Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

5º Curso de Gramados Esportivos 2017

Nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9 de junho aconteceu o Curso de Gramados Esportivos. Realizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro - AEARJ em parceira com ABGE, e apoio da Embrapa Solos e CREA-RJ. 

O Curso contou ainda com o patrocínio da Mútua, Itograss, Base, Husqvarna, Rain Bird, Geomaks, Heringer e Futuro Fértil.  Este ano estiveram presentes cerca de 90 participantes,sendo 45 de estudantes de Agronomia da UFRRJ, e participantes de MT, PR, MG e BA além do RJ.

Iniciou-se com a palestra do Engenheiro de dutos Osvaldo Barbosa da KANAFLEX que abordou os aspectos técnicos da drenagem dos campos de futebol, comparando a drenagem a vácuo com o sistema de drenagem por gravidade, sendo este, segundo sua consideração, mais eficiente e econômico.

Osvaldo Barbosa da Kanaflex

Em seguida o Engenheiro Agrônomo Breno Couto da ITOGRASS apresentou a empresa, sua história, o esforço de pesquisa que desenvolve e as diversas variedades de grama disponíveis para comercialização, analisando sua aplicabilidade aos diferentes ambientes em que são implantadas. Foi apresentada ainda a tecnologia Instant Play empregada na implantação do gramado do Maracanã na Olimpíada, quando houve verdadeira "operação de guerra" para implantar um gramado pronto para uso em apenas 6 dias.

Engenheiro Agrônomo Breno Rodrigo Couto da ITOGRASS

Após almoço, o Engenheiro Agrônomo Paulo Antônio Azeredo Neto, sócio da GREENLEAF apresentou os trabalhos de implantação de gramados esportivos com destaque para o incremento e avanço no setor após os grandes eventos esportivos no Rio de Janeiro como Pan Americano, Copa do Mundo e Olimpíadas, nos diversas arenas, estádios e CT no Brasil, além de complementar o depoimento da implantação do gramado no Maracanã.

Engenheiro Agrônomo Paulo Antonio Azeredo Neto da GREENLEAF

Para falar sobre substratos utilizados em Gramados Esportivos o Engenheiro Agrônomo Antonio Cosentino da BASE, empresa de substratos, apresentou um histórico sobre a utilização de substratos na agricultura e um panorama mundial sobre o uso e importância desse recurso, prevenindo a entrada de patógenos e pragas com sua utilização, além de coibir a extração irregular de material de saibro e argila no emprego em paisagismo. 

Engenheiro Agrônomo  Antonio Cosentino da BASE

Pausa para o Café

O Curso proporcionou momentos de descontração nos intervalos do café.

Sobre irrigação de gramados esportivos, o Engenheiro Agrônomo André Beltrão, da RAINBIRD, apresentou a última palestra do dia. Na ocasião foi destacada a importância de adotar equipamentos que promovam otimização da energia e do investimento. Assim, a explanação desfez mitos como maior vazão ou maior pressão de trabalho promovem melhor irrigação. Busca-se a todo momento otimizar um recurso cada vez mais valorizado e promover maior eficiência de irrigação. 

Engenheiro Agrônomo André Beltrão da RAINBIRD

O público acompanhou atentamente às palestras durante o primeiro dia do curso.

Exibições: 309

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Djael Dias da Silva Junior em 27 junho 2017 às 18:01

Gostaria de saber quando terá o curso de manutenção de gramados novamente? E como poderei saber da disponibilidade?

Comentário de Gilberto Fugimoto em 12 junho 2017 às 23:50

Ola Rudislei,

Vamos disponibilizar em breve e avisamos!

abs

Comentário de Rudislei Santos em 12 junho 2017 às 19:12

Excelente evento, a AEARJ e a ABGE estão de parabéns! Qual a previsão da disponibilização das palestras aqui na rede?

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo