Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

ACARPA-Associação de Crédito e Assistência Rural do Parana

Trabalhei na Acarpa como assessor de cooperativismo. Estava no município de engenheiro Beltrão na cooperativa de Campo Mourão, COAMO. Minhas maiores conquistas como profissional iniciaram na Acarpa. Pena que esta associação não existe mais. Na época que entrei em 1976 foram contratados de uma só vez 200 engenheiros agrônomos. Dentre estes muitos gaúchos e nordestinos. Fiz amizade com um colega de Fortaleza-CE que mantenho até hoje. Inclusive já o visitei em Fortaleza por várias vezes. Não sei o que tem no Brasil o que é bom os políticos desmancham.

Exibições: 145

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de José Leonel C D Rocha Lima em 3 outubro 2010 às 22:09
Nos anos 70 e 80 o SIBRATER tinha aproximadamente 25.000 extensionistas em quase cinco mil municípios. Atualmente são em torno de 15.000 técnicos em seis mil.
Havia fonte de recursos internacianois, federais e estaduais.
Atualmente os problemas são mais complexos, as equipes técnicas foram reduzidas e os recursos diminuiram.
Comentário de ALBERTO FIGUEIREDO em 13 setembro 2010 às 14:58
O desmonte da extensão rural autêntica é uma realidade.
Considerando que o grande obstáculo para a melhoria da sustentabilidade do meio rural é o da quase completa ausência de conhecimentos adequados, parece que estamos caminhando em sentido contrário ao que seria lógico e recomendável.
Comentário de Gilberto Fugimoto em 13 setembro 2010 às 14:47
Na minha adolescência cheguei a conhecer a ACARPA. Uma entidade reconhecida pelos paranaenses. Pelo visto o Paraná agora conta com EMATER.
Não conheço o processo de extinção de uma entidade e fundação de uma nova empresa.

A princípio a simples mudança de nome não significa grande coisa, mas recordo de um momento se não me engano no governo Collor iniciando a onda de privatizações e toda a concepção de estado mínimo, a Assistência Técnica e Extensão Rural foram o alvo da vez com grande sequelas para esses serviços.

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço