Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

AFINAL, VOCÊ É UM HOMEM OU UM PAPAGAIO (FALANTE) ?

Engo. Agro. JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO

jviana@openlink.com.br

.

A pergunta é minha, mas a frase foi de Indira Gandhi, que dizia haver apenas dois tipos de pessoas: as que fazem as coisas e as que falam como papagaios. Agora, transporte a indagação para a área de meio ambiente. O que temos feito de concreto até agora ? Veja, p.ex., o nosso principal problema: os esgotos sanitários. Estamos LONGE da universalização; sabemos que é prioritário (uma vergonha nacional) mas, o que fazemos para resolver a questão ?

.

Você pode até argumentar: Ah, essa é uma questão muito técnica, e só diz respeito aos engenheiros e aos Prefeitos e, portanto, eu não poderia interferir. Mas, se você que estiver me lendo e for um dos “ditos cujos” ? Qual a sua opinião e, principalmente, qual a sua atitude ? No 1o. caso, você sabe dimensionar uma rede de esgotos ? dispõe de software para os cálculos ? e as curvas de nível de metro em metro (para o traçado da rede) ? No 2o. caso, se for Prefeito, pelo menos já parou para ler o Plano Diretor Urbano da sua cidade ? o que ele diz sobre esgotos ? Não se envergonha de dar prioridade, em sua administração, para outras tarefas sem incluir a ampliação da rede e o tratamento dos esgotos ? sabe, por acaso, que cada real aplicado em saneamento básico, economiza outros 5 em saúde pública ?

.

Voltemos para os casos menos complicados. Você é líder comunitário e quer iniciar um programa de Coleta Seletiva de Lixo no seu bairro, mas não encontra apoio dos vizinhos e, muito menos da Prefeitura. O que fazer então ?

.

Passei esta pergunta pro Giovani, competente servidor público que milita na comunidade de São José dos Pinhais do Orkut (tópico “A Cidade Criativa”, de 21/01/11), e ele me esclareceu várias coisas:

a)     essa participação popular chama-se “iniciativa do 3o. setor”;

b)     sem um empresário ou gerente que “apadrinhe” o projeto, nada feito;

c)      outra possibilidade é a atuação de “parceiros”, através de marketing;

d)     sugeriu Concurso de Projetos com as Associações de Bairros; e

e)     ou o Poder Público, depois de muito estudo e “perda de carga”.

.

Apesar dos pesares, a conscientização ambiental está aumentando entre nós. Até o termo “pegadas de Carbono” já não soa tão estranho como antigamente. Já se fala, até, em implantar soluções sustentáveis em casas populares (quem diria!). Eu consegui com os meus textos, influenciar um aluno para fazer o seu TCC com o tema “Drenagem Sustentável” (ponto pra mim). Mesmo assim, ainda me considero um papagaio (infelizmente).

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço