Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil
Mais uma da Embrapa, tirada do 'meu' Facebook hoje, que compartilho com os colegas da rede.
O Ideas for farm é o primeiro desafio de ideias para inovação na agropecuária organizado pela Embrapa Meio-Norte e pelo Instituto Federal do Piauí. O evento contará com mentoria e premiação de equipes durante o AGTech Meio-Norte. (*)
O Ideas for farm tem como objetivo atrair empresários, acadêmicos ou pessoas empreendedoras com ideias inovadoras em qualquer estágio de maturidade e colaborar para que essas ideias se tornem negócios com potencial para solucionar problemas da agropecuária sustentável, especificamente nas áreas de apicultura, avicultura e Sisteminha em escala regional ou nacional.
Os participantes devem se organizar em equipes de até 4 participantes, ou podem participar startups, que, se forem selecionadas na fase pré-classificatória, terão a oportunidade de concorrer contra outras propostas na fase final. A equipe vencedora participará no Pontes para Inovação, na sede da Embrapa em Brasília, em 2020.
Transcrito o espírito da ideia, seguem-se algumas considerações minhas:
1) Por que o título em inglês e não na nossa língua ?
2) A Embrapa precisa mesmo de empreendedores que não sejam os seus técnicos ?
3) Eu ia perguntar por que o limite às abelhas, sisteminha e avicultura, mas verifiquei que destina-se basicamente ao Piauí.
Para finalizar, reproduzo o título de um artigo da revista Época Negócios (Agosto 2019, pág. 82): "O difícil não é ter boas ideias, e sim implementá-las", de Patrick Cruz. Sub-título: Para Gifford Pinchot III, o homem que criou o termo intraempreendedorismo, a disseminação dessa cultura nas empresas está apenas em sua primeira infância.
REF.: (*)
Comentar
CRIATIVIDADE EXTRA-EMBRAPA
https://www.facebook.com/creations2411/videos/468762460339905/
Data: 02/09/2019
POR FALAR EM INOVAÇÃO
Ainda sem confirmação, foi inventado na Índia um filtro para água potável individual sob a forma de flauta, que pelo baixo custo (é feita de bambu e fibras) promete revolucionar as comunidades de baixa renda.
Trata-se de uma invenção simples e inovadora e surgiu para filtrar a água de lagos e rios, tornando-a instantaneamente potável. Trata-se do LifeStraw, um dispositivo que filtra 99,99% das bactérias e protozoários presentes na água, fazendo isso no momento em que o líquido é sugado pelo equipamento.
Um filtro com o mesmo nome também foi desenvolvido para ser usado em comunidades sem saneamento básico e que, também, trata a água potável. O dispositivo é bastante durável, uma vez que cada filtro é capaz de purificar cerca de 270 galões de água (5400 litros). Em outras palavras, um só LifeStraw é capaz de manter uma família de 4 pessoas hidratadas por cinco meses consecutivos. Veja abaixo:
Em ambos os casos, não há informação sobre a complementação dos tratamentos com o uso de pastilhas de Cloro, o que tornaria a eficácia dos filtros (um individual e outro coletivo) ainda mais eficaz.
Link: https://razoesparaacreditar.com/saude/flauta-purificadora-agua-pota...
Fonte: Facebook, 21/08/2019.
Bem-vindo a
Rede Agronomia
© 2021 Criado por Gilberto Fugimoto.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!
Entrar em Rede Agronomia