Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

DESENHO DE FORMAS VETORIAIS

Ontem tomei conhecimento deste software livre (INKSCAPE) e fiquei encantado com os seus recursos gráficos. Além de ser GRATÚITO, em PORTUGUÊS e DIDÁTICO (intuitivo), não deixa nada a dever ao famoso COREL DRAW. Há dezenas de vídeos no Youtube.

https://inkscape.org/pt/transferencias/instalacao-windows/

Exibições: 192

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 20 outubro 2015 às 17:26

USO DO INKSCAPE NO QGIS


Complementos > Gerenciar e Instalar Complementos...> SimpleSvg (pra começar)


O significado de SVG


SVG é a abreviatura de Scalable Vector Graphics que pode ser traduzido do inglês como gráficos vetoriais escaláveis. Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada.


O vídeo abaixo mostra uma aplicação desta ferramenta num mapa arquitetônico mostrado no QGIS, ao criarmos rapidamente o ícone de uma árvore para o projeto de urbanização.


https://youtu.be/x9PWQJHKFTg


E a figura abaixo, uma das janelas do QGIS mostrada no tutorial do YouTube.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 20 outubro 2015 às 16:49

USADO TAMBÉM EM SIG

Para quem não sabe, o Inkscape pode ser uma ferramenta muito útil na elaboração de um mapa de Sistemas de Informações Geográficas - SIG como, p.ex., o QGIS. O desenho abaixo foi adaptado (traduzido) por mim de uma página (o endereço coloquei em preto, ao final); ele contém as principais ferramentas do software.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 19 outubro 2015 às 18:32

Eu consegui. Veja como ficou parecido:

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 19 outubro 2015 às 16:56

O ícone da tal CANETA BÉZIER é o que aparece logo abaixo da letra A de inkscape. Só que, no software, esta barra é vertical e fica no extremo lateral esquerdo da tela.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 19 outubro 2015 às 16:54

É MUITO FÁCIL DESENHAR

Os tutoriais oficiais estão aqui (https://inkscape.org/pt/aprender/tutoriais/). Assisti a um deles, que vetoriza a figura do Homer Simpson (https://youtu.be/sLaMPPlJhUU) que utiliza o tempo todo quase que uma única ferramenta: a caneta bézier, que desenha curvas e linhas. Para isso, bastam 3 passos:

1 - Arquivo > Importar... (o desenho que se quer vetorizar)

2 - Bloquear a camada atual

3 - Camada > Adicionar... (nomeá-la como desenho1, p.ex.).

Para usar a tal caneta, clica-se num ponto da curva e, em seguida, em outro, mas sem diminuir a pressão no mouse. Em vez disso, movimente-o lateralmente para mostrar as alças que farão a coincidência das linhas. Para terminar este traço, clicar com o botão direito do mouse. Só isso. O resto é maquiagem; clica-se no seletor (1a. seta preta no menu à esquerda) e na figura; botão direito para selecionar Preenchimento e contorno; nessa janela, escolhe-se a cor da figura, espessura do traço, arredondamento das extremidades, etc.

Aqui está uma figura para você treinar (inkscape_ex.gif). Bom proveito.

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo