Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

COMEMORAÇÃO DO DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO NO RIO DE JANEIRO

Discurso do Dia do Engenheiro Agrônomo

12 outubro 2012

 

Novamente venho somar minha esperança, à esperança de todos os Engenheiros Agrônomos e Agrônomas, presentes e ausentes nessa comemoração pelo Dia do Engenheiro Agrônomo. Todos que almejam e lutam pelo respeito e valorização profissional condizente com a importância da profissão para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Engenheiro Agrônomo profissional com formação eclética, capaz de gerar e aplicar conhecimentos técnicos e científicos desenvolve consciência social, econômica, ambiental e cultural, crítico das atividades.

Os pontos de convergência, interesses e motivador dos profissionais para o fortalecimento da agronomia serão a defesa das atribuições profissionais e a valorização da profissão. A organização dos colegas e o fortalecimento das entidades são fundamentais.

O desenvolvimento do País e a situação atual das profissões apresentam muitas oportunidades e ameaças a agronomia. A Volta à CONFAEAB faz parte da estratégia de fortalecimento das instituições para a defesa do mercado de trabalho dos engenheiros agrônomos.

Chegou a hora de aumentar a nossa articulação profissional, de forma organizada e com objetivos claros.

O momento é oportuno.

A melhor forma de começar é reunindo o Conselho Diretor da AEARJ para homenagear cinco colegas engenheiros agrônomos que trabalham diretamente com o produtor, responsáveis pela nossa alimentação, e comemorar o nosso dia.

  1. A engenheira agrônoma Extensionistas Rural 2012 Monique
  2. O engenheiro agrônomo Extensionista Rural 2012  Nelson Pentagna
  3. O engenheiro agrônomo Agroecológico Eiser
  4. O engenheiro agrônomo Destaque na Recuperação da Região Serrana  Gerson Yunes Antonio.
  5. O engenheiro agrônomo Novo Extensionistas Rural Cristiano Oliveira Catheringer

Também lançar o CEAGRO 2013 – Congresso Estadual de Agronomia na UFRRJ, aonde discutiremos, tomaremos decisões e tiraremos os delegados para o CBA 2013 – Congresso Brasileiro de Agronomia.

A Rede Agronomia é uma moderna ferramenta para expressar as nossas opiniões, discutir as alternativas e organizar a nossa participação.

É tempo, portanto, de atualizar nosso discurso e nos colocar em ação, levando em conta o consenso interno em relação aos nossos objetivos.

Somos cem mil engenheiros agrônomos no Brasil. Quase seis mil registrados no Rio de Janeiro. A AEARJ é a terceira maior entidade em números de profissionais registrados no CREA-RJ.

O número da AEARJ é sete. Sempre que fizerem uma ART escrevam o número sete da AEARJ. 

O avanço da informática e das telecomunicações possibilitou a formação da Rede Agronomia, nos tirando do isolamento nos ligando. Já somos mais de 4.400 membros e estamos estrategicamente espalhados nos campos e nas cidades de todo o Brasil.

Ao encerrar este discurso, quero agradecer a todos que me acompanham nas lutas da Agronomia.

À minha família, que sabe compreender os desafios da minha profissão.

Aos outros profissionais, estudantes de agronomia e as autoridades, que vieram prestigiar este ato.

Aos nossos convidados.

E a todos os engenheiros agrônomos e engenheiras agrônomas, aos quais peço, mais uma vez, muita participação, muita confiança e muito trabalho.

Muito obrigado.

José Leonel Rocha Lima

Presidente da AEARJ

 

 

Exibições: 217

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Gilberto Fugimoto em 24 outubro 2012 às 14:07

Valeu Leonel,

Uma homenagem que simboliza a retomada da agronomia!

abração

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço