Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

CCAS participa do Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos

Evento reunirá professores e pesquisadores para debaterem a formação e organização profissional do engenheiro agrônomo

O CCAS (Conselho Científico para Agricultura Sustentável) participa do Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos, nessa semana, nos dias 25 e 26 de junho, no Auditório SENGE, em Porto Alegre/RS. O tema principal do evento é “O engenheiro agrônomo e os desafios da profissão” e tem como objetivo questionar a formação e a organização profissional do engenheiro agrônomo, buscando elementos que possibilitem repensar de forma pedagógica e política, na tentativa de aproximar os conceitos com as demandas atuais do mercado agro brasileiro.

Nesse sentido, o presidente do CCAS, Antonio Roque Dechen, que também é professor na ESALQ/USP e presidente da Fundação Agrisus, ministrará a palestra: “Responsabilidade técnica e social dos engenheiros agrônomos na produção de alimento seguro”.

“Para nós é muito importante participarmos deste momento, pois a qualificação profissional determina o futuro do setor. No caso do agronegócio, hoje ele movimenta a economia do país e muitas vezes sofremos com falta de mão-de-obra. Ninguém mais quer estar no campo, há ainda aquela imagem de que não há profissional estudado. Isso precisa mudar. E o campo está cada vez mais bem estruturado, necessita de profissionais preparados para atender essa demanda”, destaca Dechen. 

O evento está sendo realizado pela Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), em parceria com o Colégio de Entidades Regionais (CDER/RS), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RS), Sindicato dos Engenheiros (SENGE/RS) e Faculdade de Agronomia (UFRGS).

Sobre o CCAS

O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Exibições: 53

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço