Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 14 agosto 2017 às 17:48

Mais uma tartaruga, vitima do seu descaso com o mar.

Coitada !

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 7 agosto 2017 às 10:02

A imagem fala por si.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 31 julho 2017 às 15:45

VOLTANDO À VACA FRIA

(O lixo nos oceanos)

Se esta baleia morreu por essa causa, outras poderão seguir o mesmo caminho.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 13 julho 2017 às 14:46

FUNDO DO MAR EM 3 D

O R também permite visualizar a topografia do fundo do mar em três dimensões, com dados de sondagem topobatimétrica, como mostra o exemplo abaixo:

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 8 julho 2017 às 19:23

ECOBATÍMETRO

O ecobatímetro é um aparelho utilizado para sondagem que se baseia na medição do tempo decorrido entre a emissão de um pulso sonoro, de frequência sônica ou ultrassônica, e a recepção do mesmo sinal após ser refletido pelo fundo do mar, lagoa, ou leito de rio. O tempo que o som leva entre o momento de sua emissão e o de sua recepção determina a profundidade entre a superfície da água e o leito do canal. Também chamado de eco-sonda.

Este método é também usado, para efetuar a medição de nível em reservatórios e mesmo, do fundo dos oceanos.

A velocidade do som é uma função da temperatura T, salinidade S e pressão p e varia ente 1400 m/s e 1600 m/s. No oceano aberto, ela é influenciada pela distribuição de T e de p, mas nem tanto pela de S. Ela diminui com o decréscimo de T, p e S. Supondo que seja 1500 m/s, num dado local; se um impulso sonoro leva 0,013 s para ser refletido, multiplicando este valor por 1500 m, resulta em 20 m a distância mas, considerando só a ida, a profundidade local seria de 20 ÷ 2 = 10 m.

No caso dos rios e canais, essa profundidade, medida ao longo da seção transversal do curso d´água, permite o traçado da área molhada que, multiplicada pela velocidade média da água, dá origem à vazão ou descarga: Q = A*V. Nos oceanos, principalmente próximo à costa, serve para orientar a navegação e o projeto de lançamento de emissários submarinos de esgotos, além de outros usos (como cabos submarinos, fibras óticas e correntes marinhas).

O traçado do perfil do fundo, com o pacote 'oce' e dados de eco-sonda, são mostrados, no R, com os comandos (letras em vermelho) da figura abaixo. 

ECOSONDA BIOSONICS

Companheiro, se você não quiser ser picado pela mosca azul, como eu fui, é melhor parar de ler este texto. Eu comecei com a simples lembrança do Dia Mundial dos Oceanos, fui colocando molho no macarrão e, na leitura de um Manual do pacote 'oce' do R (pág.382), vi a chance de fazer o download gratuito do software BioSonics (http://www2.biosonicsinc.com/) para uso de Eco-sonda.

Entre as suas funções, o Manual do programa diz que ele faz:

1) Configuração e controle de uma eco-sonda;

2) Visualização dos dados coletados (em tempo real, inclusive a localização de cardumes); e

3) Manuseio dos dados, por outros softwares.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 6 julho 2017 às 16:44

MANUAL DO PACOTE OCE

(destinado aos oceanos)

https://cran.r-project.org/web/packages/oce/oce.pdf

Ele tem 614 páginas.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 5 julho 2017 às 18:53

VOLTANDO AO R

Com apenas 4 linhas de comando, o R desenha 4 mapas:

1) Variação da temperatura da água do mar, T (oC);

2) Salinidade da água do mar (S);

3) Profundidade (a partir da superfície); e

4) Localização (Latitude 40: EUA - Europa).

E com apenas 3 linhas, a topografia da América do Sul (Brasil no centro) e Central, e dos Oceanos Atlântico e Pacífico. Para outros locais, mudar as coordenadas geográficas.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 5 julho 2017 às 9:44

A LONGA VIAGEM

Esta página mostra uma série de temas voltados para os oceanos:

https://www.reddit.com/r/oceans/

Um deles, relativo aos plásticos (http://plasticadrift.org/), apresenta um Mapa Mundi, e sugere que apontemos um local qualquer do oceano para assistir a uma animação mostrando para onde o plástico seria levado pelas correntes marinhas. Na Figura abaixo, que ilustra o site, eu cliquei num ponto próximo do Rio de Janeiro, e na animação, eu soube que o seu destino seria o extremo Sul da África, 5 anos e oito meses depois.

Dizem que rara é a ave marinha que nunca comeu um plástico. Vejam quanto plástico estava acumulado no estômago desta ave:

Além dessas 'peças' visíveis, existem os microplásticos. Segundo o GreenPeace, com 12 milhões de toneladas de plásticos lançados em nossos oceanos todos os anos, nunca houve um momento mais importante para entender o impacto da poluição por plástico na vida selvagem.

(https://www.greenfacts.org/en/marine-litter/l-2/3-micro-plastics.htm)

O site SCUBA diz que os oceanos precisam de nós e convoca-nos para sermos jardineiros dos oceanos. Confira:

http://scuba-legends.com/ocean-gardener-1/

O MAPA DA MINA

https://www.reddit.com/r/Hydrology/comments/5iy8n8/understanding_tr...

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 4 julho 2017 às 11:25

UM OCEANO DE PLÁSTICOS

Pincei hoje do meu Face esta notícia sobre o lixo nos oceanos, e resolvi compartilhá-la aqui na Rede Agronomia. Diz que anualmente em todo o mundo são produzidos cerca de 300 milhões de plásticos, incluindo garrafas e sacolas. Entretanto, apenas uma fração desse material é reciclado ou destinado corretamente, o que faz com que aproximadamente 8 milhões de plásticos sejam encontrados por ano nos oceanos.

A gente se admira de encontrar lixo plástico flutuando na Baía de Guanabara, palco da segunda maior concentração urbana do Brasil. Mas, o que você diria de uma ilhota deserta que fica mais afastada da civilização, situada ao Sul do Oceano Pacífico ? Sabe que lá encontraram 38 milhões de objetos de plástico em suas praias ? Veja no mapa, onde fica.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 30 junho 2017 às 19:07

OUTRO MODO DE TRAÇAR O PERFIL DO FUNDO DO MAR

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo