Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Janilson Barros do Amaral¹

 

 

                Muitas pessoas não sabem, mas, nossa vida depende dos vegetais. As plantas são os únicos seres vivos que produzem seu próprio alimento. Num processo químico denominado Fotossíntese, as plantas transformam gás carbônico (CO2), que é uma substância tóxica, e água, em carboidratos e oxigênio, sendo o primeiro utilizado para alimentação dos animais e do próprio homem e o segundo na respiração dos seres vivos.

               Como podemos observar, a importância dos vegetais é muito grande dentro da biosfera. Além da produção de alimentos, contribui com o oxigênio responsável pela nossa vida, pois, sem ele não poderíamos respirar.

               O homem, porém, no seu instinto irracional e predatório, não respeita a natureza, devastando as áreas de florestas às vezes com a simples intenção de vender madeira e fabricar carvão.

               É certo que devido ao constante crescimento demográfico, é necessário ampliar as fronteiras agrícolas, para produção de grãos, frutíferas, hortaliças e pastagens para a pecuária. O que não está ocorrendo, porém, é a utilização de métodos e técnicas racionais para uma exploração sustentável, que concilie desmatamento com crescimento econômico sem prejudicar os ecossistemas.

               Para tanto, é necessário haver uma reposição das áreas desmatadas através de reflorestamentos. É preciso, também, conscientizar toda a sociedade sobre os problemas climáticos, sociais e econômicos, causados pela exploração das matas, através de cursos, palestras e nas próprias escolas. A questão do efeito estufa e aquecimento global, causado, também, pelo desmatamento, diminuindo o seqüestro de gás carbônico pelas plantas.

               Os órgãos de fiscalização ambiental devem ser rígidos em relação aos desmatamentos irregulares, bem como aos maus tratos dados a natureza por parte do homem.

                Infelizmente, existem falhas nas leis governamentais em relação à natureza, e alguns fiscais ambientais, achando pouco seus honorários, recebem propinas para não multar e punir os infratores contra crimes com o meio ambiente.

               É uma pena que o Brasil, um pais rico em biodiversidade, seja prejudicado por pessoas sem caráter e desonestos, que acham o dinheiro mais importante do que a natureza, que preferem deixar para sua geração futura, desertos em vez de terras cultiváveis e florestas.

               A natureza é perfeita, nela existe o equilíbrio necessário para a sobrevivência de todas as espécies, sejam animais ou vegetais.

               Caso não haja uma conscientização do homem em relação ao meio ambiente e, em especial aos vegetais, o planeta irá caminhar, a cada dia, para uma hecatombe, para uma destruição total de todas as espécies vivas.

 

________________

¹Engenheiro Agrônomo, Técnico em Edificações, Professor e Escritor

E - mail: jbamaral@gmail.com               Blog: http://jbamaral.blogspot.com 

 

 

 

 

Exibições: 2917

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

© 2014   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo