Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

É muito difícil explicar ao povo porque o Engenheiro Agrônomo tem de recomendar o uso de agrotóxicos nas plantações, quando a agricultura orgânica ganha cada vez mais espaço na mídia. Porque temos de desmatar certas áreas para o plantio (ainda bem que temos cerca de cem milhões de hectares de pastos degradados para não fazê-lo); ou porque ainda poluímos o ar com queimadas (como a da cana de açúcar, felizmente substituída pela colheita mecanizada nos últimos anos), e  os rios com os dejetos dos animais que criamos; com os resíduos da ração na piscicultura; ou com as nossas próprias fezes.

Essas são algumas razões porque não podemos deixar passar esse dia (5 de Junho, Dia do Meio Ambiente) sem fazermos o mea-culpa e sem reverenciarmos o Meio Ambiente.

Da década de 60 para cá, já avançamos muito na questão ambiental, a) protegendo o solo da erosão com o uso intensivo da cobertura verde e do plantio direto; b) os rios, com a suspensão da irrigação nas várzeas e a construção de estações de tratamento de dejetos de suínos e aves nas propriedades; c) o abastecimento das cidades, com a proteção das fontes de água nas fazendas; d) a redução do uso de adubos, com o uso de sementes inoculadas com bactérias do solo que dispensam a adubação Nitrogenada; e) a redução da nossa Pegada Hídrica (a irrigação demanda, em média, cerca de 70% da água retirada dos mananciais), com o desuso dos métodos por inundação e gravidade, e prioridade da irrigação localizada; e muitas outras façanhas tecnológicas.

Eu tive a felicidade de ter aproveitado a oportunidade de concluir o meu Mestrado (Fiocruz, Rio de Janeiro - RJ, 1968) em Engenharia Sanitária e Ambiental e, desde essa época, tenho procurado incentivar os colegas a colaborarem com a área do Saneamento Básico Rural. Fiz isso quando Professor da UFRRJ nas décadas de 80 e 90, e continuo aqui na Rede Agronomia, com vários blogs sobre o tema nesses 10 anos de militância.  

Bom dia a todos.

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 5 junho 2020 às 9:58

(P.S. - A Figura que ilustra o blog foi tomada emprestada do 'meu' Facebook e, portanto, agradeço a quem a postou).

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço