Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Estádio Lotado – foto divulgação Benfica

Em continuação às visitas aos gramados europeus, desta vez visitei o Estádio da Luz (A Catedral), do Benfica.

Diferentemente de outros que visitei, este Estádio, quando foi reformado para EuroCopa, em Portugal, teve um melhor planejamento no que diz respeito ao gramado.

Eng Agr Artur Melo, no Gramado, com os responsáveis pela manutenção

O Estádio, além de ter uma bela arquitetura e atender a todas as especificações da FIFA e da UEFA, também teve levado em conta o gramado, quando da elaboração dos seus projetos.

Há espaço e conforto de sobra para os espectadores, porém, também se pensou em cobertura que permitisse a entrada de luz e a aeração do Campo.

Não tem havido grande necessidade de replantio, desde a reforma de 2003 e o gramado é mantido com 04 overseedings anuais, com blends apropriados para verão e inverno, das variedades: Lolium Perenne Sun , Lolium Perenne Ringles , Festuca Rubra Rubra Jasper e Festuca Arundinacea Mérida em diferentes porcentagens, dependendo da época do ano. Há sempre, alta densidade de folhas, piso uniforme, nivelamento perfeito e maciez, para que o jogo ocorra sem percalços.

A equipe de manutenção, conta ainda com todo o maquinário, insumos, equipamentos e adubos necessários às operações de manutenção do campo, bem como, com a cooperação e discernimento da Diretoria do Esporte Clube Benfica, no sentido de haver uma manutenção correta e um bom uso do gramado, até porque, o Clube vem sempre disputando as competições européias, onde a exigência por bons gramados é ímpar.

CONCLUSÃO

Quando o projeto do Estádio é elaborado por equipe multidisciplinar que conta com Eng Agrônomo com experiência em gramados esportivos, a vida útil do campo e sua qualidade se elevam, na razão direta que os custos de manutenção diminuem, contribuindo para a sustentabilidade do espetáculo.

Exibições: 708

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Artur Melo em 3 março 2010 às 11:59
Willian,
O Curso está sendo organizado pelo Gilberto. Com certeza ele divulgará datas logo.
Abç ARTUR
Comentário de Willian Mariano em 1 março 2010 às 22:56
Olá, muito interessante esse trabalho de formação e manutenção de campos de futebol. Gostaria de ser informado do curso, Obrigado!
Comentário de Artur Melo em 26 fevereiro 2010 às 16:29
Isso mesmo, Fernando, acabou-se o tempo das "caixas pretas" de informações. Temos de divulgar e mostrar a todos os Engs Agrônomos que podem e devem atuar na área que nossa atribuição.
Abç,
ARTUR MELO
Comentário de Fernando Cerqueira Rezende em 26 fevereiro 2010 às 15:23
Parabéns Artur e Gilberto por estarem mostrando a importância do Eng. Agrônomo na formação e manutenção de Campos de Futebol.Quanto ao Curso,assim que tenham a data certa, peço a gentileza de me informar,pois tenho o maior interesse em paraticipar.
Abraços
Fernando Rezende
Comentário de Gilberto Fugimoto em 26 fevereiro 2010 às 11:33
Muito em breve iniciaremos a divulgação.
Quem quiser se programar, o curso está previsto para maio.
abração
Comentário de Aline de Souza Heiderich em 26 fevereiro 2010 às 10:59
Muito bom mesmo! E já existe data para o Curso de Gramados Esportivos no Rio de Janeiro?
Aline.
Comentário de Artur Melo em 26 fevereiro 2010 às 10:39
É sempre importante divulgar a necessidade e a importância do Eng Agrônomo nos gramados esportivos!Conte comigo para tal!
Gd abraço,
ARTUR MELO
Comentário de Gilberto Fugimoto em 26 fevereiro 2010 às 10:17
Caro Artur,
Parabéns pela excelente série de matérias sobre gramados esportivos no Brasil e na Europa.
Uma rica experiência compartilhada na Rede Agronomia e que deverá haver importantes desdobramentos como o Curso de Gramados Esportivos no Rio de Janeiro.
abração
Comentário de Artur Melo em 26 fevereiro 2010 às 10:01
Com esta visita, encerro o giro pelos Estádios Europeus, com a clara observação que já há variedades de grama, que usadas em overseeding, conseguem manter-se em condições de frio e sombra, porém, em condições de calor e sombra, ainda há muito a pesquisar!!!ARTUR MELO

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço