Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

EMPREGO VAI ACABAR?

O Globo divulgou hoje uma surpreendente pesquisa do Laboratório do Futuro da UFRJ. O estudo revela que MAIS DA METADE DOS EMPREGOS do Brasil ESTÁ AMEAÇADA pelo avanço da tecnologia.

Mais de 27 milhões de trabalhadores, 60% dos que têm carteira assinada, correm o risco de perder seus empregos e ocupações para algum robô ou sistema de inteligência artificial.

O estudo, realizado pela UFRJ, foi baseado na metodologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford, em 2017 que apontou a perda de 47% dos empregos nos EUA em razão da automação e inteligência artificial.

Contrariando a ideia comum que a indústria é a que mais sofre com a automação, a matéria aponta que esta nova onda afetará mais os setores de serviços e administrativos, menos afetados no passado e concentrados no Sul e Sudeste.

Entretanto, embora o artigo do Globo argumente que “as atividades agrícolas do Norte e Nordeste já foram automatizadas em ondas passadas” a Agropecuária é uma das atividades mais afetadas pela automação, conforme detalha o estudo da UFRJ.

Mais um motivo, cientificamente embasado, para profissionais e estudantes refletirem sobre o futuro do emprego e as novas oportunidades de trabalho que surgirem nesse mercado incerto.

Exibições: 193

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Samuel Tulha do Lago em 17 dezembro 2019 às 13:23

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/sR6iiSW-0GI" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço