Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Conferências de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no RJ precisam de você!

A valorização do rural, com reconhecimento da importância da agricultura familiar na produção de alimentos e na geração de emprego e renda tem aquecido a economia nacional e o desenvolvimento local a partir da retroalimentação da economia. De maneira que a exigência de sustentabilidade nas atividades agrícolas e não agrícolas relativas às suas dimensões ambientais, territoriais e culturais se fazem cada vez mais presente no meio rural. Por outro lado, a ampliação do consumo de produtos da agricultura familiar e de alimentos sustentáveis, para o qual contribuíram os programas de compras públicas ou institucionais apontaram para a perspectiva do desenvolvimento rural sustentável e para isso devem consolidar-se cada vez mais nas unidades municipais onde tudo acontece. A II Conferencia Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - II CNDRSS surge com o propósito de ouvir de todos os rurais através de suas conferências municipais, intermunicipais, territoriais e estaduais suas demandas, proposições e então construir o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural. O Brasil Rural precisa de você, então, venha participar da construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural a partir das conferências municipais, intermunicipais, territoriais e estadual que se agigantam dentro de nosso Estado do Rio de Janeiro. Procure a Secretaria de Agricultura de seu município e apóie a Conferência Municipal formando a Comissão de Organização Municipal – COM. Articule-se junto as COM de sua região ou território e forme a Comissão de Organização Intermunicipal – COI ou Territorial – COT.

Na próxima sexta-feira (12 de julho) haverá uma capacitação na 12ª reunião da Comissão de Organização Estadual - COE da CEDRSS. Dê uma “espiadinha” na programação, aguardamos por você.

Pauta Principal:

1- Capacitação para os moderadores dos grupos de trabalho das conferências territoriais, intermunicipais e estadual, com a participação dos integrantes da COE. Responsável: Fabrício dos Santos – Mobilizador do CONDRAF/MDA;

2- Confirmação dos moderadores e sistematizadores (inscreva-se ligando para DFDA/RJ: 2224 3639 ou envie e-mail para Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro: dfda-rj@mda.gov.br aos cuidados de Max Ribas).

Orientações para Conferências e Calendário: Não há mais a obrigatoriedade de realizar as Conferências Municipais com antecedência mínima de 15 dias da Conferência Intermunicipal ou Territorial, contudo as propostas resultantes dos trabalhos de grupo deverão ser sistematizadas de acordo com os documentos enviados no kit conferência e o relatório da conferência municipal com a lista de presença deverão ser entregues à Comissão Organizadora Intermunicipal -COI ou Territorial - COT antes da realização das respectivas Conferências Intermunicipal ou Territorial.

Que as Conferências Intermunicipais e Territoriais poderão ser realizadas em 01 (um) dia ao invés de 02 (dois), sendo que àqueles que tiverem recursos suficientes poderão realizar em dois dias.

Novas datas das conferências:

23/07 – Intermunicipal Metropolitana

25/07 – Intermunicipal Litorânea

30/07 – Territorial Norte e Intermunicipal Centro Sul I

01/08 – Territorial Noroeste e Intermunicipal Centro Sul II

06/08 – Intermunicipal Baía da Ilha Grande e Intermunicipal Serrana

27 a 29/08 – Estadual.

Saudações Agroambientais!

Ana Paula Guimarães de Farias

Vice-Presidente da AEARJ

Exibições: 254

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Ana Paula Guimarães de Farias em 5 julho 2013 às 23:52

Oi Gil,  durante a capacitação o voluntário vai receber um kit conferência onde constam planilhas inteligentes em excel para preenchimento das proposições das conferências. Assim os moderadores conduzirão a discussão dos eixos temáticos e os sistematizadores preencherão as planilhas com as informações. É simples, mas precisamos de recurso humano. Pois tudo  deverá chegar sistematizado na conferência Nacional e facilitar a construção do Pleno Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Bjs! Ana Paula

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço