Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Uma das maiores críticas dos ambientalistas à expansão do agronegócio brasileiro e da pecuária de corte, são os milhões de hectares de pastagens degradadas que surgiram no lugar das matas nativas.

E para complementar esse lamentável quadro, o persistente e histórico atraso no índice de ocupação das nossas pastagens, que gira em torno de apenas uma cabeça (de gado) por hectare, aumentando a pressão por novos desmatamentos.

Portanto, é uma boa notícia que tenha surgido (talvez por acaso, pois Deus é brasileiro) uma nova e promissora variedade de capim no Sul do País.

Pastagem promissora é encontrada no interior de SC: a variedade, que fecha mais rápido o solo e se adapta bem a terrenos fracos foi identificada por acaso, em Dona Emma (SC). A grama também apresentou alto teor de proteína no primeiro teste. Confira!

Segundo opinião de Edson Boni, parece ser uma alternativa muito boa para de forrageira para quem se encontra abaixo do paralelo 23°.

Segundo o vídeo (vide PrtScn abaixo) a grama parece ter um desenvolvimento extraordinário.

Felizmente o estudo das gramíneas tem recebido nas últimas décadas um bom impulso, depois que pesquisadores da Embrapa descobriram que suas raízes podem contribuir de maneira efetiva para a melhoria das condições físicas e biológicas do solo. O advento dos sistemas integrados grama - eucalipto - gado e a difusão dos gramados esportivos, foram outros incentivos à uma maior atenção dos Agrônomos à tão esquecida grama.

Como afirma o Zootecnista Luiz Josahkian na edição deste mês da revista Globo Rural (pág.30), além de maior exportador, o Brasil é o 2o. maior consumidor de carne bovina do mundo, com cerca de 38 kg/hab.ano, tendo multiplicado por 4 a produção dessa carne nos últimos 40 anos.

Fonte: Rede Agronomia do Facebook.

Vídeo:

https://www.facebook.com/programavaleagricola/videos/2882080378683040/

Exibições: 281

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço