "Memória Fotográfica das Reuniões da Turma ENA-66". Um abraço.

Comentário de Francisco Lira em 13 dezembro 2016 às 19:24

Parabéns ao nosso ilustre colega  José Luiz por essa comemoração tão importante e pela bagagem profissional de excelência e continue a nos premiar com suas postagens de alta qualidade técnica.

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço