Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Confaeab comemora Dia Internacional do Engenheiro Agrônomo

A Confaeab comemora o Dia Internacional do Engenheiro Agrônomo e parabeniza o profissional responsável por ampliar a oferta de alimentos, fibra e energia, com qualidade e sustentabilidade, para 7,6 bilhões de habitantes do planeta.

Não confundir com o dia 12 de outubro, dia do Engenheiro Agrônomo no Brasil, quando comemoramos a data da regulamentação da nossa profissão.

A Confaeab, associada a World Association of Agronomists, se junta ao movimento internacional nessa celebração.

Parabéns Engenheira(o) Agrônoma(o)!

Exibições: 127

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Paulo Ramon em 17 setembro 2019 às 17:16
PARA REFLEXÃO

Penso que o curso de graduação em Agronomia perdeu parte do seu valor para a sociedade a partir do momento em que se pulverizou em vários outros cursos de graduação (engenharia florestal, engenharia agrícola, engenharia de alimentos etc etc). No curso de Direito, por exemplo, o bacharel em Direito aprende um pouco de tudo na faculdade e depois de formado se especializa, faz uma pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Veja como os advogados tem uma entidade forte que os representa. E nós ainda continuamos vinculados a um CREA com predominância de engenheiros (civis e elétricos), que faz nada ou muito pouco para os agrônomos. Os arquitetos já notaram isso e saíram fora e criaram a CRArquitetos. Pra mim, não temos que nada ou muito pouco para comemorar em outubro próximo.
Comentário de Mario Sergio Alves de Godoy em 16 setembro 2019 às 16:12

Aproveito o MAPA MENTAL disponibilizado no comentário anterior para enfatizar que "nos idos da década de 70" era assim. E colocar de novo minha esperança de que haja uma reversão do processo que se sucedeu depois: o desmembramento da agronomia em diversos cursos de graduação. Ainda tenho esperanças de que se encontre um caminho de não só estancar, mas de reverter este processo. No presente momento, penso que cabe um alerta no sentido de repensar/criticar os Cursos de Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, etc da Faculdade CNA. Porque que os Agrônomos não atendem? Não caberia um viés de especialização (residência) nos Cursos de Agronomia? Tipo (só brain storm:), reduzir o núcleo comum para 04 anos e concentrar as eletivas num dos núcleos de especialização. Ou, que a CNA ofereça somente estas opções como Cursos de Pós-graduação...

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 13 setembro 2019 às 17:51

DIA MUNDIAL DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Tomei emprestada (do 'meu' Facebook) a imagem de um homem observando o solo, alusiva à comemoração do Dia Mundial do Engenheiro Agrônomo para homenagear os colegas.

Para os leigos, que não sabem exatamente o que faz esse profissional, reproduzo aqui um mapa mental que eu fiz da (nossa) profissão, nos idos da década de 70.

Parabéns a todos.

Comentário de Paulo Ramon em 13 setembro 2019 às 12:31
Precisamos organizar para fazer uma Ação Social de âmbito Nacional. Ir os centros urbanos nos parques municipais, arrecadar cestas básicas para a população carente e ter espaço público para falar da profissão.
Ter mais espaço nos concursos públicos para trabalhar como perito nas policias civis dos estados.
Comentário de José Luiz Bortoli de Azambuja em 13 setembro 2019 às 11:43

Parabéns à todos os colegas dessa nobre profissão! Me sinto honrado de poder compartilhar com todos os enormes avanços que temos provocado, através do nosso conhecimento e do nosso trabalho, na produção de alimentos. Precisamos trabalhar com muito afinco para que toda a sociedade perceba o quanto a agronomia é fundamental para alimentar o mundo e preservar o meio ambiente. Não existe sustentabilidade sem a importante contribuição do ENGENHEIRO AGRÔNOMO!

Comentário de Paulo Ramon em 13 setembro 2019 às 11:08
O que se pensa em fazer em outubro próximo? Acho que a sociedade que vive nas cidades deveria conhecer mais o nosso trabalho. Sempre achei que o agrônomo deve trabalhar também na cidade com a agricultura urbana paisagismo etc mas maior parte da sociedade desconhece a importância da nossa profissão, por que não umação nacional nesta direção?

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço