Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

(Régua Virtual para Imagem Digital)

O objetivo deste tópico é fornecer aos colegas uma pequena ferramenta para medir distâncias, com precisão, nas imagens digitais. O software é o jruler e é gratuito.

Trata-se de uma régua virtual que pode ser movida com o mouse na tela e calibrada para medir a tela com unidades como o pixel, centímetros, polegadas ou picas.

Ampla é a sua utilização. Você sabia, p.ex., que a largura máxima de uma imagem publicada aqui na Rede Agronomia é de 700 pixels ? É a que tenho usado sempre nos cabeçalhos dos meus posts, como este, por exemplo.

No outro tema que venho dando atenção (Análise Morfométrica de Folhas), quando trabalho com o software ImageJ, a escala das imagens (para o cálculo de áreas, perímetros, centroides e outras medições) é configurada a partir de uma régua, escala ou objeto de tamanho conhecido que é fotografado ao lado do objeto a ser estudado. O programa faz a conversão.

Endereço para Download:

http://www.spadixbd.com/freetools/jruler.htm

Alguns comandos do software:

X  fecha o programa.

-- minimiza o programa.

Cursor deslizante dá o tamanho da régua.

Move a régua com botão esquerdo do mouse, arrastando-a.

Opções (botão direito do mouse):

Unidades de medida: px, pol, pc, cm.

Mark Center mostra ponto central da régua.

Slide to Zero move a régua para a extremidade lateral esquerda da tela.

Close fecha o programa

Uma aplicação prática:

Na parte central da nossa página, onde estão as Mensagens de Blog (que você está lendo agora), o tamanho das imagens que ilustram os temas (principalmente a altura), influem diretamente no tempo em que elas ficam disponíveis para comentários, já que raramente o pessoal se preocupa com as anteriores. Se você clicar em BLOGS (do menu inicial), verá que já são 107 páginas com temas diversos, desde a fundação do Portal.

A primeira imagem mostrada (O que você precisa saber sobre mistura de defensivos agrícolas) tem 452 x 232 pixels. A que encabeça este tópico tem 700 x 75 pixels (vide Figura abaixo). Ora, se dividirmos a altura de ambas (232/75 = 3) veremos que caberiam três imagens iguais à minha no mesmo espaço (altura) ocupada pela dos defensivos.

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 7 maio 2018 às 9:26

MAIS UM DESENHO COM  PALAVRAS

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 6 maio 2018 às 19:42

PLOTAGEM ATRAVÉS DE MACROS

Plotagem simples:

Plotagem de Francier:

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 3 maio 2018 às 16:53

IDENTIFICAÇÃO DE OVOS DE VERMES

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 2 maio 2018 às 9:55

COMPRIMENTO DNA

1) File > Open > dna.gif

2) Analyze > Set Scale > 256 pixels = 500 nm > OK

3) Zoo mais (300%)

4) Segmented Line > traça um cromossomo

5) Analyze > Set Measurements > Min&Max, Mean, Perimeter > OK

6) Analyze > Measure

Resultado: 178 nm

P.S.

Obrigado pela atenção. O deslocamento das fotos dos membros para a direita da página, já foi um avanço.

Pense, também, na possibilidade de, embaixo da parte central, retirar as imagens dos vídeos, deixando lá apenas os títulos.

Um abraço

Comentário de Gilberto Fugimoto em 1 maio 2018 às 20:14

José Luiz,

Considerando suas sugestões, uma pequena modificação no lay out da 1ª página!

abração

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 1 maio 2018 às 10:40

ALTURA DA TORRE

Como eu disse no post anterior, como ela é inclinada e a régua virtual só pode ser posicionada na horizontal ou na vertical, ela também não pode ser usada neste caso. No ImageJ, tomei como referência para a escala os 2 homens que estão na base da torre, adotando que tivessem a altura de 1,70 m e usando a ferramenta Straight (reta), a 5a. do menu.

Com os comandos Analyze > Set Scale (janela suspensa ao lado da foto maior) digitamos o valor da altura do homem e a escala de medida (metro ou símbolo m), seguido de OK.

Na Figura, a medida do homem foi feita com a reta na foto de cima e a da torre, na de baixo. Para medir a altura da torre nós usamos os comandos: Analyze > Measure. O resultado está na janela Results: 22 m de altura, aproximadamente.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 30 abril 2018 às 10:36

QUAL A INCLINAÇÃO DA TORRE DE PISA ?

Para medir com precisão o ângulo com a horizontal da torre de Pisa (Itália) no ImageJ, basta o uso de uma única ferramenta, a Angle tool (ângulo, que está marcada logo abaixo de Process no menu do software). Basta traçar com o mouse os 2 segmentos de reta que formam o ângulo, selecionar os comandos Analyze > Measure e ler o resultado na janela suspensa Results. No caso, 78,4 graus.

A nossa régua virtual, assim como no caso da perereca, pouco pode fazer. A menos que se deseje medir a altura da torre e não a sua inclinação, quando poderíamos usá-la para medir um ponto de referência para a configuração da escala. Poderíamos usar a altura daquele prédio à direita ou a altura de um dos homens que estão ao pé da torre (27 pixels), como mostrei na Figura.

P.S.

Obrigado por ter aceito minha sugestão de modernizar a 'cara' da nossa página Gilberto.

Assim como o nosso currículo, ela precisa se modernizar. Sugiro que consulte um bom designer.

Um abraço.

Comentário de Gilberto Fugimoto em 29 abril 2018 às 20:47

Ok José Luiz,

Primeira sugestão sobre o layout da Rede Agronomia. 

Vou avaliar!

abração

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 29 abril 2018 às 19:33

NOTA:

Apesar das dificuldades citadas, se você pegar uma tira de papel em branco e medir 4 cm na régua e, depois, colocá-lo no segmento de reta inclinado onde está escrito 40, verá que as medidas coincidem, o que mostra a precisão da régua virtual.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 29 abril 2018 às 19:26

VOCÊ JÁ MEDIU O COMPRIMENTO DA SUA PERERECA ?

Eu comecei a usar esta ferramenta no dia em que publiquei aqui este post mas, de cara, três detalhes poderiam ser adotados para facilitar as nossas medições. O primeiro, que você pode ver na Figura abaixo, é que a reguinha só pode ser posicionada na horizontal e na vertical (quando a escala está inclinada, não é possível). O segundo é que não usa o milímetro como medida. O terceiro é que o cursor deslizante da régua não tem precisão para posicioná-la no ponto exato que desejamos (deveria ser possível, p.ex., fazer um ajuste fino com as teclas das setas, de modo que a cada clique uma unidade fosse aumentada ou diminuída).

© 2018   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo