Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Embrapa disponibiliza cultivares de batata para produção orgânica e familiar



Rusticidade, resistência a doenças e pouca exigência em insumos. Essas são as características das cultivares de batata Epagri 361 – Catucha, Cristal e BRS Ana, que estão sendo comercializadas pelo Escritório de Canoinhas (SC), da Embrapa Produtos e Mercado. Por essas características, as cultivares são opções de cultivo p

ara a agricultura familiar e para a produção orgânica.

A cultivar Catucha é destinada ao consumo de mesa e tem alto conteúdo de matéria seca e de açúcares redutores. Para a produção, são resistentes à requeima e à pinta preta. A cultivar tem ciclo médio (90 a 100 dias), boa tolerância à seca, além de alto potencial produtivo e estabilidade da produção.

A Cristal destina-se ao consumo de mesa, tendo aptidão à fritura na forma de palitos e ao cozimento para elaboração de salada. Possui conteúdo médio de matéria seca e relativamente baixo de açúcares redutores. A cultivar também possui alta resistência de campo à requeima e à pinta preta, apresenta tolerância moderada à seca e resistência a distúrbios fisiológicos. As plantas têm hábito de crescimento ereto.

A batata BRS Ana é uma cultivar mais adequada a fritura à francesa, mas que pode ser utilizada também cozida para a elaboração de salada e purê. Devido ao seu formato, tamanho dos tubérculos e ao alto teor de matéria seca, ela também pode ser utilizada no processamento industrial na forma de palitos pré-fritos congelados. Suas características agronômicas são ciclo médio tardio (110 dias) e bom aspecto vegetativo, podendo atingir boa cobertura de solo. Tem elevado potencial produtivo, com alta percentagem de tubérculos graúdos. Apresenta, ainda, menores exigências nutricionais e de água do que as cultivares mais plantadas, possibilitando reduzir custos e riscos de produção.

Para que os produtores estejam abastecidos com insumos para a produção de batata, a Embrapa Produtos e Mercado está disponibilizando mais de mil caixas de 30 kg de sementes das três cultivares, sendo 500 da Catucha, 130 da Cristal e 720 da BRS Ana para comercialização imediata. Os interessados devem entrar em contato com Antonio César Bortoletto, responsável pelas vendas no escritório. 

Fonte: Revista Globo rural

Exibições: 42

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço