Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

I Workshop sobre Prevenção de Acidentes com Máquinas nas Áreas Agrícolas e Florestal

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a agropecuária, aloca-se entre as 2 primeiras atividades com maior índice de acidentes no mundo e inclusive de mortes. Para cada três acidentes ocorridos no meio rural, um causa a incapacidade permanente do trabalhador. Dentre as atividades agrícolas, a operação com tratores e equipamentos agrícolas são as que oferecem os maiores riscos de acidentes, estudos apontam que 13% dos acidentes ocorridos no setor são causados por tratores e implementos 40% equipamentos manuais (FUNDACENTRO).
A agricultura é um setor da economia de grande importância e em especial a agricultura familiar sendo considerada a fonte de maior absorção de mão-de-obra e produção de alimentos. Os poucos dados e estudos existentes apontam para uma situação preocupante, com relação aos riscos de acidentes envolvidos no meio agrícola e florestal, em função de vários fatores, dentre os quais a mecanização e automação do trabalho rural, a utilização de transporte automotivo, utilização de insumos químicos, ferramentas e equipamentos inadequados, o trato com os animais de criação, dentre outros.
Devido ao crescente aumento do número de acidentes com Tratores e equipamentos Agrícolas, muitos deles devido à falta de informação dos operadores, a Faculdade de Ciências Agronômicas, da UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu, através do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Energia na Agricultura, com a parceria da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – FEPAF e o Núcleo de Ensaios de Máquinas e Pneus Agrícolas e Florestais NEMPA, promoverão o 1º Workshop Sobre Prevenção de Acidentes com Máquinas na Área Agrícola e Florestal, no período de 12 a 13 de Abril de 2010.
O público estimado é de 300 pessoas, composto por: Agricultores, Engenheiros de Segurança, Engenheiros Agrônomos, Engenheiro Agrícolas, Engenheiros Florestais, Empresas de Máquinas, Empresas de produtos de Segurança, Profissionais da área de Saúde, Empresas Agrícolas e Florestais, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes e demais interessados nas áreas de Segurança e Prevenção de Acidentes Agrícolas e Florestais.

Exibições: 51

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Larysse Oliveira Guimarães em 22 dezembro 2009 às 3:18
Obrigada, Leonardo!
=)
Comentário de Leonardo de Almeida Monteiro em 20 dezembro 2009 às 21:06
Larysse,
Para mais informações sobre o Evento basta acessar www.fepaf.org.br e entrar em eventos que tem todas as informações.
Comentário de Larysse Oliveira Guimarães em 20 dezembro 2009 às 1:45
Podem me informar como funciona a inscrição?
Comentário de José Leonel C D Rocha Lima em 17 dezembro 2009 às 15:47
Dados impressionantes e pouco difundidos.
Esse tema devería fazer parte dos nossos seminários e congressos.
A conscientização é o ponto de partida para as mudanças....
Até breve
Leonel

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço