Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil
Começaram ontem à noite as aulas do curso online grátis Processamento Digital de Imagens com QGIS, ministrado pelo Professor e Geógrafo Jorge Santos, no portal Instituto Geo Sem Fronteiras.
Por já ter participado em Outubro de 2017 do Curso Licenciamento Ambiental com QGIS, no mesmo portal, eu o recomendo.
Aqui na Rede Agronomia se discute muito a questão da valorização profissional e, sendo a atualização do currículo uma das bandeiras desse movimento, sugiro que os colegas embarquem nessa plataforma (do Geoprocessamento). Motivo não falta: Cadastro Ambiental Rural, agricultura de precisão, aerofotogrametria com drones e agora, a possibilidade até de praticar a Fitopatologia através das imagens de satélites.
O Curso que se inicia, p.ex., tratará da técnica do NDVI, que é a sigla em inglês para Normalized Difference Vegetation Index que em uma tradução livre significa Índice de Vegetação da Diferença Normalizada. Explicando de forma prática, é um índice que analisa a condição da vegetação no campo através de sensoriamento remoto.
Não pense que perdeu o bonde porque as aulas começaram ontem. As inscrições ainda estão abertas no portal (https://www.geosemfronteiras.org/p/cursos) e as aulas são gravadas. Uma das vantagens dos cursos gratuitos desse site é que eles disponibilizam, também de graça, os softwares com que as aulas são dadas. No Curso iniciado dia 22 p.p. de AutoCAD 2D, p.ex., será possível utilizar gratuitamente o AutoCAD 2017 por 3 anos, numa licença para estudantes. O QGIS você deve saber que já é gratuito por ser de domínio público.
Comentar
DENSIDADE HABITACIONAL NO QGIS
1 - Inicialmente, carregamos o site do IBGE com os códigos dos Municípios brasileiros. Tomamos como exemplo o Município de Japeri - RJ. (1)
2 - Carregamos o site do IBGE onde se encontram os shapefiles dos Setores Censitários. (1) Inserimos no espaço em branco da Figura abaixo o arquivo vetorial correspondente (33SEE250GC_SIR.shp) e o mapa do Estado após carregado no QGis. (2)
Na lista de anos apresentada, ao final, em Setor Censitário, clicamos no último disponível, que é 2010. Em seguida: setores_censitários_shp/ > rj/ > rj_setores_censitarios.zip, para a pasta desejada.
3 - Botão direito na camada > Abrir tabela de atributos > Alternar modo de edição > Selecionar feições usando uma expressão > "NM_MUNICIP" = 'JAPERI' > , como mostrado na Figura abaixo.
Para mostrar o resultado da operação, recortamos o trecho do mapa do Estado onde se destaca, em vermelho, o Municípios de Japeri.
4 - Bt. dir. camada > Exportar > Save Selected Features As...
C:/QGIS/RioDeJaneiro/Setores_Censitarios/Japeri_SS.gif
Após realizada a operação, desmarcamos a camada 33SEE250GC, marcamos a de Japeri_SS e com botão direito selecionamos o comando Aproximar para camada. O resultado foi incluído numa montagem na Figura anterior, com o Município de Japeri e seus Setores Censitários.
5 - Menu Processar > Caixa de ferramentas > Buscar: reproj > Reprojetar camada (SIRGAS 2000/UTM zine 23S).
6 - Medição da área dos setores censitários. Renomear o nome da camada para Japeri_UTM. Botão direito > Abrir Tabela de atributos > Alternar modo de edição > Novo campo (metade superior da Figura abaixo): AREA_m² > OK.
Selecionar na janela ID o campo AREA_m² > Clicar no botão ao lado e, em Geometria, selecionar &area > Salvar alterações > Alternar modo de edição. O resultado é o da metade inferior da Figura abaixo.
Repetindo esta rotina para criar mais 2 campos,um para o cálculo da área dos setores em km², dividindo a área em metros quadrados por 1.000.000 m²; e um terceiro para a densidade demográfica, resulta a Figura abaixo.
O raciocínio foi o seguinte. O site do IBGE consultado previamente, havia informado que Japeri possuía 104.768 habitantes; a tabela de atributos contabilizou 149 setores censitários no Município; e cada Setor Censitário corresponde a 300 famílias cadastradas pelo IBGE. Logo, para sabermos quantos habitantes existem em cada setor censitário, basta dividirmos o número de habitantes pelo de setores censitários, o que resulta em 703 hab/setor. Isto nos leva ao índice aproximado de 703 ÷ 300 = 2,34 hab/família.
7 - Mapa final
Propriedades da camada > Simbologia > Graduado > Coluna HABporSET; Propriedades > Rótulos > Single labels > NM_BAIRRO; e Web > QuickMapServices > Bing > Bing satellite.
REF.
(1) https://www.ibge.gov.br/explica/codigos-dos-municipios.php
(2) https://mapas.ibge.gov.br/bases-e-referenciais/bases-cartograficas/...
TRAÇADO DE BACIAS NO QGIS COM DOIS CLIQUES
Fonte:
https://www.geoluislopes.com.br/2020/05/extrair-drenagens-nascentes...
Bom proveito.
PLANILHAS DE CONVERSÃO DE COORDENADAS
https://www.instrutorgis.com.br/wp-content/uploads/2020/05/trinta_p...
Bom proveito.
RIO - RJ
As do Rio estão aqui:
http://www.mapa-brasil.com/Mapas_Fotos_Imagens_Satelite_Rio_Janeiro...
IMAGENS DE SATÉLITE DE TODO O BRASIL
https://lojadosmapas.com.br/imagens-de-satelite/
Fonte: Facebook, 25/04/2020
Bom proveito.
TUTORIAL URBANISMO NOVA ZELÂNDIA NO QGIS
Link:
http://www.qgistutorials.com/tr/docs/digitizing_basics.html
Bom proveito.
HIDROLOGIA APLICADA NO QGIS 3.4
Fonte: http://pha.poli.usp.br/default.aspx?id=1&link_uc=disciplina
Bom proveito.
Bem-vindo a
Rede Agronomia
© 2021 Criado por Gilberto Fugimoto.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!
Entrar em Rede Agronomia