Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Parabéns para nós.

Exibições: 514

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 21 março 2015 às 9:17

A MINHA VIAGEM PELA AGRONOMIA

Você deve estar se perguntando o que um PTroleiro como esse está fazendo num lugar destinado a comemorar uma atividade/profissão que vive da terra. Transplantei-o do meu facebook, onde comentei a resposta da comentarista Míram Leitão, da Rede Globo, ao discurso da Presidente Dilma sobre a manifestação popular contra a corrupção de domingo passado, dia 15/03/15 (“Ninguém duvida que corrupção existia antes de 2003, mas é inegável o fato de que ela escalou e chegou a um nível intolerável quando decidiu tomar de assalto a Petrobras, como se fosse um campo de extração partidário”).

Mas o navio poderia representar, também: a) a minha trajetória profissional; b) o Dia Mundial da Água que se comemora no próximo domingo, 22/03/15; c) os 70% de água que a Agricultura retira dos mananciais para a irrigação; d) e até mesmo um curso de Cooperativismo Pesqueiro que fiz na Espanha, embora esta atividade use barcos bem menores.

Metade da minha vida profissional foi dedicada a um ramo pouco usual da Agronomia: a consultoria; reveja o meu mapa mental mostrado antes. Unindo esse fato ao navio, ao motivo do tópico e ao meu currículo (http://agronomos.ning.com/profiles/blogs/curriculo-30), eu já trabalhei, felizmente por pouco tempo, com as empresas Engevix e IESA, citadas no caso da Operação Lava Jato. Em compensação, na década de 70 (antes de 2003 como disse a Presidenta), eu fui engenheiro, por um bom tempo, de uma empresa (Hidroesb) que, por não se render à corrupção, era conhecida no meio técnico do Rio de Janeiro como a campeã do 2º. lugar nas concorrências públicas da época, vez que seu Presidente e Diretores tinham formação espírita, e não aceitavam o acerto prévio entre as concorrentes e não davam propina.

O Presidente da Hidroesb e meu chefe superior, Prof. Dr. Teófilo Ottoni (sim, o bisneto do fundador da cidade mineira de mesmo nome), foi o homem mais inteligente e criativo que eu conheci. Ele me disse certo dia (em que encabecei campanha pra firma colocar aparelhos de ar condicionado, em vez dos ventiladores usados normalmente) que eu era um excelente técnico, mas um mau político.

Isso foi comprovado ao término do único cargo de chefia que exerci, como Diretor da Divisão de Projetos e Financiamentos Pesqueiros da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca – SUDEPE, na época da Revolução. Embora meu pai dissesse  que “em terra de sapos, de cócoras com eles”,  certo dia um General me pediu que beneficiasse uma empresa de pesca, liberando o seu financiamento antes de concluído o processo técnico-administrativo. Respondi-lhe na cara que “naquela m., quem mandava era eu”, e recebi como resposta: “Pois bem, você manda, só até amanhã”, e, de fato, fui afastado da chefia no dia seguinte. Não me arrependo.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 20 março 2015 às 20:13

PARABÉNS PARA NÓS

Pode até parecer narcisismo mas, devemos nos orgulhar da nossa profissão. Se lhe perguntarem o que faz um Engenheiro Agrônomo, em poucas palavras, o que você responderia ? Eu diria apenas: produzir alimentos.

Mas é muito mais. Reproduzo aqui um mapa mental sobre Agronomia que fiz anos atrás, que deve estar defasado, pelo simples fato da minha turma (UFRRJ) completar 50 anos de formada, em 2016.

Lidar com a Natureza, talvez seja o nosso maior privilégio. Tive um Professor de Biologia (Eugênio Izecksohn) que adorava anfíbios, ao ponto de ver o seu nome em algumas espécies descritas  por ele.

Por mais curta que seja a sua experiência profissional, há sempre um fato que deve lhe encher de orgulho. Este tópico é o lugar para divulgá-lo. Iniciativa é uma das características mais poderosas que você pode ter (*).

(*) A menina do Vale [do Silício], Bel Pesce, e-book, 2012.

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço