Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Dia 24/11/2009 eu tive a honra de publicar o segundo blog mais visitado nesses 10 anos de Rede Agronomia (o primeiro, também foi meu e falava sobre a Irrigação de Pastagens por Aspersão em Malha, de 15/03/2011, com 36.799 visitas), com 18.384 exibições até hoje e cujo título era CONTAMINAÇÃO POR AGROTÓXICOS.(1)

Hoje eu volto ao tema (apesar da minha especialidade ser irrigação e não fitopatologia), após a leitura do artigo publicado hoje, 10/05/2019, em O Globo: "Intoxicação por agrotóxicos dobra no Brasil em dez anos" (por coincidência o mesmo tempo que comemoramos o aniversário da Rede), caderno Sociedade, página 26.

Como subtítulo consta: País teve mais de 115 mil casos registrados no período; ambientalistas criticam cortes em órgãos que fazem controle de veneno. E fala sobre as dezenas de alunos da Escola Municipal São José do Pontal, em Rio Verde - GO, que dia 3/5/13, que levaram um banho de agrotóxicos de uma pulverização aérea que ocorria no plantio de um terreno ao lado, e que passaram muito mal, na hora e depois do ocorrido.

Do meu Facebook de hoje, eu copiei a imagem de uma aula do colega Felipe Brasil, no momento em que ele exibia na lousa justamente a mensagem que quero passar pra vocês nesse blog. Se não consegue ler, está escrito: "O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer".

Mas, voltando à vaca fria, além das notícias de liberação de dezenas de produtos novos sem comprovação (testes prévios), e dos desmandos da equipe ministerial que trata da Agricultura, Meio Ambiente e Comércio Exterior, duas informações dessa reportagem de meia página de O Globo me chamaram a atenção (além do caso dos meninos, é claro);

1) Banho químico. Nos meses de plantio, um único avião pulverizador chega a fazer de 16 a 20 voos por dia e percorre 800 mil hectares, despejando 8 milhões de litros de agrotóxicos sobre as lavouras; e

2) Somos um dos maiores produtores de grãos do mundo, mas estamos perdendo mercado, pois cada vez mais países restringem o comércio de produtos com agrotóxicos, para proteger a saúde de sua população. No Brasil,não há o mesmo cuidado, dada a força do setor agrícola em nossa economia.

REF.:

(1) http://agronomos.ning.com/profiles/blogs/contaminacao-por-agrotoxicos

Exibições: 176

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 24 maio 2019 às 9:43

É. Mais de cem exibições e nenhuma manifestação de MEA CULPA. Não estou chamando ninguém de ladrão, mas me fez lembrar o PT, que resite até agora em achar que fez sempre a coisa certa. Uma pena (a falta de humildade). Um bom dia a todos.

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço