Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Agronomia: Valorização Profissional é Ganho para a Sociedade


Findando mais um ano agronômico e o que comemorar? Quais os avanços profissionais dessa profissão com mais de 80 anos de regulamentação profissional e mais de 100 de ensino? Somos mais de 97 mil profissionais registrados em nosso Conselho Profissional. Talvez outra metade sem registro. Somos uma classe numerosa atuando em vários campos e contribuindo para o desenvolvimento nacional.

A desvalorização do Engenheiro Agrônomo se expressa na redução de sua atuação profissional. Entretanto o maior prejuízo cabe à sociedade. Afinal, passamos por 5 anos de árdua formação com sacrifício temporal, financeiro e emocional, muitas vezes fruto de investimentos públicos. Quando somos substituídos por leigos ou por profissionais de outras áreas perde a sociedade o investimento realizado naquela educação. Perde também a atividade agropecuária que muitas vezes tem no Engenheiro Agrônomo um profissional eclético para solução de seus principais problemas.

Nossa ação na valorização profissional pode fazer diferença no desenvolvimento da agropecuária, na defesa ambiental, no paisagismo entre tantas atividades tão necessárias de apoio técnico. Para tanto é preciso participar e fortalecer as nossas Associações. Há grande espaço à espera dos jovens profissionais que só teriam a lucrar nessa participação: ampliando seu network, promovendo atualização técnica, etc.

As Associações e Sociedades Agronômicas são a casa do profissional. É preciso acordar, sem a união não haverá força capaz de guiar essa profissão. Se você ainda não participa de sua entidade classe estadual ou local é hora de participar. E se na sua região não tem essa entidade é hora de juntar os colegas e construir o associativismo profissional, mesmo que informal.

O destino da Agronomia depende de cada um de nós.

Francisco Lira
Engenheiro Agrônomo Esp.
CREA-PI 18.222/D

Conselheiro Câmara de Agronomia CREA-PI

Gillberto Fugimoto

Engenheiro Agrônomo MSc.

CREA-MG 40.943/D

Diretor da Associação de Engenheiros Agrônomos do RJ - AEARJ

 

Bibliografia recomendada
http://revistagloborural.globo.com/Raca-Forte/noticia/2016/09/quatr...
http://www.camara.gov.br/sileg/integras/417045.pdf

Exibições: 456

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

© 2022   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço