Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

O consumidor final dos alimentos saberá tudo do lado de dentro de uma fruta, do leite ou do azeite


Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.

E lá vem a tecnologia com sensores que vão mostrar o que não conseguimos ver, como consumidores dos alimentos. Uma start up brasileira, a Fit – Fine Instrument Technology inventou um equipamento com base na ressonância magnética nuclear, que vai revolucionar o agronegócio, o consumo e conectar definitivamente quem produz a quem consome.

Esses equipamentos de ressonância são usados em hospitais e foram, agora, adaptados para análise de alimentos in natura. Esse instrumento permite mapear em apenas 30 segundos danos no produto, constituição química e padrões de qualidade.

O pesquisador Daniel Consalter diz que “os supermercados poderão de forma altamente eficaz verificar a qualidade dos produtos de seus fornecedores. O specfit analisa a maciez das carnes, pureza de azeites, açúcares nas frutas, autenticidade do salmão, origem dos vinhos, o leite. ”

Esse invento, que teve apoio financeiro da Finep e da Desenvolve São Paulo, serviria ainda aos produtores rurais para analisar se a quantidade de açúcar de uma fruta verde colhida irá maturar doce ou não. Já existem equipamentos para o mesmo fim, em outros países, mas os criadores brasileiros afirmam que este é muito mais barato.

O agronegócio vai mudar imensamente quando o consumidor tiver acesso a essas tecnologias que revelam aquilo que não conseguíamos saber até agora.

 
Sobre o CCAS

O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

 

 

Exibições: 135

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

© 2018   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo