Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

AGRONOMIA, MACROPAISAGISMO E PAISAGENS CULTURAIS.

Caros colegas,   Sobre Paisagismo e o papel da zona rural na vida das pessoas:

Tivemos a oportunidade de abordar o assunto da conceituação de PAISAGEM CULTURAL: quando surgiu e sua constituição. Como a paisagem cultural pode evoluir sob as mãos humanas, considerando o manejo dos recursos naturais renováveis, para um sentido ético ou, deploravelmente, aético. Manejo esse que sem dúvida é uma de nossas atribuições profissionais, uma vez que se começa com o manejo do solo e das águas e de uma cobertura vegetal eficiente.

Nesse tema, consideramos também o diferente impacto da paisagem urbana e da paisagem rural sob a vida das pessoas, e a possibilidade da primeira contribuir para uma ‘desconstrução’ do homem, tema abordado inicialmente por Konrad Lorenz, premio Nobel de Medicina de 1973. Em consequência a projeção de uma espiritualidade válida tanto sob os pontos de vista agnóstico, quanto gnóstico.

O artigo faz parte de um dossiê sobre Paisagens Culturais e Patrimônio da revista Relicário do MAS- Museu de Arte Sacra de Uberlândia e é intitulado “Refletindo sobre um Patrimônio em patamar superior: o Espírito Humano”.

O artigo está em : http://www.revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index... e o LINK da Revista é: http://www.revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index...

Exibições: 201

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço