Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil
Minha primeira tentativa de convencer os colegas a trabalharem com o programa R foi dia 4/12/2015 (portanto há mais de 2 anos atrás), com o post "Matematicando, tô ligado!", hoje encontrado à página No. 18 dos blogs, que teve 1.022 exibições, 9 páginas de figuras e textos (relativos à hidráulica, hidrologia, limnologia, irrigação, saneamento e outros assuntos) mas apenas 3 comentários (*).
Hoje eu volto à carga, deslumbrado com o que pode fazer um dos seus pacotes, no tema Hidrologia, calculando a permeabilidade de um aquífero com apenas duas linhas de comando, uma para baixar o pacote, chamado de Library (biblioteca, em inglês) e outra para enunciar os parâmetros mostrados no croqui. Compare os resultados do Excel e do R.
Os pacotes do R podem ser baixados no site:
https://cran.r-project.org/web/packages/available_packages_by_name....
No caso do geotech (Geotechnical Engineering):
https://cran.r-project.org/web/packages/geotech/index.html
o pacote, em pdf, tem 34 folhas com dezenas de aplicações, além da que apresentei.
Da minha experiência profissional posso afirmar que, a precisão e clareza dos cálculos que apresentamos nos projetos que nos confiam, contribuem bastante para o prestígio da Agronomia. E o R (além do Excel) pode ajudá-lo bastante.
(*)http://agronomos.ning.com/profiles/blogs/matematicando-t-ligado
Comentar
TUTORIAL SOBRE ANÁLISE DE EXPERIMENTOS
https://bendeivide.shinyapps.io/Est_Exp/?fbclid=IwAR2ZyKKcW3fVpv6P7...
Fonte: Facebook, 31/01/2021
TAMANHO DA AMOSTRA
Na escolha dos testes estatísticos, o tamanho da amostra é fundamental, e varia desde 2 (cara ou coroa), 5, 15, 30 e 100 em alguns casos. A tabela abaixo reúne os dados utilizados por Cohen, para determinar o número mínimo de amostras, para potências que variam 25 a 99% (primeira coluna), adotando-se os coeficientes (Delta) que definem amostras pequenas, médias e grandes.
Assim, numa amostra considerada pequena (delta = 0,20) e poder de 80% (Power = 0,80), há necessidade de, pelo menos, 393 dados. Se ela for média, 64 dados; e grande, apenas 26.
O pacote do R que permite esse cálculo é o pwr ou Power abreviado. Aqui está um exemplo da sua aplicação. O cálculo é o do primeiro número da Tabela (84), usando-se Power = 0,25 e delta = 0,2.
Se no mesmo comando substituirmos apenas o valor de delta para 0,5, obteríamos o segundo valor da Tabela, ou 14.
Bem-vindo a
Rede Agronomia
© 2021 Criado por Gilberto Fugimoto.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!
Entrar em Rede Agronomia