Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

  
Eng° Agr° Milan

A canola é uma oleaginosa de inverno, desenvolvida por melhoramento genético convencional de colza. Essa cultura tem um grande potencial como alternativa para cultivo de inverno, quando geralmente os produtores fazem apenas cultivo de trigo ou culturas para cobertura do solo. Com essa possibilidade, os produtores podem obter uma renda maior e aproveitar melhor a terra. Inúmeros são os usos da canola na alimentação. O óleo da canola também é utilizado para o biodiesel, que juntamente com o álcool são combustíveis da moda, pois geram uma poluição bem menor que os combustíveis fósseis.Os grãos de canola produzidos no Brasil possuem 38% a 42% de óleo, isso é quase o dobro da soja.

Utilizada para a fabricação de óleo para consumo humano, o cultivo da canola também é importante por seu potencial na produção de biodiesel e de rações. 

Mercado

Internacionalmente, os grãos de canola têm preço semelhante aos de soja, sendo cotados em  Roterdã. No Brasil a compra é garantida por várias indústrias de óleo.A tendência é aumento da participação do óleo de canola no mercado brasileiro de óleos comestíveis, em razão de ampla divulgação das vantagens  para saúde.

Área cultivada na região de Ponta Grossa.

 A empresa Presença Agrícola em parceria com BsBios  é a única empresa a incentivar, e prestar assistência técnica e  o plantio  de canola na região.Nesta safra agricultores da região começam a cultivar canola. Para isso
a indústria oferece pacotes de incentivo para os agricultores que vão desde a
assistência técnica à compra garantida do produto.O preço é um grande atrativo, com  venda garantida da canola, e preço internacional acompanhando a soja  e liquidez  proporciona retorno financeiro imediato ao produtor. Essa dinâmica comercial é resultado do crescimento da indústria de biodiesel.

Melhor desempenho cultura após canola.

 O benefício  com a produção de grãos de canola são somados os aos rendimentos nas culturas subseqüentes, constatados principalmente nas culturas de verão.O potencial de aumento de lucratividade advém da redução de fungos que sobrevivem nos restos culturais de soja, milho, trigo e também de fertilizantes não extraídos pela canola que aumentam o rendimento e a qualidade de grãos das culturas seguintes.Então, a canola constitui uma das melhores alternativas paradiversificação de culturas de inverno e geração de renda. O cultivo é totalmente mecanizado, com as mesmas máquinas e implementos agrícolas empregados para os cultivos de soja, milho e trigo.

 

Exibições: 229

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de paulo ricardo rickli em 31 outubro 2012 às 13:42

também estou trabalhando com a cultura da canola em irati e imbituva e prudentópolis, realizei um dia de campo em chopinzinho, com palestra técnica sobre a sustentabilidade da canola na agricultura presença de 50 pessoas no evento. cultura q vem dando resultados interessanteshttp://www.facebook.com/#!/photo.php?fbid=434555359928412&set=a.175246132526004.66340.100001218553152&type=1&theater

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço