Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rede Estadão.

 
As tentações dos impostos está voraz no governo. E estudos andam pelo planalto para usarmos no Brasil, o modelo argentino. Mas, infelizmente, não se trata do melhor das coisas argentinas e sim aquilo que pode destruir o que ainda temos de melhor no Brasil. Lá, na Argentina, eles inventaram um imposto sobre os grãos. Chamam de retenciones, cobram 35% sobre os preços das exportações dos grãos.


Os burburinhos no planalto brasileiro informam que estudos estão sendo feitos neste sentido desde o ano passado. O imposto seria cobrado das tradings, as empresas exportadoras, sobre o valor pago pelos grãos. Segundo o jornalista João Batista, do Canal Rural, esse imposto poderia significar até R$ 20 bilhões, se praticado.

Irá a fome arrecadatória governamental, que se recusa a fazer o que tem que ser feito em qualquer crise, reduzir drasticamente suas despesas, deixar passar incólume o único setor que ainda cresce no Brasil, o negócio dos grãos?

Pessoal do agro, acordai e preparai-vos, as retenciones podem vir por aí, e a sociedade precisa compreender os estragos que essa nova praga fará para a economia, o empreendedorismo e as chances de retomada do país, tanto no campo quanto na cidade, Governo, imposto no grão, não.


Sobre o CCAS

O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.

Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/.

Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Exibições: 88

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 21 setembro 2015 às 21:27

Aonde há fumaça existe fogo!!!

O governo deveria cortar despesas e dar o exemplo antes de criar novos impostos. 

A sociedade, o setor produtivo e os assalariados não suportam novos impostos!!!

Ainda não vi nenhum ministério ser extinto...

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço