Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Já, há vários anos, vimos afirmando a necessidade da profissionalização da área de Gramados Esportivos no Brasil, para que Gestores de Estádios, CTs e Clubes, tenham condições de tomar decisões acertadas quanto aos palcos verdes que administram.

Temos esta semana a decisão da COPA DO BRASIL, no Barradão, entre Vitória e Santos.

Infelizmente, o palco deste grande espetáculo não está à altura do mesmo. O gramado do Barradão, que deveria propiciar às duas equipes boas condições de jogo, encontra-se danificado, em função de uso sob chuvas intensas, conjugado a crônico problema de drenagem do campo.

Temos que, de uma vez por todas, incutir na Cultura do Futebol, de seus Dirigentes e Profissionais (comissões técnicas e atletas), a informação que, se o Estádio é o teatro, o campo é o palco do ESPETÁCULO. Ou seja, não há condições de se realizar uma boa partida de futebol, se o campo não tiver sido bem projetado, bem construído e bem mantido. O mesmo se dá nos CTs, onde os atletas precisam de boas condições de trabalho.

Claro que o campo é o mesmo para as duas equipes, e portanto não serve de desculpa para o mau resultado de qualquer uma delas. A equipe mais técnica, de maior qualidade de toque de bola, será a mais prejudicada. Mas sendo o mesmo campo para ambas, vencerá a que for mais competente diante das condições isonômicas, boas ou más, do campo. Porém, o campo deveria proporcionar a todos os envolvidos, condições de executar um bom Espetáculo para o público, presente ou pela TV. Afinal, este é o objetivo final do jogo (dar o espetáculo às torcidas).

Ficamos na torcida, para que não chova e que o gramado não atrapalhe muito esta grande final. . .

Exibições: 221

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Lucas Doval Villela em 12 abril 2012 às 23:50

Espero que atualmente o BARRADÃO tenha um sistema de drenagem!! kkkk

Comentário de Alves Nascimento Filho em 12 agosto 2010 às 16:26
Atualmente estou em Salvador e visitei o gramado do Barradão, realmente muito ruim. E com a chuva que está "caindo" na capital baiana agravou ainda mais o problema!!
Comentário de Artur Melo em 6 agosto 2010 às 16:41

Apesar da baixa qualidade do Gramado, o jogo foi bom!
Comentário de Artur Melo em 5 agosto 2010 às 23:37
Pois é, muitas vezes tem de se apagar incêncios em Gramados Esportivos e o Tona tá super acostumado a isso... Mas seria muito mais razoável, fazer uma boa construção e boa manutenção. . .
ARTUR MELO
Comentário de José Leonel C D Rocha Lima em 5 agosto 2010 às 0:30
Artur estou escutando mais que vendo o jogo Vitória e Santos e viajando na Rede Mil Agronomia quando ví a foto do Barradão no blog, instantaneamente olhei para a TV e justamente vi o péssimo gramado retratado na foto IMPRESSIONANTE!!!!!
Qdo telefonei para o Tona ele atendeu lá do Barradão.
Grande abraço e até breve
Leonel
Comentário de Artur Melo em 4 agosto 2010 às 21:05
É Fernando, mas com a ART on line, o Eng Civil coloca o cód de "construção" e acaba passando nos CREAs. . . Infelizmente!
Mas juntos podemos mudar essa situação, com Câmaras de Agronomia Fortes e atuante.
ARTUR MELO
Comentário de Fernando Cezar Juliatti em 4 agosto 2010 às 14:03
Pois, é meus colegas.Fico entrestecido que isto ainda esteja acontecendo el alguns CREAs.Realmente deveríamos ter um macaco em cada galho.Já fui coordnador Nacional de Agronomia do CONFEA e não entendo como isto ainda acontece.Isto é exercício ilegal da profissão.Levarei esta questão ao Congresso Nacional dos porfissionais do sistema.

atenciosamente.

Eng. Agr. Fernando Cezar Juliatti.
Comentário de Sylvio Telles Siqueira em 4 agosto 2010 às 12:28
Essa é a imagem que o mundo vê daqui...
Uma pena pois existe muita gente competente por aqui. Que pelo menos a mídia nos ajude a reforçar essa necessidade. Vamos ver hoje nos veículos de comunicação do jogo.
Comentário de Artur Melo em 3 agosto 2010 às 21:04
Com certeza, Carlos, inclusive há CREAs que permitem responsabilidade técnica de execução de Gramados Esportivos (ART), registrada por outros profissionais (Eng Civil e Arquiteto) do sistema. . . Seria como o Eng Agrônomo registrar ART de construção de prédios de 20 andares. . .
ARTUR MELO
Comentário de Rogerio dos Santos em 3 agosto 2010 às 19:48
Caro Arthur, vc tb nao acha que o mesmo rigor que o CREA, utiliza para vistoriar a parte civil dos estadios, deveria ter para os gramados tb?

© 2022   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço