Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

UMA HOMENAGEM AOS NOSSOS COLEGAS

Embora eu não concorde com a cara de zangado dos animais da charge, que tomei emprestada do meu Facebook, quero prestar esta homenagem (ou 'cortesia com o chapéu dos outros') aos nossos colegas Zootecnistas que, como nós, dedicam sua profissão à produção de alimentos (eles, de origem animal). 

Exibições: 154

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 17 maio 2016 às 9:26

UMA REFLEXÃO

Agradeço a benevolência dos colegas Gilberto e Francisco. Mas continuo achando que nem sempre pode se dizer em público o que pensamos. Aliás, na década de 70, quando trabalhei como Engenheiro Agrônomo numa empresa de engenharia hidráulica que só tinha Engenheiro Civil, talvez por liderar uma campanha por conforto térmico, meu chefe me disse que eu era um bom técnico mas um mau político. Ainda bem que não perdi o emprego.

A reflexão a que me referi no título não foi de cunho político, mas técnico. Não me recordo de já ter lido qualquer análise sobre o desempenho da Agronomia após a década de 60 quando, a partir daí, perdemos a Engenharia Florestal, a Zootecnia, parte da Irrigação e outras atividades que eram inteiramente nossas. Quando me formei na UFRRJ, em 1966, só havia Agronomia e Veterinária.

Estou me referindo a um artigo de página (n.8) inteira, no caderno Rio de O Globo de hoje, 17.05.2016, sobre qualidade de vida, intitulado 'Onde o Rio é melhor e pior'. Fala de um novo Índice de Progresso Social - IPS (além do IDHM), criado pela Prefeitura, variando de 0 a 100 e calculado levando em consideração 36 indicadores.

Um índice de desempenho da nossa profissão poderia considerar, p.ex., a contribuição para a cesta básica, pegada ecológica, área da propriedade agrícola ocupada com plantios orgânicos, tecnologia aplicada no campo e desempenho da Agricultura Familiar.

Comentário de Gilberto Fugimoto em 15 maio 2016 às 13:45

Caro José Luiz,

Problema nenhum. É importante lembrarmos que a despeito da disputa somos colegas nos cursos e no cotidiano das profissões. Concordo com o Francisco, sua contribuição é muito importante para entender a justa homenagem como um equívoco!

abração

Comentário de Francisco Lira em 15 maio 2016 às 13:17

Ilustre colega José Luiz, acho injusto o pedido de desculpa, pois o colega tem nesse espaço uma contribuição muito importante, tanto que as vezes me sinto envergonhado de não poder acompanhar tamanha sapiência dedicada a esse espaço em suas postagens. No mais somente expressei meu ponto de vista infelizmente sobre uma situação meio desconfortante frente a esses profissionais.  No mais fica aqui meus sinceros agradecimentos e dizer do orgulho de ter nesse espaço um colega tão qualificado contribuindo para Rede Agronomia.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 15 maio 2016 às 12:36

ACHO QUE DEI MANCADA

...exaltando aqui na rede os nossos colegas Zootecnistas. Talvez o meu subconsciente tivesse cumprimentando um dos melhores amigos que tive quando era Professor da Rural do Rio, o José Bonifácio, que deixou a Medicina pra seguir a Zootecnia. Mais de uma vez ele me pediu ajuda em projetos de irrigação de pastagens e me parecia ser muito competente.

Desculpem, portanto, os colegas Agrônomos por cumprimentar quem abocanhou parte de nossas atribuições iniciais.

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 14 maio 2016 às 20:05

Gostei dos comentários dos bravos colegas Francisco e Gilberto que mobilizaram nossa categoria na disputa descabida com os Zootecnistas.

A Zootecnia está dentro da Agronomia e nunca deveria ter sido separada.

Comentário de Francisco Lira em 14 maio 2016 às 17:39

São os profissionais que mais tem tido conflito com a nossa classe. Aliás vivem a tentar tirar os profissionais de agronomia uma importante  tradicional área de atuação nossa, não apenas através de leis como o PL 1016/2015, como também via concursos e ate pós-graduação como na UFPB onde tem tentando impedir E.A e M.Veterinários de fazer pós graduação na área.

Comentário de Gilberto Fugimoto em 14 maio 2016 às 11:50

José Luiz,

Parabenizo os colegas zootecnistas, mas não deixo de pensar se essa cara de zangado dos animais é algum reflexo da disputa profissional com os E.A.

abraços

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço